Amazon entra na “corrida das IAs”, com plano para ganhar do ChatGPT e Google

Amazon lança serviço em nuvem Bedrock e não pretende ficar para trás em relação aos concorrentes Google e Microsoft no setor de IA

O desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias de inteligência artificial (IA) vem crescendo muito nos últimos anos e, em especial, nos últimos tempos.

Desde o lançamento do ChatGPT, empresas de todos os setores estão de olho nas IAs generativas, buscando melhorar a eficiência dos negócios e se destacar no mercado.

A procura por inovar e ter destaque nesse mercado está tão alta, que chegou a gerar até mesmo preocupações e inseguranças entre empresários e especialistas sobre o futuro da utilização dessas tecnologias.

Sendo assim, tendo ciência de todo esse hype em volta das IAs, a Amazon está buscando também se dedicar ao desenvolvimento dessa tecnologia.

A empresa está reformulando a sua divisão de computação em nuvem, com o objetivo de oferecer novas ofertas de IA.

Foram feitos, nesta semana, três novos anúncios que evidenciaram o interesse da Amazon na IA generativa, tecnologia que também é utilizada pelo ChatGPT e outras ferramentas semelhantes.

 

O plano da Amazon para se destacar no mercado de IA

A estratégia da Amazon para entrar no mercado de IA se difere da OpenAI porque a divisão Amazon Web Services (AWS) visa clientes corporativos.

A AWS oferecerá processadores personalizados que prometem executar softwares de IA de maneira mais eficiente e econômica do que os concorrentes.

Também foi anunciada uma nova ferramenta chamada Titan, que foi treinada em grandes quantidades de texto para resumir conteúdo e até mesmo escrever rascunhos e ideias.

Além disso, o Titan pode ser utilizado em canais de atendimento para responder perguntas.

O serviço será disponibilizado na plataforma AWS, mais especificamente no serviço Bedrock, onde os desenvolvedores podem explorar modelos construídos por outras empresas que usam IA generativa, como AI21 Labs, Anthropic e Stability AI.

Andy Jassy, CEO da Amazon, disse ao CNBC que:

A maioria das empresas quer usar esses grandes modelos de linguagem, mas os realmente bons custam bilhões de dólares para treinar e muitos anos, e a maioria das empresas não quer passar por isso. Então, o que eles querem fazer é trabalhar a partir de um modelo fundamental que já é grande e ótimo é ter a capacidade de personalizá-lo para seus próprios propósitos. E é isso que é Bedrock.

 


O Contexto do Bedrock

A iniciativa Bedrock vem um mês depois que a OpenAI anunciou o GPT-4, um grande modelo de linguagem que alimenta o ChatGPT, um chatbot que se tornou viral após seu lançamento em novembro.

A principal concorrência para os negócios da AWS da Amazon vem da Microsoft, que investiu bilhões na OpenAI e fornece à startup energia de computação por meio de sua nuvem Azure.

Em um mercado cada vez mais competitivo e em constante evolução, a Amazon segue investindo em inteligência artificial para expandir seus negócios.

A iniciativa Bedrock, que disponibiliza o bot Titan e outros modelos construídos por empresas que utilizam a IA generativa, é mais uma aposta da AWS para conquistar clientes corporativos.

O futuro da IA é incerto, mas a disputa entre as gigantes tecnológicas promete continuar acirrada.

Fonte: CNBC

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.