trending topics:

Amazon entra na “corrida das IAs”, com plano para ganhar do ChatGPT e Google

Amazon lança serviço em nuvem Bedrock e não pretende ficar para trás em relação aos concorrentes Google e Microsoft no setor de IA

O desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias de inteligência artificial (IA) vem crescendo muito nos últimos anos e, em especial, nos últimos tempos.

Desde o lançamento do ChatGPT, empresas de todos os setores estão de olho nas IAs generativas, buscando melhorar a eficiência dos negócios e se destacar no mercado.

A procura por inovar e ter destaque nesse mercado está tão alta, que chegou a gerar até mesmo preocupações e inseguranças entre empresários e especialistas sobre o futuro da utilização dessas tecnologias.

Sendo assim, tendo ciência de todo esse hype em volta das IAs, a Amazon está buscando também se dedicar ao desenvolvimento dessa tecnologia.

A empresa está reformulando a sua divisão de computação em nuvem, com o objetivo de oferecer novas ofertas de IA.

Foram feitos, nesta semana, três novos anúncios que evidenciaram o interesse da Amazon na IA generativa, tecnologia que também é utilizada pelo ChatGPT e outras ferramentas semelhantes.

 

O plano da Amazon para se destacar no mercado de IA

A estratégia da Amazon para entrar no mercado de IA se difere da OpenAI porque a divisão Amazon Web Services (AWS) visa clientes corporativos.

A AWS oferecerá processadores personalizados que prometem executar softwares de IA de maneira mais eficiente e econômica do que os concorrentes.

Também foi anunciada uma nova ferramenta chamada Titan, que foi treinada em grandes quantidades de texto para resumir conteúdo e até mesmo escrever rascunhos e ideias.

Além disso, o Titan pode ser utilizado em canais de atendimento para responder perguntas.

O serviço será disponibilizado na plataforma AWS, mais especificamente no serviço Bedrock, onde os desenvolvedores podem explorar modelos construídos por outras empresas que usam IA generativa, como AI21 Labs, Anthropic e Stability AI.

Andy Jassy, CEO da Amazon, disse ao CNBC que:

A maioria das empresas quer usar esses grandes modelos de linguagem, mas os realmente bons custam bilhões de dólares para treinar e muitos anos, e a maioria das empresas não quer passar por isso. Então, o que eles querem fazer é trabalhar a partir de um modelo fundamental que já é grande e ótimo é ter a capacidade de personalizá-lo para seus próprios propósitos. E é isso que é Bedrock.

 


O Contexto do Bedrock

A iniciativa Bedrock vem um mês depois que a OpenAI anunciou o GPT-4, um grande modelo de linguagem que alimenta o ChatGPT, um chatbot que se tornou viral após seu lançamento em novembro.

A principal concorrência para os negócios da AWS da Amazon vem da Microsoft, que investiu bilhões na OpenAI e fornece à startup energia de computação por meio de sua nuvem Azure.

Em um mercado cada vez mais competitivo e em constante evolução, a Amazon segue investindo em inteligência artificial para expandir seus negócios.

A iniciativa Bedrock, que disponibiliza o bot Titan e outros modelos construídos por empresas que utilizam a IA generativa, é mais uma aposta da AWS para conquistar clientes corporativos.

O futuro da IA é incerto, mas a disputa entre as gigantes tecnológicas promete continuar acirrada.

Fonte: CNBC

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.