trending topics:

Economia ou ineficiência? 8 motivos para a Meta não estar gastando seu orçamento

Jon Loomer mostra por que seu orçamento de publicidade da Meta não esta sendo consumido, quais são os problemas e como resolvê-los

E aí, a Meta está economizando o seu orçamento para exibir seus anúncios ou seus anúncios só não estão sendo exibidos mesmo? Acho que sabemos qual é a resposta mais provável, não é?!

Bom, se você já se fez essa pergunta em algum momento e estranhou que, por algum motivo, a Meta não estava gastando todo o seu orçamento disponível para publicidade, saiba que não está sozinho.

De acordo com Jon Loomer, especialista e estrategista de anúncios no Facebook, esse é um problema comum no Meta Ads e alguns anunciantes podem passar por isso. Sendo assim, ele listou 8 possíveis explicações para o que pode estar acontecendo e como você pode lidar com isso.

 

1. Seu público é muito pequeno

De acordo com Jon Loomer, por mais que este motivo seja lógico, alguns anunciantes ainda não perceberam.

Se o objetivo é segmentar um público muito pequeno e definir um orçamento adequado para um público maior, ele não deve esperar que gaste todo o seu orçamento.

Embora possa parecer que o orçamento está sendo gasto inicialmente, é possível que haja dificuldades ao longo do tempo, especialmente se o desempenho diminuir.

Dessa forma, se você estiver enfrentando esse problema, considere expandir o público-alvo ou diminuir o orçamento diário.

 


2. Definir um limite de gasto de conjunto de anúncios

Se estiver utilizando o orçamento de campanha Advantage (antes conhecido como otimização de orçamento de campanha), é possível definir um limite mínimo ou máximo de gastos para o conjunto de anúncios.

No entanto, segundo Loomer, essa prática pode acarretar em problemas na entrega de suas campanhas. O algoritmo de entrega pode ser prejudicado quando se tenta restringi-lo.

Portanto, caso opte pelo orçamento de campanha Advantage, ele recomenda evitar estabelecer limites de gastos para o conjunto de anúncios, a menos que seja absolutamente necessário.

 

3. Meta de custo por resultado ou controle de lance

Ao usar o algoritmo da Meta, a configuração padrão é obter o máximo de ações otimizadas com o menor custo possível. No entanto, é possível personalizar essa configuração e definir uma meta de custo por resultado ou controle de lance.

Embora seja tentador definir uma meta de custo irrealista para tentar controlar o algoritmo, isso geralmente leva a uma entrega insuficiente.

Se você optar por usar essas opções, certifique-se de definir custos e lances razoáveis.

 

4. Otimização de evento

Loomer aponta que é essencial que o anunciante defina um orçamento adequado para o seu evento de otimização, pois isso pode afetar o desempenho de sua campanha.

A Meta recomenda um orçamento alto o suficiente para garantir pelo menos 10 ações otimizadas por dia, ou 50 ações otimizadas por semana por conjunto de anúncios para sair da fase de aprendizado.

Se não atingir essas metas, você pode enfrentar a limitação de aprendizado e ter sua entrega restrita. Sendo assim, o estrategista recomenda mudar para um evento de otimização que resulte em mais volume diário se isso acontecer.

 

5. Você configura o Dayparting

Alguns anunciantes preferem exibir seus anúncios em dias ou horários específicos. Assim, se você está usando um orçamento vitalício, Loomer diz que é possível programar seus anúncios de acordo com uma programação, também conhecida como dayparting.

No entanto, ele alerta que é importante ter cuidado ao restringir o algoritmo. Alguns anunciantes tentam manipular o algoritmo ao definir períodos específicos do dia para exibir seus anúncios, como das 9h às 17h durante a semana, alegando que é quando seus clientes estão online.

No entanto, isso pode ser um período muito competitivo e seus anúncios podem ter dificuldade para serem exibidos. É importante encontrar um equilíbrio entre atender às necessidades do negócio e garantir a entrega adequada dos anúncios.

 

6. Você define um limite de frequência

Em certas ocasiões, ao otimizar para o alcance, pode ser necessário limitar a frequência com que o público é alcançado. Para isso, pode-se definir um cap de frequência, que restringe o número de vezes que os usuários veem o anúncio.

O valor padrão desse cap é de uma impressão a cada sete dias. Entretanto, se o público é pequeno, pode ser percebido que o anúncio é entregue bem nos primeiros dias e depois diminui.

Isso acontece porque o algoritmo precisa esperar sete dias antes de entregar o anúncio novamente para o mesmo público. Caso esteja utilizando o alcance e isso se torne um problema, é possível ajustar o cap de frequência para resolver a questão.

 

7. Você usa regras automatizadas

É possível que as mudanças em suas campanhas sejam feitas automaticamente de acordo com as regras que você configurou previamente, muitas vezes esquecidas.

Essas regras podem pausar seus anúncios com base no desempenho ou ajustar automaticamente seu lance, o que pode afetar a exibição deles.

Por isso, Loomer indica que é importante verificar se existem regras automatizadas em execução e avaliar se elas estão afetando negativamente o desempenho das suas campanhas.

Ele lembra que a campanha é a base do seu anúncio no Facebook, em que você define o objetivo de publicidade e o que deseja alcançar com o anúncio.

 

8. Problemas de desempenho

Quando seus anúncios apresentam um mau desempenho, a entrega pode ficar mais lenta, e é possível que você não atinja seu orçamento desejado.

No entanto, Jon Loomer aponta que pode ser uma oportunidade para experimentar outras abordagens e estratégias.

Em vez de ver isso como algo negativo, considere como uma chance de aprender e melhorar seus resultados de publicidade. Sendo assim:

 

Verifique a coluna de entrega

A coluna de Entrega no Facebook Ads Manager pode fornecer insights valiosos sobre a razão pela qual seus anúncios não estão sendo exibidos.

Problemas como aprendizado limitado e fadiga criativa são algumas das causas mais comuns que podem levar a uma diminuição na entrega de seus anúncios.

 

Verifique o histórico de atividades

É importante verificar o histórico de atividades se você estiver enfrentando problemas de entrega. Ele aponta algumas razões para isso.

Em primeiro lugar, pode ter ocorrido uma mudança significativa que você desconhece, o que pode ter afetado negativamente a entrega dos seus anúncios.

Em segundo lugar, verifique se há alterações frequentes ou pausas que possam estar prejudicando a exibição dos seus anúncios.

 

Detalhe o desempenho do anúncio por dia

Ao tentar identificar o que causou um problema na entrega, Loomer diz que uma estratégia útil é analisar o desempenho do anúncio por dia e tentar identificar quando o problema começou.

Para isso, ele recomenda começar analisando as datas problemáticas em seu histórico de atividades.

Dessa forma, é possível isolar e identificar possíveis mudanças ou eventos que possam ter impactado negativamente a exibição de seus anúncios.


Sem dúvida, a publicidade no Meta Ads pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da marca.

Por isso mesmo que é importante levar em consideração os insights fornecidos pelo especialista para estar ainda mais preparado para otimizar seus gastos com publicidade e garantir que seus anúncios alcancem o público certo. Afinal, dominar a arte de otimizar seu orçamento é essencial para o sucesso no mundo da publicidade digital.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo:

YouTube video

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.