Você precisa usar recursos visuais no seu conteúdo! Saiba por quê

Descubra a importância de usar imagens, vídeos e bons recursos visuais para envolver o seu público com conteúdo online de excelência

Os seres humanos possuem uma forte inclinação visual.

Todos os dias, utilizamos os cinco sentidos de forma crucial para resolver problemas e enfrentar nossas vidas cotidianas, sendo que cada um desempenha um papel significativo para os seres humanos.

No entanto, a visão é responsável por 80% do aprendizado humano, e números semelhantes provavelmente se aplicam à maioria dos animais com cérebros desenvolvidos. É por essa razão que a “rich media” — como fotos, imagens e vídeos — exerce um grande impacto no sucesso de conteúdos escritos e nas estratégias de marketing de conteúdo abrangentes.

Sendo assim, tendo em vista toda essa importância do visual na vida do ser humano. Vamos falar de sete motivos, baseados em evidências, sobre por que seu conteúdo precisa de recursos visuais atraentes para transmitir uma mensagem de forma completa e eficiente, contar uma história e criar uma conexão.

 

1. Um humano se conquista pelos olhos

Sabe aquele ditado de que “um homem se conquista pela barriga”? Bom, quando vamos para o ser humano em geral, geralmente conquistamos pelos olhos, uma vez que somos seres naturalmente visuais.

Preferimos vídeos, animações e imagens em vez de texto, pois podemos consumi-los rapidamente e reter as informações por mais tempo. Os recursos visuais são mais fáceis de serem compreendidos e lembrados.

Com o crescimento do uso de dispositivos digitais em todo o mundo, o conteúdo visual se tornou vital para o sucesso. Por exemplo, em 2022, os vídeos representaram 82% do tráfego global da Internet.

os vídeos representaram 82% do tráfego global da Internet.

No mundo digital atual, as pessoas são cativadas mais rapidamente por imagens ou vídeos do que por palavras em uma página.

Com avanços contínuos na qualidade de imagem, velocidade da internet e diversidade de conteúdo, essa tendência de preferência pelo visual é esperada para continuar a crescer.

 


2. Recursos visuais criam conexões

Os visuais certos têm o poder de criar conexões fortes, especialmente em um mundo acelerado em que capturar e reter a atenção é um desafio.

Esses recursos visuais ajudam a garantir que o conteúdo seja absorvido e ajudam a construir conexões emocionais e mensagens impactantes para o sucesso do marketing. Além do poder de ajudar as marcas a aprimorar e esclarecer suas mensagens, eles também consolidam suas identidades. É assim que se tornam “nomes familiares”, reconhecidos em qualquer lugar.

Um exemplo notável é a marca Apple, cujo logotipo da maçã mordida é instantaneamente reconhecido, mesmo sem a necessidade de qualquer nome associado.

Da mesma forma, os arcos dourados do McDonald’s e o logotipo multicolorido do Google são símbolos icônicos que dispensam a presença do nome da marca para serem reconhecidos.

Portanto, é essencial que todos os ativos digitais de uma empresa sejam adequadamente marcados antes de serem publicados.

Dessa forma, quando compartilhados novamente na web, a marca correta é creditada, fortalecendo ainda mais a conexão com o público-alvo.

 

3. Recursos visuais geram mais visibilidade orgânica

Conforme a Pesquisa do Google evolui, as pessoas estão mudando suas formas de pesquisa e interação. Assim, aumentaram as verticais em destaque, exigindo que os profissionais de marketing considerem a melhor maneira de exibir suas mensagens nas páginas da web, mídias sociais e resultados de pesquisa.

Por exemplo, a exibição de “rich snippets” visualmente atraentes, como receitas com imagens, pode resultar em uma maior taxa de cliques.

Além disso, o crescimento das pesquisas móveis e por voz oferece mais oportunidades para exibir conteúdo rico em mídia, como vídeos e infográficos interativos.

Infográficos podem aumentar o tráfego do site em até 12%
Fonte: SUMO

O compartilhamento em mídias sociais e links de referência também ampliam o alcance do conteúdo, permitindo que ele seja visto por um público mais amplo. Geralmente, o conteúdo da Web que contém recursos visuais, como imagens ou vídeos, recebem, em média, até 94% mais visualizações.

 

4. Os recursos visuais ajudam a capturar períodos curtos de atenção

Embora óbvio, é o mais importante nesta lista: os humanos não apenas querem, mas precisam de recursos visuais.

A pessoa média pode se distrair (ou entediar) em poucos segundos. Isso não te dá muito tempo para chamar a atenção de alguém. Portanto, é crucial capturar a atenção rapidamente com vídeos, infográficos e fotos relevantes e de alta qualidade.

Além disso, é essencial publicar e compartilhar conteúdo útil e valioso para manter o público engajado. Não pare por aí, caso contrário, você perderá seu público.

 

5. O que mais se vê, mais se lembra

Os visuais são altamente memoráveis e têm o poder de criar conexões duradouras com o público. Dessa forma, ao adicionar recursos visuais a um conteúdo útil, aumentamos significativamente a capacidade de retenção das informações.

Somos naturalmente inclinados a compreender e reter informações mais facilmente por meio de elementos visuais. Essas conexões visuais têm o potencial de perdurar por longos períodos, deixando uma marca significativa em nossas mentes.

 

6. Gere mais leads com ajuda do visual

O conteúdo visual impulsiona o envolvimento e gera mais leads.

Uma estratégia de conteúdo eficaz requer o uso de “rich media” relevante e de alta qualidade para conectar-se com o público e transmitir sua mensagem.

Os recursos visuais são ferramentas poderosas para responder perguntas e apresentar ideias de forma eficiente.

23% das pequenas empresas dizem que o conteúdo visual é mais eficaz.
Fonte: SEL

O vídeo é especialmente preferido pelas pessoas ao aprender sobre novos produtos ou serviços — mais de 100 milhões de horas de vídeo são assistidas diariamente no Facebook, por exemplo.

A combinação de rich media e conteúdo escrito pode gerar resultados surpreendentes na geração de leads. Além disso, a qualidade das imagens do produto desempenha um papel crucial na decisão do usuário. A primeira impressão visual influencia se eles permanecem, saem ou convertem.

 

7. O conteúdo pode ser reaproveitado em uma variedade de tipos de rich media

Um desafio comum para os profissionais de marketing é manter o conteúdo atualizado sem sobrecarregar sua equipe ou entediar o público.

Dessa forma, o reaproveitamento de conteúdo é a solução.

É possível redirecionar dados otimizados para diferentes plataformas e dispositivos, atingindo públicos específicos em cada estágio do funil de compra.

Aproveite os dados de uma pesquisa, por exemplo, e transforme-os em diversos formatos, como postagens de blog, gráficos, infográficos, vídeos animados e memes, por exemplo:

Aqui no Pixeld, nós aproveitamos as histórias que contamos por meio das notícias para transformar em charges no nosso Instagram.

Os visuais desempenham um papel crucial no valor do conteúdo. Eles influenciam a forma como as pessoas absorvem, entendem, retêm e se envolvem com o conteúdo. Além disso, afetam a aparência do conteúdo nos resultados de pesquisa e a reação das pessoas a ele.

Aproveite essa vantagem e utilize imagens e recursos visuais para melhorar sua mensagem, ajudando as pessoas e os mecanismos de pesquisa a compreenderem seu conteúdo de maneira mais rápida e eficiente.

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.