Alexa mais inteligente: Amazon aposta em recursos de personalização e IA generativa

Vazamento de documentos expõe planos da Amazon de usar a tecnologia do ChatGPT para tornar a Alexa mais conversacional e proativa

Nos últimos anos, em termos de inteligência artificial (IA), pudemos nos surpreender com os assistentes inteligentes e sua capacidade de tornar a vida das pessoas mais fácil com simples perguntas como “Alexa, que horas são?” ou “Alexa, apague a luz”.

Sendo assim, quase 7 anos após o lançamento do primeiro dispositivo com assistente virtual da Amazon, a empresa planeja reinventar a Alexa para torná-la mais conversacional e proativa, através da adição de novas tecnologias de chatbot de IA.

Documentos vazados da Amazon revelam que a empresa pretende usar a tecnologia de linguagem natural ChatGPT da OpenAI para melhorar a compreensão do contexto da Alexa, permitindo que a assistente virtual entenda melhor as perguntas e respostas dos usuários e forneça respostas mais precisas e relevantes.

 

Reinventando a Alexa

A Amazon já apresentou planos para entrar na “Corrida das IAs” e não ficar para trás em relação a produtos de IA generativa.

Além disso, ela, sabiamente, também está trabalhando para melhorar os recursos de personalização para um de seus produtos de maior sucesso, que é a Alexa.

A ideia é que a assistente virtual possa reconhecer diferentes vozes e personalizar as respostas com base nas preferências e histórico de uso do usuário, podendo, assim, adaptar-se melhor às necessidades individuais de cada um.

Com esses recursos adicionais, a Alexa pode se tornar ainda mais útil e atraente para os usuários que buscam um assistente virtual personalizado e eficiente.

 

Inovação através de histórias e parcerias criativas

A Amazon tem planos de transformar a Alexa com recursos que incluem a criação de histórias personalizadas para crianças e a integração de personagens de parcerias com grandes empresas, como a Disney e a LEGO.

Imagem: Amazon (divulgação)

Além disso, a assistente será capaz de fazer recomendações de mídia e contar histórias de forma mais envolvente e interativa, oferecendo uma experiência única e personalizada aos usuários.

 

Alexa Teacher Model

A Amazon está investindo no desenvolvimento do Alexa Teacher Model, um modelo de linguagem projetado para melhorar a compreensão da assistente virtual Alexa.

Com esse recurso, a empresa espera tornar a assistente mais inteligente e capaz de entender melhor as perguntas e respostas dos usuários, fornecendo respostas mais precisas e relevantes.

A empresa afirma que está buscando criar modelos mais generalizados e eficientes para aprimorá-la e se manter competitiva no mercado de assistentes virtuais.

 

Recomendações de mídia e integração com FireTV

A próxima atualização da assistente virtual Alexa também trará novidades interessantes para os usuários que adoram assistir TV.

Entre as novas funcionalidades, destaca-se a capacidade da Alexa de identificar e recomendar programas de TV com base em descrições vagas fornecidas pelos usuários.

Além disso, a assistente virtual integrará informações sobre preços e assinaturas, permitindo que os usuários se inscrevam em serviços de streaming diretamente pelo Amazon Prime Video Channels.

 


Preocupações com a privacidade

A introdução de recursos de linguagem natural mais avançados, por mais que seja vista com bons olhos, também levanta preocupações com relação à privacidade dos usuários.

A Amazon já foi criticada no passado por práticas de privacidade questionáveis, como gravação e armazenamento de conversas dos usuários sem o seu conhecimento ou consentimento.

Para abordar essas preocupações, a empresa disse que os novos recursos de personalização e ChatGPT-like serão opcionais e os usuários poderão optar por ativá-los ou não.

A empresa também disse que irá melhorar suas práticas de privacidade e segurança para proteger a privacidade dos usuários.

Em resumo, a Amazon está buscando tornar sua assistente virtual Alexa ainda mais inteligente e conversacional, como o ChatGPT da OpenAI.

Esses recursos devem tornar a Alexa ainda mais útil para os usuários e inserir a empresa ainda mais nesse concorrido mercado de inteligência artificial.

Com informações do Portal B9

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Erico Rocha

O futuro do marketing digital segundo Erico Rocha: avanços surpreendentes à vista

Conheça a visão de Erico Rocha sobre o futuro do marketing digital, com avanços tecnológicos e oportunidades em um mercado em expansão

Algoritmo do YouTube

Algoritmo do YouTube: o que você precisa saber em 2023

Em uma entrevista, Todd Beaupre discutiu o futuro do algoritmo e suas implicações para os criadores em 2023, conheça a visão da empresa

Nome de usuário WhatsApp

Os números de telefone chegando ao fim: WhatsApp agora usará nomes de usuários

WhatsApp está testando um recurso que permite que as pessoas sejam achadas pelo nome de usuário no aplicativo, deixando os números privados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.