25 anos de Google. Você consegue se lembrar de como era sua vida antes disso? Como você descobria uma receita simples, ou como deixar o cadarço do seu tênis mais branco. Pois é.
Nesta quarta-feira (27), o Google completa 25 anos desde que iniciou na vida das pessoas ao redor do mundo, ajudando-os a encontrar resposta para milhões de perguntas e “satisfazer a curiosidade, abrir uma pequena empresa, começar uma viagem, descascar um abacaxi.”
Por isso mesmo, a plataforma não deixou o dia passar em branco e alterou o seu doodle em todo o mundo em comemoração ao aniversário. Além disso, ao clicar no nome ou digitar as palavras “parabéns” ou “feliz aniversário” também verá animações comemorativas.
Agora, no nosso aniversário, queremos comemorar do jeito que as pessoas se acostumaram a usar o Google nos últimos 25 anos. O doodle que está na página principal hoje celebra a evolução da nossa logomarca. E, se você pesquisar (ou cantarolar) alguma busca relacionada a aniversário, talvez encontre uma surpresinha… Mas, acima de tudo, o que a gente quer mesmo dizer é: muito obrigado — diz a empresa em comunicado.
Sendo assim, como forma de também comemorar aqui no Pixeld essa grande empresa que está presente no dia a dia da maioria dos profissionais de marketing, vamos relembrar 6 grandes marcos da empresa na evolução da inteligência artificial (IA).
2001: Aprendizado de máquina ajuda usuários da Busca a corrigir erros de digitação
O Google diz que, certa vez, Larry Page — um dos fundadores da empresa — disse que “o mecanismo de busca perfeito deve entender exatamente o que estamos procurando e trazer exatamente as respostas que precisamos”. Dessa maneira, a plataforma passou a usar o aprendizado de máquina para sugerir correções ortográficas. Assim, mesmo quando a digitação não sai certinha, o Google sabe o que você quer.
2006: Lançamento do Google Tradutor
Outro grande marco foi o lançamento do Google Tradutor. Também utilizando o aprendizado de máquina, são feitas traduções de vários idiomas para vários idiomas.
A empresa diz que iniciou com as traduções de árabe para inglês e vice-versa. Mas hoje, o Google Tradutor já oferece 133 línguas, faladas por milhões de pessoas em todo o mundo. Podendo, além disso, traduzir textos, imagens e até conversas em tempo real.
2016: AlphaGo derrota o campeão do mundo
Como parte do DeepMind Challenge Match, do Google, o AlphaGo se transformou no primeiro programa de IA a derrotar um ser humano campeão mundial de Go – um complexo jogo de tabuleiro que até então era considerável inalcançável para as máquinas.
Duzentos milhões de pessoas assistiram esse feito pela internet. A vitória marcante demonstrou o potencial do aprendizado profundo de resolver problemas complexos, que haviam sido considerados impossíveis para computadores.
A vitória do AlphaGo sobre Lee Sedol, um dos maiores jogadores de Go do mundo, deu início a um debate mundial sobre o futuro da inteligência artificial, e mostrou que sistemas de IA já podiam aprender a dominar jogos complexos que exigem raciocínio estratégico e criatividade.
2017: Google Research apresenta o Transformer
O estudo “Attention Is All You Need”, publicado pelo Google Research, apresentou o Transformer – uma nova arquitetura de redes neurais que ajuda na compreensão da linguagem.
Antes do Transformer, as máquinas não eram muito boas na hora de compreender o significado de frases longas. Elas não estabeleciam uma relação entre palavras que ficam distantes dentro de uma mesma oração.
Dessa forma, o Transformer causou uma revolução na capacidade das máquinas de realizar traduções, resumir textos, responder perguntas e até gerar imagens e trabalhar com robótica.
2019: BERT ajuda a Busca a entender melhor as pesquisas das pessoas
O trabalho realizado para criar o Transformer, acabou levando à introdução das Bidirectional Encoder Representations from Transformers – ou “BERT”, na sigla em inglês.
Elas ajudam a Busca a compreender as pesquisas dos usuários melhor do que nunca. Em vez de tentar entender palavras individualmente, os algoritmos BERT ajudam o Google a compreender palavras dentro de um contexto.
Isso levou a um grande salto na qualidade da Busca, e facilitou a vida dos usuários — que passaram a poder fazer perguntas de forma natural, como numa conversa, em vez de simplesmente escrever uma palavra ao lado da outra.
2023: Bard ajuda as pessoas a trabalhar em parceria com a IA
Em 2021, o Google Research lançou o LaMDA, um grande modelo de linguagem conversacional que abriu caminho para vários sistemas de IA generativa que conquistaram a imaginação das pessoas — incluindo o Bard.
Lançado em março, o Bard já está disponível em quase todo o mundo, em mais de 40 idiomas. Com isso, milhões de pessoas já podem usá-lo para aumentar a produtividade, concretizar ideias e dar asas à curiosidade.
Recentemente, a empresa uniu o Brad aos serviços do Google — como Gmail, Docs, Drive, Voos/hotéis, Mapas e YouTube. Com isso, ele ajuda ainda mais a realizar tarefas como planejar viagens, verificar as respostas oferecidas pela IA e resumir e-mails e documentos.
Nesses 25 anos, o Google sempre esteve na vanguarda das evoluções tecnológicas. O que será que vem ainda por aí?
Para saber mais sobre a participação do Google na evolução da IA, só clicar aqui.