trending topics:

A experiência de pesquisar no Google está ficando cada vez pior?

Os resultados de pesquisa são menos úteis do que eram anos atrás? Há mais anúncios, mais links para anúncios e mais conteúdo com spam?

De acordo com Marissa Mayer, ex-CEO do Yahoo, 20ª funcionária do Google e ex-líder de sua equipe de busca, o Google está preocupado com o declínio da qualidade da web.

Esses e outros comentários foram feitos em um episódio do podcast Freakonomics, que analisou se a qualidade da pesquisa do Google diminuiu ao longo dos anos.

O episódio também contou com comentários de ex-executivos do Google, como Sridhar Ramaswamy, que era o chefe de seu negócio de publicidade em buscas e saiu em 2018, bem como Jeremy Stoppelman, CEO do Yelp.

 

Problemas na pesquisa

Alguns problemas citados que o Google enfrenta em relação à pesquisa deles são:

  • Queda na qualidade dos resultados;
  • A necessidade de ter que incluir termos de pesquisa como “Reddit” para conseguir encontrar respostas escritas por humanos;
  • Aumento das páginas geradas por Inteligência Artificial (IA), que são capazes de manipular o algoritmo do Google para aparecer perto do topo dos resultados de pesquisa, mesmo que a qualidade não seja boa.

Quanto ao último, o Google recentemente tentou combater o problema atualizando o seu algoritmo de busca e filtrando páginas que considera inúteis.

 


O que o Google diz?

Marissa Mayer, a primeira engenheira mulher do Google.

De acordo com Marissa Mayer:

Acho que a qualidade da Internet foi afetada. Quando comecei no Google, havia cerca de 30 milhões de páginas da web, então rastreá-las e indexá-las era relativamente simples. Parece muito, mas é pouco. Hoje, acho que houve um ponto em que o Google viu mais de um trilhão de URLs.

No caso, a inflação de URL é a responsável por resultados de pesquisa piores? Mayer completa:

Quando você vê a qualidade de seus resultados de pesquisa cair, é natural culpar o Google e pensar: ‘Por que eles são piores?’ Para mim, o pensamento mais interessante e sofisticado é se você disser: ‘Espere, mas o Google é apenas uma janela para a web. A verdadeira questão é: por que a web está piorando.’

 

A solução do Google

Uma maneira que o Google tem usado para combater o declínio geral na qualidade é complementando seu índice de um trilhão de páginas da web com algum conteúdo próprio.

Se você fizer uma pergunta simples sobre culinária ou a idade de algum político ou ator, ou até mesmo qual é o melhor podcast, poderá ver o que Mayer chama de “resultado inline” ou o que o Google chama de “snippet em destaque”. É um pequeno texto que responde à sua pergunta ali mesmo na página de resultados da pesquisa, sem a necessidade de clicar em um link.

Acho que o Google está mais hesitante em enviar usuários para a web. E para mim isso aponta para uma tensão natural onde eles estão dizendo, ‘espere, vemos que a web às vezes não é uma ótima experiência para nossos pesquisadores continuarem. Estamos mantendo-os em nossa página.

 

Quanto aos anúncios

Em resposta ao anfitrião do episódio do podcast, que fez referência a uma citação sobre a receita de publicidade que fornece um incentivo para fornecer resultados de pesquisa de baixa qualidade, a vice-presidente de pesquisa do Google, Liz Reid, respondeu:

Temos muito orgulho não apenas em tentar fornecer resultados de alta qualidade, mas também em garantir que eles não sejam influenciados por anúncios. Então a gente tem uma cultura muito forte que durou o tempo todo que diz ser anunciante ou não, não permite que você mude os resultados que mostramos. Você não pode nos pagar para mudar a forma como você se apresenta. Esses resultados são muito puros e nos esforçamos ao máximo para garantir que esse seja o caso. E assim a qualidade da pesquisa que fornecemos é executada separadamente dos anúncios para fazer isso. Anúncios relevantes são realmente muito úteis para as pessoas e as pessoas geralmente clicam neles e, se não clicarem, desaparecem. Não somos pagos se as pessoas não clicarem nos resultados, não somos pagos apenas para mostrá-los. Mas, fundamentalmente, o que podemos fazer com os resultados da pesquisa não é afetado pelos anúncios. Construímos nossos resultados de pesquisa separadamente.

 

O experimento de oito anos

Mayer e outros do Google estavam preocupados com o fato de que exibir anúncios com resultados de pesquisa degradaria a experiência dos usuários. Então ela ajudou a projetar um experimento para ver o quão verdadeiro isso poderia ser. Mayer disse:

Dissemos: ‘OK, 99% dos usuários receberão anúncios e manteremos 1% sem anúncios’, apenas para garantir que, se começarmos a ver, em várias métricas de integridade da pesquisa, uma degradação na forma como os pesquisadores estavam sentindo e usando o mecanismo de busca, poderíamos pegá-lo.

Então, em 2000, o experimento foi adiante – 99% dos usuários de busca do Google viram anúncios e 1% não. Então o Google esqueceu o experimento.

Mayer continuou:

Acho que foi em 2008, um dos meus colegas veio até mim e disse: ‘Temos esse problema, temos anunciantes que ligam para nossa linha de suporte ao cliente e estão muito chateados porque pagam pelos anúncios e depois são designados para esse grupo experimental chamado No Ads at All , e eles não podem ver seus anúncios e verificar se estão sendo exibidos.’ E eu me lembro de sentir – como se tivesse ficado branco na minha mesa ao ouvir isso, porque eu disse, ‘Você quer dizer que o experimento que eu codifiquei em 2000 ainda está rodando?’ E eles disseram, ‘Aparentemente.’

Antes de desligá-lo, Mayer queria analisá-lo. O que Mayer e sua equipe viram foi 3% mais pesquisas de pessoas que tinham anúncios do que não.

Eles concluíram que havia uma diferença considerável durante um longo período de tempo de que as pessoas realmente gostavam mais dos resultados de pesquisa do Google e faziam mais pesquisas quando tinham anúncios do que quando não tinham.

 

Por que eu devo me importar?

O Google obtém cerca de 80% de sua receita com publicidade.

Porém, se os resultados da pesquisa forem de baixa qualidade, os usuários irão para outro lugar, como o TikTok.

É fácil ver como a necessidade de se manter relevante pode estar custando caro a eles no longo prazo.

Logo, é importante ficar sempre atento para ver o melhor lugar para rodar os seus anúncios e impulsionar a sua marca.

Você pode conferir o episódio completo do podcast aqui.

 

Fonte: Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.