trending topics:

A cegueira experiencial: um obstáculo para o sucesso do seu marketing

Leandro Ladeira revela o conceito de "cegueira experiencial" e explica o que fazer para conseguir superá-la e melhorar o seu marketing

O marketing desempenha um papel crucial dentro do empreendedorismo digital. No entanto, muitos profissionais podem se deparar com alguns obstáculos, sendo um desses a “cegueira experiencial”.

E é exatamente nesse contexto que o empreendedor digital Leandro Ladeira explica esse conceito em seu canal no YouTube e oferece insights valiosos para superar esse desafio.

 

A cegueira experiencial e suas implicações

Segundo Ladeira, a cegueira experiencial se trata de uma condição na qual as pessoas não conseguem enxergar determinados aspectos da realidade devido a uma falta de consciência ou percepção limitada.

No contexto do marketing, essa cegueira pode levar empreendedores a cometer erros e tomar decisões equivocadas, pois eles não conseguem identificar falhas óbvias ou oportunidades de melhoria em suas estratégias.

Leandro Ladeira
Leandro explica que conheceu a teoria da cegueira experiencial com a Dra. Telma Trigo.

No vídeo, Leandro Ladeira expõe sua surpresa ao descobrir a existência da cegueira experiencial e sua influência em suas estratégias de marketing.

Durante sua jornada como empreendedor, ele percebeu um padrão recorrente em suas análises e avaliações de suas ações de marketing.

Muitas vezes, as pessoas envolvidas no negócio só conseguiam identificar erros óbvios ou oportunidades de melhoria após terem uma visão externa, seja por meio da análise de concorrentes, de feedback de terceiros ou de uma nova perspectiva:

Era tão óbvio, mas eles não conseguiam enxergar. Só percebiam depois que eu mencionava — diz Ladeira.

Essa falta de clareza e percepção imediata dos problemas pode levar empreendedores a continuar cometendo os mesmos erros repetidamente, sem se dar conta disso.

 


E como fugir da cegueira experiencial?

 

1. Análise crítica de concorrentes

Uma estratégia recomendada por Ladeirinha para superar a cegueira experiencial é analisar criticamente os concorrentes.

Ao observar as páginas de vendas e vídeos de grandes players do mercado, é possível identificar pontos fortes e fracos.

Ladeira aconselha:

Você vai pontuar as coisas da página, [por exemplo:] esse título é bom, ele é atrativo, ele é coerente?

Essa análise sistemática permite uma comparação objetiva entre as estratégias próprias e as dos concorrentes, revelando oportunidades de melhoria.

 

2. Feedback externo

Outra abordagem sugerida pelo empreendedor é buscar opiniões e feedback externos.

Ao envolver outras pessoas, como colegas de trabalho, clientes ou até mesmo amigos e familiares, é possível obter perspectivas diferentes e identificar erros ou pontos cegos.

Ladeira destaca:

Quanto mais pessoas você ouvir, mais opiniões conseguirá. Pode ser que faça sentido. Pode ser que muita gente esteja vendo o que você não está vendo.

Essa diversidade de pontos de vista ajuda a desafiar as próprias percepções e aprimorar as estratégias de marketing.

Ao reconhecer a existência da cegueira experiencial e adotar medidas para combatê-la, os empreendedores digitais podem se destacar no mercado e alcançar resultados cada vez melhores.

Como Ladeira conclui em seu vídeo:

É um alerta para você estar sempre prestando atenção e não cair na cegueira experiencial, porque ela pode estar te sabotando.

Confira o vídeo completo:

YouTube video

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.