trending topics:

Áudio e reações! Status do WhatsApp ganha novidades; saiba como usá-las no marketing

A Meta anunciou uma série de novos recursos para o Status e outros updates para o WhatsApp. Mas como usá-los no marketing?

O WhatsApp, o app de mensagens mais popular no mundo, anunciou hoje um pacote de novas funcionalidades para o seu recurso Status. A atualização promete aprimorar a experiência do usuário e trazer ainda mais interatividade e personalização ao compartilhar momentos do dia a dia.

Nas próximas semanas, os usuários poderão reagir aos Status publicados com emojis, uma opção já bastante conhecida e utilizada em outras redes sociais.

Além disso, será possível postar áudios, que serão exibidos como uma animação na tela, tornando a experiência de compartilhamento de informações ainda mais rica e atraente.

 

Confira todas as novidades prometidas pelo WhatsApp:

  • 🎤 Status de voz: agora será permitido compartilhar um áudio de até 30 minutos com familiares e amigos. “O status de voz pode ser usado para enviar atualizações mais pessoais, especialmente se você se sente mais confortável falando do que escrevendo”, disse a empresa.
  • 😍 Reações: assim como no Instagram e Facebook, ao deslizar o dedo para cima, o usuário poderá reagir com uma das oito figurinhas disponíveis: 😍😂😮😢🙏👏🎉💯. A empresa lembra que os usuários “ainda podem responder a um status com texto, mensagem de voz, figurinha e outros recursos”.
  • 🔒 Privacidade: a pessoa poderá atualizar as configurações do recurso e definir quem pode visualizar cada Status que ela postar. Será possível definir: “meus contatos”, “meus contatos, exceto…” ou “Compartilhar somente com…”
  • 🔗 Prévias de links: ao publicar um link de uma matéria no Status, você terá uma prévia visual do conteúdo.
  • 🟢 Círculo de status: a partir de agora, você poderá visualizar status diretamente na lista de conversas. “O círculo será exibido em volta da foto do perfil do seu contato sempre que essa pessoa compartilhar uma atualização de status”.

Além disso, o WhatsApp divulgou que também está trabalhando em novos formatos de compartilhamento de arquivos, como imagens e vídeos, para tornar a interação ainda mais simples e intuitiva.

E, para complementar essas melhorias, estão sendo desenvolvidos novos recursos de edição de imagem e vídeo, possibilitando a criação de posts ainda mais atrativos e personalizados.

 

Como usar o recurso de Status do WhatsApp no seu marketing?

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o WhatsApp Status, é uma funcionalidade que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos curtos com seus contatos por um período de 24 horas.

Após esse período, as mídias compartilhadas desaparecem. É possível perceber uma semelhança com as funcionalidades de stories do Instagram e do Facebook.

Apesar de não tão explorada, a ferramenta pode ser muito útil aos marketeiros. Seguem algumas ideias para usar o status do WhatsApp como uma ferramenta no seu marketing:

  1. Anúncio de promoções ou descontos: Compartilhe uma promoção para atrair clientes com ofertas atraentes. Forneça informações claras sobre as condições da promoção, como data de validade, restrições e como os clientes podem aproveitar a oferta. Certifique-se de incluir chamadas à ação claras, como “Aproveite agora!” ou “Não perca esta oportunidade!”
  2. Compartilhamento de eventos ao vivo: Compartilhe um status com informações sobre eventos ao vivo, como webinars ou lançamentos de produtos. Forneça informações sobre horário, data e local, bem como detalhes sobre o que será abordado durante o evento. Encoraje os usuários a participarem e se inscreverem.
  3. Histórias de sucesso de clientes (depoimentos): Compartilhe histórias de sucesso de clientes para mostrar o impacto positivo de seus produtos ou serviços. Use depoimentos de clientes reais para apresentar resultados concretos e provar a efetividade de seus produtos ou serviços. Isso pode aumentar a confiança dos potenciais clientes em sua marca.
  4. Mostre de produtos: Crie um status demonstrando como usar seus produtos ou serviços. Forneça informações úteis sobre as funcionalidades e benefícios dos produtos. Use imagens ou vídeos para tornar a demonstração mais atraente e fácil de entender.
  5. Inbound marketing (conteúdo educacional): Compartilhe dicas e conselhos relevantes para seu público-alvo. Forneça informações valiosas e úteis sobre assuntos relacionados ao seu setor. Isso pode ajudar a estabelecer sua marca como uma fonte confiável de informações e construir relacionamentos com seus clientes.
  6. Concursos e sorteios: Promova um concurso ou sorteio através do status do WhatsApp para gerar engajamento e aumentar a conscientização da marca. Defina claramente as regras e os prêmios, e incentive os usuários a compartilhar o status com seus contatos. Isso pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e a atrair novos clientes.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.