Qual a primeira coisa que você faz quando quer comprar um produto? Se a resposta foi “pesquisar no Google”, você está entre os mais de 90% dos brasileiros que correm para internet, em busca de informações sobre um item desejado.
O Google é a principal fonte de pesquisa, tanto para quem compra em loja física, quanto para aqueles que já se habituaram a fazer compras online. Os detalhes sobre o produto, o comparativo de preço, a avaliação de consumidores são apenas algumas das principais informações mais procuradas pelos usuários.
E o que isso quer dizer? Que se sua empresa não aparece nos resultados de pesquisa, dificilmente conseguirá aproveitar as oportunidades de ampliar o faturamento do seu negócio durante a Black Friday e as festas de fim de ano.
Portanto, se você está do lado de quem vende, já sabe que não dá para desperdiçar oportunidades como estas, principalmente por falhas na jornada de compra. E, para evitar que isso aconteça, você pode aplicar algumas práticas que vão ajudar seu cliente a ter uma ótima experiência online. Confira!
Melhores práticas de SEO para vender mais
Quer deixar um cliente irritado na hora de fazer compras? Dificulte o acesso aos produtos que ele estiver procurando para que a paciência vá embora, em segundos, só que, com ela, aquela oportunidade que você tinha de vender também escapa.
Veja algumas práticas que vão te ajudar a aprimorar a experiência de compra de seu cliente:
- Experiência de navegação: crie um site pensando na melhor experiência do seu cliente, como uma navegação prática, rápida e intuitiva, que permite encontrar produtos e promoções de forma simples. Assim, você evita que o consumidor troque de site, em poucos segundos, para comprar do concorrente.
- Personalização da pesquisa: com o campo de pesquisas personalizado, você permite que seu cliente aplique filtros, que facilitam na hora de encontrar o produto certo e que melhor atenda suas necessidades.
- Otimização do carrinho de compras: aqui você deve facilitar a realização de cadastro, oferecer opções variadas de pagamento e entrega do pedido, cupons de desconto e outros benefícios que contribuam para que a jornada de compra de seu cliente seja concluída com tranquilidade.
- Otimização do perfil no Google: crie uma seção com produtos de uma certa temporada, como a Black Friday e o Natal, e inclua informações pertinentes a esses itens, como preço e entrega. Pequenas e grandes empresas precisam utilizar deste recurso para transformar-se em geradores de receita.
- Colaboração com a mídia ou influenciadores: reúna-se com sua equipe para planejar a divulgação de produtos, seja com a mídia ou com os influenciadores. Em ambos os casos, faça isso com antecedência, já que a procura por esses profissionais costuma ser bastante alta durante o período de festividades.
Se ainda assim, sua empresa deixar de faturar o quanto planejava, avalie as ações implementadas na última temporada de festas e veja o que pode ser melhorado nas próximas campanhas.
Estratégias de marketing, como a antecipação do planejamento de conteúdo para redes sociais, de campanhas publicitárias e a implementação de técnicas de SEO, são apenas alguns exemplos do que deve estar em constante avaliação, para que a sua empresa aproveite o melhor das festividades durante todo o ano.