A estratégia de marketing por trás do sucesso da parceria entre Carmed e Fini

Entenda as estratégias que causaram o hype em torno dos protetores labiais Carmed Fini e saiba como utilizá-las no seu marketing

A recente parceria entre a Carmed e as balas Fini tem agitado as redes sociais, criando um verdadeiro hype em torno do lançamento de três sabores de protetores labiaisbananinha, dentadura e beijinho.

Essa colaboração estratégica entre as marcas não apenas gerou grande expectativa, mas também alcançou resultados financeiros impressionantes, com previsão de faturamento de R$ 40 milhões.

O sucesso dessa empreitada não aconteceu por acaso, foi resultado de uma cuidadosa estratégia de marketing.

Neste artigo, exploraremos os principais aspectos que contribuíram para o êxito dessa parceria e como ela pode ser uma fonte de inspiração para profissionais de marketing.

 

A repercussão nas redes sociais

O grande burburinho em torno da parceria começou a acontecer após Karla Marques Felmanas, vice-presidente do Grupo Cimed e a farmacêutica responsável pela produção e distribuição dos produtos Carmed, postar um vídeo em suas redes sociais anunciando a collab e mostrando um pouco dos bastidores da produção.

@karlacimed

@Carmed já garantindo os meus kkkk #cimed #karlacimed #carmedfini

♬ Funny Song – Cavendish Music

Em entrevista ao Propmark, Karla diz que a viralização desse vídeo foi completamente despretensiosa:

Eu fui para a fábrica, fiz um vídeo da produção do Carmed Fini e subi no TikTok.

A princípio, esse vídeo era para os nossos vendedores internos, mas na hora que ele foi publicado começou o alvoroço nas redes.

Essa coisa de gravar e postar os vídeos já é uma coisa natural que eu faço, não foi pensado para esse lançamento especificamente.

 


A primeira grande lição, aproveite o hype

Após o vídeo estourar na internet — mesmo que despretensiosamente — e gerar um grande buzz em cima dos produtos, é que começam as grandes lições de marketing que podemos aprender com essa parceria.

Quando Karla percebeu que o assunto da collab estava em alta, ela não perdeu tempo e fez de tudo que podia para acelerar as produções e fazer com os os Carmeds estivessem o mais rápido possível nas farmácias do Brasil.

Liguei para a Fini e pedi que eles nos mandassem os aromas das balas o mais rápido possível. Aceleramos o máximo que podíamos, começamos a distribuir e soltar os vídeos — diz a empresária na entrevista.

 

E que comecem os jogos de influência

Sendo assim, para não perder o hype e para que o assunto se mantivesse em alta, o grupo Cimed começou a mandar kits personalizados para influenciadores, todos com uma carta escrita a mão e entregue pelo motorista particular.

Eles foram enviados sem press kit, mesmo todo mundo da empresa achando uma loucura, o importante era não perder o assunto em alta.

@livianunesmarques

TESTANDO Carmed X Bala Fini 😍 Simplesmente surreal!!!! Lindos demais, gostinho da bala, hidrata muito o boca, voces precisam ir na farmacia AGORA 🍇🍓🍌🥝🍉 #tiktok #carmed #beautytips @Carmed

♬ Bad Habit – Lissa

O resultado foi o engajamento do lançamento se tornar orgânico entre as pessoas e fazer todo mundo querer ter um protetor labial da collab:

A galera sai desesperada atrás do produto que ainda está sendo distribuído. As farmácias ainda estão recebendo os produtos, fazendo os cadastros e esse não é um processo rápido. Virou uma espécie de caça ao Carmed — ressalta a VP.

 

Esteja presente, constantemente, nas redes sociais

Karla não apareceu ontem e viralizou hoje nas redes sociais.

A Cimed já tinha uma abordagem diferente das outras empresas da indústria farmacêutica: a constância e a aproximação público por meio das mídias sociais da vice-presidente.

A empresária conta, em sua entrevista, que nem sempre foi assim:

Eu nunca fiz muita questão de aparecer, mas, em 2021, eu saí na Forbes. Nisso, uma amiga veio conversar comigo sobre ser mais ativa nas redes, falando que era bacana ter uma mulher em uma posição grande como a minha.

 

Faça o público clamar pelo produto, com expectativa

Existem dois pontos a se analisar dentro do lançamentos dos protetores labiais:

  • Os produtos estavam nas mãos das influencers antes de chegar às prateleiras das farmácias, gerando ansiedade nos consumidores, que queriam, mas ainda não podiam comprar;
  • Dos três sabores, o de beijinho é o único que tem cor. Os outros dois foram lançados antes, dessa forma as pessoas comprariam os que não tem cor, pela ansiedade, e depois, quando saísse o de beijinho, compraria novamente — isso poderia não acontecer se já estivesse disponível o com cor, aí as pessoas comprariam só ele.

Essa escassez do produto gerou uma rede de “caça ao Carmed Fini”, que resultou em uma avalanche de postagens orgânicas (zero investimento financeiro) em todas as redes sociais.

De acordo com Karla:

Tem um pessoal que está indo na farmácia, comprando todos os que tem lá e fazendo vídeo como se a Cimed tivesse mandado para eles. É genial! Como virou um objeto de desejo, as pessoas estão aproveitando o buzz que está rolando.

Ao total, são mais de 160 milhões de visualizações no TikTok com a hashtag #carmedfini e mais de 400 mil contas alcançadas no Instagram, com todo o burburinho gerando ainda mais expectativa de compra.

 

Seja diferente dos iguais

A coleção Carmed Fini conquistou rapidamente os clientes ao oferecer uma experiência verdadeiramente única, capaz de agradar tanto os entusiastas das balinhas Fini quanto os aficionados por produtos de autocuidado.

Afinal, a coleção uniu o cuidado labial com o prazer associados às balas Fini:

O que é legal da collab é que, tanto o Carmed quanto as balas da Fini, é essa coisa de você querer ficar passando, sabe? As balas tem isso também, você abriu o pacote e quer ficar comendo. Nós unimos duas marcas que já são superqueridas e esse é o grande sucesso — diz Karla.

Essa bem-sucedida empreitada ressalta a importância de posicionar-se estrategicamente no mercado e oferecer algo exclusivo e diferenciado dentro do seu nicho.

 

Inspire-se e voe alto 🚀

A parceria entre a Carmed e as balas Fini se revelou um verdadeiro fenômeno, impulsionado por uma estratégia de marketing inteligente e em sintonia com as tendências do mercado.

A combinação de produtos de cuidados pessoais com uma marca renomada e popular resultou em um lançamento de sucesso, conquistando de imediato a atenção e o interesse do público.

Esse case de sucesso oferece valiosas lições aos profissionais de marketing, inspirando-os a compreender melhor o consumidor, explorar o potencial das redes sociais e criar identidades visuais marcantes para impulsionar o êxito de suas próprias iniciativas.

Essa colaboração estratégica demonstra o poder de uma abordagem inovadora, destacando a importância de se adaptar às demandas do mercado e proporcionar experiências únicas e envolventes aos consumidores, não deixe de se inspirar nela!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.