Mais visual, pesquisa no Google já está se adaptando à “Geração TikTok”. E você?

Google mudará seus painéis de conhecimento, exibidos nas pesquisas, para uma experiência mais visual.

Não tem jeito, o TikTok veio para mudar o comportamento da internet e, quem quer prosperar por aqui, por essas terras, terá que se adaptar a essas mudanças.

Além da Meta e do YouTube, chegou a vez de o Google modificar o seu funcionamento para ficar mais coerente com a era do TikTok.

A empresa anunciou que está reformulando a experiência tradicional da Pesquisa Google para permitir que os usuários explorem as informações com mais naturalidade.

Para conseguir isso, a plataforma está introduzindo uma série de novos recursos, incluindo ferramentas para detalhar tópicos e outras mudanças que tornarão o uso da pesquisa uma experiência mais visual, destacando trechos de mapas, imagens e até vídeos de novas maneiras.

Esta atualização é posterior à divulgação de uma pesquisa interna do próprio Google que revelou que os mais jovens começaram a recorrer a outros serviços, como o TikTok, para realizar suas pesquisas na Web.

As mudanças são uma forma de inspiração na maneira que os mais jovens estão utilizando a internet, preferindo conteúdo visual e facilmente acessível, assim como mais orientação à medida que começam a fazer consultas.

 

Mais pesquisa visual

Dentre as mudanças anunciadas, a maior delas é como a Pesquisa do Google apresentará informações aos usuários em alguns de seus resultados.

Embora não vá abandonar a lista de links azuis, haverá uma reformulação visual em suas caixas informativas, conhecidas como “painéis de conhecimento”.

Neles, o Google mostrará uma variedade de informações de várias fontes e em vários formatos.

(Imagem: Google | Divulgação)

A vice-presidente e gerente geral de pesquisa Cathy Edwards observou que:

Isso se baseia em nossos lançamentos no ano passado, apresentando resultados visuais realmente navegáveis, bem como rolagem contínua em dispositivos móveis.

 


Integração com o TikTok

O Google também tem planos para integrar melhor o TikTok em seus resultados de pesquisa, mas não entrou em detalhes nessa frente, além de reconhecer a demanda dos usuários por TikToks mais facilmente pesquisáveis.

De acordo com Cathy Edwards:

Definitivamente sabemos que existe uma classe de usuários que realmente gosta dos resultados que veem no TikTok. Acho que parte disso é apenas porque o TikTok reduziu a barreira de entrada para a criação de conteúdo, então há um conteúdo muito bom lá. E estamos procurando mais maneiras de trazer isso para nossos resultados de pesquisa.

No entanto, essa atualização visual não afetará todos os resultados da Pesquisa Google. Em vez disso, ele começará a aparecer nas páginas de resultados de pesquisa onde o formato visual seria mais útil, como pesquisas de viagens, disse o Google.

(Imagem: Google | Divulgação)

 

A mudança na maneira de pesquisar

A experiência atualizada da Pesquisa Google foi uma das várias mudanças que a empresa anunciou no evento Search On, que se concentrou em melhorias em vários produtos do Google.

Dá para notar, nessas mudanças anunciadas, que o Google está tentando adaptar seus negócios a um mundo em que os usuários geralmente não iniciam suas consultas pela plataforma.

Não é à toa que a pesquisa da própria empresa mostrou que 40% dos jovens muitas vezes pesquisavam no TikTok ou no Instagram para encontrar um lugar para almoçar em vez do Google ou do Google Maps.

Embora o Google não admita com todas as palavras que o uso da web feito pela Geração Z está impulsionando a mudança, ele reconhece a sua influência:

Definitivamente, há uma preferência muito forte pelo visual. Certamente estamos particularmente interessados nesses segmentos de usuários e eles nos deram algumas ideias.

No entanto, a empresa observou que tem a responsabilidade de desenvolver produtos para uma base de usuários maior do que apenas um segmento.

Nota-se que a grande influência do TikTok gerou grandes mudanças em todo o funcionamento da internet e, com certeza, continuaremos a acompanhar essa evolução dos serviços.

Ao ver que as plataformas têm se esforçado para se adaptar a todas essas mudanças geradas pela nova geração de usuários, há de se compreender que as estratégias das marcas também precisam se atualizar para conseguir continuar prosperando neste meio.

 

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.