trending topics:

Mais visual, pesquisa no Google já está se adaptando à “Geração TikTok”. E você?

Google mudará seus painéis de conhecimento, exibidos nas pesquisas, para uma experiência mais visual.

Não tem jeito, o TikTok veio para mudar o comportamento da internet e, quem quer prosperar por aqui, por essas terras, terá que se adaptar a essas mudanças.

Além da Meta e do YouTube, chegou a vez de o Google modificar o seu funcionamento para ficar mais coerente com a era do TikTok.

A empresa anunciou que está reformulando a experiência tradicional da Pesquisa Google para permitir que os usuários explorem as informações com mais naturalidade.

Para conseguir isso, a plataforma está introduzindo uma série de novos recursos, incluindo ferramentas para detalhar tópicos e outras mudanças que tornarão o uso da pesquisa uma experiência mais visual, destacando trechos de mapas, imagens e até vídeos de novas maneiras.

Esta atualização é posterior à divulgação de uma pesquisa interna do próprio Google que revelou que os mais jovens começaram a recorrer a outros serviços, como o TikTok, para realizar suas pesquisas na Web.

As mudanças são uma forma de inspiração na maneira que os mais jovens estão utilizando a internet, preferindo conteúdo visual e facilmente acessível, assim como mais orientação à medida que começam a fazer consultas.

 

Mais pesquisa visual

Dentre as mudanças anunciadas, a maior delas é como a Pesquisa do Google apresentará informações aos usuários em alguns de seus resultados.

Embora não vá abandonar a lista de links azuis, haverá uma reformulação visual em suas caixas informativas, conhecidas como “painéis de conhecimento”.

Neles, o Google mostrará uma variedade de informações de várias fontes e em vários formatos.

(Imagem: Google | Divulgação)

A vice-presidente e gerente geral de pesquisa Cathy Edwards observou que:

Isso se baseia em nossos lançamentos no ano passado, apresentando resultados visuais realmente navegáveis, bem como rolagem contínua em dispositivos móveis.

 


Integração com o TikTok

O Google também tem planos para integrar melhor o TikTok em seus resultados de pesquisa, mas não entrou em detalhes nessa frente, além de reconhecer a demanda dos usuários por TikToks mais facilmente pesquisáveis.

De acordo com Cathy Edwards:

Definitivamente sabemos que existe uma classe de usuários que realmente gosta dos resultados que veem no TikTok. Acho que parte disso é apenas porque o TikTok reduziu a barreira de entrada para a criação de conteúdo, então há um conteúdo muito bom lá. E estamos procurando mais maneiras de trazer isso para nossos resultados de pesquisa.

No entanto, essa atualização visual não afetará todos os resultados da Pesquisa Google. Em vez disso, ele começará a aparecer nas páginas de resultados de pesquisa onde o formato visual seria mais útil, como pesquisas de viagens, disse o Google.

(Imagem: Google | Divulgação)

 

A mudança na maneira de pesquisar

A experiência atualizada da Pesquisa Google foi uma das várias mudanças que a empresa anunciou no evento Search On, que se concentrou em melhorias em vários produtos do Google.

Dá para notar, nessas mudanças anunciadas, que o Google está tentando adaptar seus negócios a um mundo em que os usuários geralmente não iniciam suas consultas pela plataforma.

Não é à toa que a pesquisa da própria empresa mostrou que 40% dos jovens muitas vezes pesquisavam no TikTok ou no Instagram para encontrar um lugar para almoçar em vez do Google ou do Google Maps.

Embora o Google não admita com todas as palavras que o uso da web feito pela Geração Z está impulsionando a mudança, ele reconhece a sua influência:

Definitivamente, há uma preferência muito forte pelo visual. Certamente estamos particularmente interessados nesses segmentos de usuários e eles nos deram algumas ideias.

No entanto, a empresa observou que tem a responsabilidade de desenvolver produtos para uma base de usuários maior do que apenas um segmento.

Nota-se que a grande influência do TikTok gerou grandes mudanças em todo o funcionamento da internet e, com certeza, continuaremos a acompanhar essa evolução dos serviços.

Ao ver que as plataformas têm se esforçado para se adaptar a todas essas mudanças geradas pela nova geração de usuários, há de se compreender que as estratégias das marcas também precisam se atualizar para conseguir continuar prosperando neste meio.

 

Fonte: TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.