trending topics:

Alexa mais inteligente: Amazon aposta em recursos de personalização e IA generativa

Vazamento de documentos expõe planos da Amazon de usar a tecnologia do ChatGPT para tornar a Alexa mais conversacional e proativa

Nos últimos anos, em termos de inteligência artificial (IA), pudemos nos surpreender com os assistentes inteligentes e sua capacidade de tornar a vida das pessoas mais fácil com simples perguntas como “Alexa, que horas são?” ou “Alexa, apague a luz”.

Sendo assim, quase 7 anos após o lançamento do primeiro dispositivo com assistente virtual da Amazon, a empresa planeja reinventar a Alexa para torná-la mais conversacional e proativa, através da adição de novas tecnologias de chatbot de IA.

Documentos vazados da Amazon revelam que a empresa pretende usar a tecnologia de linguagem natural ChatGPT da OpenAI para melhorar a compreensão do contexto da Alexa, permitindo que a assistente virtual entenda melhor as perguntas e respostas dos usuários e forneça respostas mais precisas e relevantes.

 

Reinventando a Alexa

A Amazon já apresentou planos para entrar na “Corrida das IAs” e não ficar para trás em relação a produtos de IA generativa.

Além disso, ela, sabiamente, também está trabalhando para melhorar os recursos de personalização para um de seus produtos de maior sucesso, que é a Alexa.

A ideia é que a assistente virtual possa reconhecer diferentes vozes e personalizar as respostas com base nas preferências e histórico de uso do usuário, podendo, assim, adaptar-se melhor às necessidades individuais de cada um.

Com esses recursos adicionais, a Alexa pode se tornar ainda mais útil e atraente para os usuários que buscam um assistente virtual personalizado e eficiente.

 

Inovação através de histórias e parcerias criativas

A Amazon tem planos de transformar a Alexa com recursos que incluem a criação de histórias personalizadas para crianças e a integração de personagens de parcerias com grandes empresas, como a Disney e a LEGO.

Imagem: Amazon (divulgação)

Além disso, a assistente será capaz de fazer recomendações de mídia e contar histórias de forma mais envolvente e interativa, oferecendo uma experiência única e personalizada aos usuários.

 

Alexa Teacher Model

A Amazon está investindo no desenvolvimento do Alexa Teacher Model, um modelo de linguagem projetado para melhorar a compreensão da assistente virtual Alexa.

Com esse recurso, a empresa espera tornar a assistente mais inteligente e capaz de entender melhor as perguntas e respostas dos usuários, fornecendo respostas mais precisas e relevantes.

A empresa afirma que está buscando criar modelos mais generalizados e eficientes para aprimorá-la e se manter competitiva no mercado de assistentes virtuais.

 

Recomendações de mídia e integração com FireTV

A próxima atualização da assistente virtual Alexa também trará novidades interessantes para os usuários que adoram assistir TV.

Entre as novas funcionalidades, destaca-se a capacidade da Alexa de identificar e recomendar programas de TV com base em descrições vagas fornecidas pelos usuários.

Além disso, a assistente virtual integrará informações sobre preços e assinaturas, permitindo que os usuários se inscrevam em serviços de streaming diretamente pelo Amazon Prime Video Channels.

 


Preocupações com a privacidade

A introdução de recursos de linguagem natural mais avançados, por mais que seja vista com bons olhos, também levanta preocupações com relação à privacidade dos usuários.

A Amazon já foi criticada no passado por práticas de privacidade questionáveis, como gravação e armazenamento de conversas dos usuários sem o seu conhecimento ou consentimento.

Para abordar essas preocupações, a empresa disse que os novos recursos de personalização e ChatGPT-like serão opcionais e os usuários poderão optar por ativá-los ou não.

A empresa também disse que irá melhorar suas práticas de privacidade e segurança para proteger a privacidade dos usuários.

Em resumo, a Amazon está buscando tornar sua assistente virtual Alexa ainda mais inteligente e conversacional, como o ChatGPT da OpenAI.

Esses recursos devem tornar a Alexa ainda mais útil para os usuários e inserir a empresa ainda mais nesse concorrido mercado de inteligência artificial.

Com informações do Portal B9

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.