Pode parecer estranho, mas o YouTube é a plataforma mais popular entre os usuários que acompanham podcasts, deixando o Spotify em segundo lugar, de acordo com um estudo feito pela Edison Research, em 2022.
Apesar do status, o YouTube sempre se manteve passivo em relação a sua popularidade nesse formato de conteúdo, mas isso pode estar começando a mudar. Isso porque usuários da plataforma notaram a aparição de uma nova aba dedicada aos podcasts, promovendo maior visibilidade a esse tipo de conteúdo.
A novidade pode estar sendo aprimorada pouco a pouco, já que a navegação aparenta estar incompleta. A aba, que começou a ser testada no mês passado, está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, mas deverá ser expandida para outros países em breve.
Como encontrar a aba de podcasts no YouTube
A nova aba de podcasts do YouTube ainda está em fase de testes, mas alguns usuários já podem encontrá-la clicando em “Explorar”, no menu vertical localizado no lado esquerdo da plataforma. A página será direcionada à área dedicada aos podcasts, que estão divididos por categorias como:
- Episódios populares
- Listas de reprodução de podcasts populares
- Recomendados com base em suas assinaturas e histórico
- Criadores de podcasts populares
- Comédia
- Crime Verdadeiro
- Esportes
- Música
- TV e cinema
Por enquanto, o YouTube dedicou uma página inteira apenas para três das categorias listadas: a de Episódios populares, de Listas de reprodução de podcasts populares e de Criadores de podcasts populares.
Experiência na plataforma pode ser melhorada
Com mais de 2 milhões de podcasts ao redor do mundo e os criadores cada vez mais empenhados em desenvolver conteúdos diferenciados para seu público, a nova aba dedicada aos podcasts do YouTube pode indicar o início de uma nova investida da plataforma.
O YouTube ainda não oferece a melhor experiência aos consumidores de podcasts, que costumam ouvir histórias, entrevistas e outros conteúdos com a tela de seus aparelhos bloqueada, enquanto fazem outras atividades. Por ora, somente os usuários Premium têm acesso a esse tipo de recurso e outras funcionalidades interessantes para este público.
Mesmo sem fazer qualquer anúncio, as novidades notadas pelos usuários americanos podem representar uma preparação do YouTube em assumir um novo posicionamento no universo dos podcasts. No momento, o que nos resta é aguardar as atualizações e possíveis pronunciamentos da maior ferramenta de compartilhamento de vídeos da internet.