Click to WhatsApp: você sabe como e por que usar esse tipo de anúncio?

Descubra o que são os anúncios de clique para o WhatsApp, como usá-los e quais benefícios eles trazem para a sua empresa

Os profissionais de marketing estão investindo cada vez mais em publicidade digital, tornando as plataformas de mídia social, como o Facebook e o Instagram, essenciais para se conectar com os clientes.

Neste cenário, os clientes buscam experiências personalizadas, interações envolventes e acesso imediato às marcas. Paralelamente, os líderes empresariais estão focados em obter retorno sobre os investimentos em publicidade (ROAS), buscando benefícios claros do ROAS das campanhas e considerando cortes de orçamento.

Diante desses desafios, os profissionais de marketing contam com uma ferramenta estratégica em seu kit de campanha: os anúncios que direcionam para o WhatsApp, também conhecidos como anúncios de clique para conversar no WhatsApp.

No entanto, antes de explorarmos os benefícios e o funcionamento desses anúncios, é importante entender os fundamentos dessa abordagem.

 

O que são anúncios de clique para o WhatsApp?

Anúncios de clique para o WhatsApp ou Click to WhatsApp, em poucas palavras, são promoções no Facebook e Instagram que direcionam os clientes para conversas de bate-papo no canal de mensagens. Eles aparecem no feed de notícias, nos Stories e no Facebook Marketplace do seu público, com um botão de call to action (CTA) que os leva a iniciar uma conversa com a conta comercial oficial do WhatsApp da sua marca.

click to whatsapp
Imagem: Sleekflow

Esses anúncios são iguais aos anúncios normais do Facebook e Instagram, mas incluem um botão enviar mensagem que inicia uma conversa.

Com esses anúncios, sua equipe de marketing pode literalmente iniciar conversas com seus clientes enquanto toma uma xícara de café. Basta adicionar uma legenda incentivando seus seguidores e clientes em potencial a conversar com sua marca pelo WhatsApp e incluir um botão CTA que abre o aplicativo WhatsApp diretamente em seus telefones ou desktops.

Assim que a conversa for iniciada, você terá a oportunidade perfeita para inspirá-los com mais informações, mostrar todo o seu catálogo de produtos, compartilhar demonstrações em vídeo e enviar promoções personalizadas. Você pode até orientá-los durante o processo de compra. Além disso, dá para integrá-los ao seu programa de fidelidade e manter uma comunicação contínua por meio do aplicativo de bate-papo, tudo sem a necessidade de direcioná-los repetidamente com anúncios adicionais nas redes sociais.

É uma solução ganha-ganha para aprofundar o envolvimento do cliente e aumentar as vendas.

Os anúncios Click to WhatsApp envolvem os clientes em todos os estágios do funil, desde a apresentação de sua marca a alguém até o incentivo à repetição da compra de um cliente existente. Dando vida ao marketing conversacional.

Qual a importância dos anúncios Click to WhatsApp?

O segredo por trás do que torna os anúncios de clique para o WhatsApp uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing é a palavra com D muito importante: Dados.

A capacidade de direcionar anúncios com base em interesses, idade, sexo, escolaridade, status de relacionamento e muito mais é o que torna o Facebook e o Instagram populares entre os marketeiros.

Você pode direcionar sua campanha publicitária para pessoas para pessoas interessadas no seu nico e isso alcançará, de acordo com a Statista:

  • 2,8 bilhões de usuários do Facebook;
  • 2 bilhões de usuários do Instagram; e
  • 1 bilhão de usuários mensais do Facebook Marketplace.

Depois que eles entrarem no bate-papo do WhatsApp, como profissional de marketing, você terá uma mina de ouro de dados para “brincar”:

  • Você conhece o ponto de entrada e exatamente como eles chegam lá;
  • A intenção por trás de iniciar o chat, permitindo uma conversa contextualizada;
  • O grupo de anúncios que fez com que eles vissem o anúncio e interagissem com ele;
  • Através da conversa do WhatsApp, mais informações, como interesses, localização de preferências de produto, etc.
  • Se eles fizeram uma compra ou não.

Todos esses são dados próprios muito úteis que podem ser usados ​​para criar ou adicionar um perfil de cliente existente em sua plataforma de dados de cliente.

E ainda por cima, agora terá uma visão única da jornada desse cliente, permitindo parar de direcionar esse cliente com o anúncio do Facebook e Instagram e continue a conversa pelo WhatsApp – economizando assim dinheiro de marketing.

Mas os dados são apenas a ponta dos benefícios dos anúncios que direcionam para o WhatsApp.

Quais são os benefícios dos anúncios Click to WhatsApp e por que você deve usá-los?

Segundo a Statista, a parcela dos gastos com publicidade digital em plataformas móveis deverá atingir 70% em 2026. Isso torna os anúncios de clique para o WhatsApp uma parte integrante de sua jornada de marketing conversacional. Mas não é isento de benefícios.

Com anúncios Click to WhatsApp, sua empresa se beneficia:

  • Aumentando a conscientização: inicie um bate-papo e apresente suas mensagens exclusivas a um público totalmente novo com facilidade.
  • Entrega inteligente de anúncios: ajuste o desempenho dos anúncios para suas metas específicas, como conversões ou vendas, usando algoritmos interessantes.
  • Despertar o interesse: faça com que as pessoas conversem com conteúdo envolvente que desperte a curiosidade sobre suas ofertas.
  • Capturando 100% de leads: Capture todos os leads com informações vitais, como nomes e números de telefone – sem vazamentos em seu funil de vendas!
  • Aumentando o valor da vida do cliente: Aumente suas chances de vendas interagindo com os clientes no momento em que eles estão interessados.
  • Reengajamento sem custo: economize dinheiro em remarketing reconectando-se com leads sem custo extra em 72 horas.
  • Medindo o que importa: vá além das conversões para entender melhor seus clientes e personalizar como um profissional.
  • Conversas de funil completo: desde a disponibilidade do produto até conselhos rápidos de compra, seus clientes recebem tratamento VIP por meio de mensagens comerciais.
  • Potência de ROI: Combine o alcance da Meta com mensagens de negócios cativantes para obter um ROI excelente e 100% de captura de leads.
  • Mina de ouro de dados personalizados: capture informações do cliente em todos os pontos da jornada para personalizar o alcance, levando a leads mais baratos e um banco de dados primário robusto.

Configurando anúncios clique para WhatsApp

Para começar a criar anúncios Click to WhatsApp, primeiro você precisa  conectar sua página existente do Facebook Business à sua conta do WhatsApp Business.  

  1. Faça login em sua conta do Gerenciador de anúncios do Facebook.
  2. Escolha seu objetivo: conectar-se e conversar com clientes em potencial ou fazer com que mais pessoas interajam com suas postagens.
  3. Crie seu anúncio: escolha entre uma postagem no feed de notícias com um botão “enviar mensagem” ou uma história do Instagram com uma frase de chamariz “deslize para cima para conversar”.

Você também deve considerar a integração de outros pontos de entrada, como widgets em seu site ou por meio  da mídia off-line tradicional,  para aumentar suas chances de os clientes entrarem em contato com você pelo WhatsApp.

Como criar anúncios que clicam para o WhatsApp

Criar um anúncio de clique para WhatsApp é simples se você seguir estas sete etapas:

  1. Vá para o Gerenciador de anúncios e selecione Criação de anúncios.
  2. Selecione “Criar” e escolha “Mensagens” para o objetivo do anúncio.
  3. Escolha a página do Facebook vinculada à sua conta do WhatsApp Business.
  4. Selecione seu público-alvo e crie seu anúncio.
  5. Defina o WhatsApp como sua plataforma de mensagens para levar cliques às mensagens do WhatsApp.
  6. Defina uma mensagem padrão que dê as boas-vindas aos clientes quando eles clicarem para conversar.
  7. Defina seu orçamento e lance sua campanha.

Criar uma campanha é bastante fácil.

YouTube video

Além disso, os anúncios de clique para conversar não são apenas para WhatsApp. Você pode mergulhar em análises que combinam anúncios do Facebook e Instagram, iniciando bate-papos no WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct.

Os anúncios Click to WhatsApp permitem que as empresas envolvam seus clientes no canal em que estão em casa e onde eles se sentem confortáveis ​​para conversar. Os clientes entram em contato em seus próprios termos para iniciar conversas, o que torna mais fácil para as empresas aumentarem as vendas e construírem relacionamentos duradouros.

Fonte: Infobip

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.