trending topics:

A geração Z odeia anúncios — a menos que estejam no TikTok. Por quê?

Segundo estudos, a Geração Z prefere anúncios no TikTok em relação a outras plataformas por parecerem mais acessíveis e realistas

Os anúncios no TikTok são diferentes do que estamos acostumados a ver em outras redes sociais, isso é fato.

Há uma série de microinfluenciadores promovendo produtos que estão em alta na última tendência, assim como existem influenciadores famosos lançando suas marcas de cuidados com a pele.

Há anúncios de todo tipo, os que parecem ter sido produzidos com alta qualidade e outros que tentam imitar vídeos de influenciadores casuais.

Sendo assim, apesar da Geração Z ser conhecida por odiar anúncios, as estratégias de marketing estão mudando para priorizar o aplicativo, embora isso possa parecer contraditório.

Segundo a Bulbshare, empresa de pesquisa de consumo digital, 99% da Geração Z ignora anúncios quando possível e 74% acredita que há muitos anúncios.

No entanto, a publicidade no TikTok é diferente e atinge o público de forma distinta.

Um estudo da Statista descobriu que 38% dos usuários do TikTok aceitam anúncios em troca do uso gratuito do aplicativo.

Além disso, 28% das pessoas compraram produtos promovidos por celebridades ou influenciadores, 10% a mais do que usuários de outras plataformas.

Hábitos de consumo TikTok

Considerando que 60% dos usuários do TikTok são da Geração Z, essas porcentagens refletem os hábitos dos consumidores jovens mais do que qualquer outro grupo demográfico.

 

O que torna a publicidade do TikTok mais potente do que outros métodos de atingir os consumidores?

De forma resumida, os anúncios no TikTok estão tão entrelaçados no ecossistema de cultura de influenciadores da plataforma que é difícil distinguir entre conteúdo promocional e não promocional.

Por exemplo, um vídeo de “prepare-se comigo” de um influenciador pode apresentar produtos de beleza que foram patrocinados ou produtos completamente não relacionados, como alguma marca de refrigerante, por exemplo.

Como esses vídeos são semelhantes a muitos conteúdos não promocionais na conta do influenciador, as promoções pagas se misturam com as não pagas.

Às vezes, os vídeos criados pelas marcas parecem ter sido produzidos pelos próprios influenciadores.

De fato, de acordo com a pesquisa da Statista, 15% dos usuários têm dificuldade em distinguir entre anúncios e conteúdo não patrocinado.

Anúncios TikTok

 


Uma nova era de anúncios está nascendo no TikTok

Naturalmente, as marcas têm usado o TikTok como um campo de testes para suas campanhas de marketing, com o objetivo de avaliar como os estilos de vídeo, tons e mensagens são recebidos pelos usuários.

De acordo com o site Glossy, o sucesso no TikTok é reaproveitado em outras plataformas de mídia social, como Snapchat e Instagram.

Embora muitas marcas estejam interessadas em integrar ideias bem-sucedidas do TikTok em outras plataformas, algumas estão tentando fazer isso de maneira desajeitada.

Essas tentativas levaram a um tipo de anúncio particularmente desagradável, onde algo que foi claramente filmado para o TikTok é apresentado em um formato de tela ampla que as pessoas estão acostumadas a ver no YouTube ou na TV.

Isso significa que mesmo os anúncios que não aparecem no TikTok estão adotando o estilo nativo do aplicativo de compartilhamento de vídeo.

No entanto, ainda não está claro o sucesso dessa transferência de conteúdo ou se alguém assistindo à TV é receptivo a esse estilo de vídeo. Mas é um teste de custo relativamente baixo, pois filmar um vídeo “lo-fi” para o TikTok e reutilizá-lo em outros canais de publicidade ainda é mais barato do que criar conteúdo exclusivo para cada plataforma.

Fonte: Dot.LA

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.