trending topics:

Nova ação da Apple contra Meta pode prejudicar anunciantes; entenda

Facebook acusa Apple de prejudicar pequenos negócios com nova regra para anúncios.

Parece que vamos vivenciar mais uma briga de gigantes. A Apple recentemente anunciou mudanças na sua política para receitas publicitárias na App Store, o que pode prejudicar as receitas do Facebook, Instagram e Whatsapp – todas da Meta – com anúncios.

As novas regras exigem que usuários e anunciantes façam as transações financeiras dentro dos próprios aplicativos, modalidade conhecida como compra “in-app”, quando forem pagar para impulsionar posts em redes sociais como TikTok e Instagram.

O problema é que nas compras “in-app” a Apple cobra uma comissão de até 30% de cada transação. Ou seja, na prática, a Meta vai perder uma grande fatia de suas receitas com publicidade para a fabricante do iPhone.

A Meta criticou publicamente a Apple pela mudança de regras, dizendo que a fabricante do iPhone está prejudicando os outros na economia digital:

A Apple havia dito que não iria reter a receita de publicidade dos desenvolvedores (de apps), agora aparentemente mudou de ideia. Nós mantemos o nosso compromisso de oferecer aos pequenos negócios maneiras simples de crescer e tocar suas atividades em nossos aplicativos.

Lembrando que as empresas já tiveram um embate quando a Apple aplicou mudanças em suas políticas de rastreamento de aplicativos.

Já a Apple, por sua vez, alegou que cobrar taxas de compras “in-app” para impulsionamento é só uma extensão das atuais políticas da empresa para os aplicativos na app store:

Há muitos anos as diretrizes da App Store têm sido claras de que as vendas de bens e serviços digitais dentro dos aplicativos precisam usar as compras ‘in-app’. O impulsionamento, que permite que empresas e pessoas paguem para ampliar o alcance de seus posts ou perfis, é um serviço digital e, é claro, a compra ‘in-app’ será exigida. Isso sempre foi assim e há vários exemplos de aplicativos que fazem isso de modo bem-sucedido.

 

Como funciona a atualização?

Na prática, a atualização de regras significa que, se um anunciante pagar o Instagram para promover o alcance de seus posts através do aplicativo no iPhone, a Apple vai receber uma comissão por isso.

Empresas de mídias sociais ainda não esclareceram como vão executar as novas regras. Outras empresas que, como as marcas do grupo Meta, têm amplo alcance na internet, como TikTok e Twitter, não se pronunciaram sobre as novas regras da Apple.

 


Embates da Apple com grandes empresas

Essa comissão de 30% cobrada pela empresa já foi o estopim para uma batalha legal entre a empresa e uma gigante da indústria de jogos, a Epic Games, criadora da franquia Fortnite.

Não é a primeira vez que uma mudança nas políticas da Apple representa um duro golpe para as receitas publicitárias das redes sociais. No ano passado, a empresa mudou as regras de privacidade do seu sistema operacional iOS e passou a exigir que os aplicativos instalados nos devices Apple explicitamente solicitassem autorização dos usuários para ter acesso a informações sobre eles.

Isso afetou sobretudo a Meta, que depende desses dados (como, por exemplo, hábitos de consumo e histórico de navegação dos usuários) para melhor vender anúncios publicitários direcionados. Segundo a dona do Facebook, a mudança nas regras do iOS representarão uma perda de US$ 10 bilhões na receita da empresa este ano.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.