trending topics:

Meta lança Inteligência Artificial para chats que aprende com humanos

BlenderBot 3 pode conversar sobre diversos assuntos e suas respostas são formuladas com base no que aprendeu com interações anteriores

Um sistema de inteligência artificial da Meta, chamado de BlenderBot 3, está sendo testado publicamente desde o início de agosto, para entender o nível da capacidade de comunicação da tecnologia e aprimorá-la com base no feedback das pessoas.

O BlenderBot 3 combina duas técnicas de aprendizado, as quais foram desenvolvidas recentemente: o SeeKer e o Director. As soluções servem para construir modelos de conversação desenvolvidos a partir de interações e das avaliações dos usuários, diferentemente de outros conjuntos de dados, que se baseiam em informações que não refletem à diversidade do mundo real.

Segundo a Meta, à medida que o sistema interage com mais pessoas, ele acumula mais aprendizado, permitindo que se torne melhor e mais seguro ao longo do tempo. Para que o sistema possa aprender com pessoas bem-intencionadas, foram desenvolvidas novas técnicas para evitar que usuários tentem enganar o chatbot com respostas inúteis ou tóxicas.

A atual versão do BlenderBot foi construída a partir do modelo de linguagem OPT-175B, 58 vezes maior que o tamanho do BlenderBot 2, o que permite um desempenho consideravelmente superior às versões anteriores.

 

Primeiros resultados dos testes

A demonstração do BlenderBot 3 foi direcionada à adultos residentes nos Estados Unidos. Durante os testes, o sistema pôde aprender com os mais variados tipos de interações, passando por conversas longas e com diferentes tópicos de interesse das pessoas.

A avaliação pode ser feita de diversas formas, como através de reações positivas ou negativas às mensagens de bate-papo, por exemplo. Também é possível especificar se a conversa estava fora do tema, se não fazia sentido ou se respondeu de forma rude, e, ainda, enviar uma mensagem livre pelo próprio chat.

Nos primeiros testes com o BlenderBot 3, foram coletadas 70 mil conversas as quais serão usadas para aperfeiçoar a inteligência do sistema. Com base no feedback fornecido por 25% dos participantes, das 260 mil mensagens do bot, 0,11% foram sinalizadas como respostas inadequadas, 1,36% não faziam sentido e 1% estavam fora do tópico.

Para progredir com o novo chatbot, a Meta acredita que as melhores práticas a serem adotadas são as pesquisas abertas, que podem ser reproduzidas em escala. Espera-se, ainda, que a ferramenta possibilite avançar na construção de sistemas de IA, tornando possíveis as interações de maneira segura e útil.

 


Respostas ofensivas

Uma das principais preocupações da Meta, com relação ao bom desempenho do BlenderBot 3, é a segurança das interações com o público. Ao longo dos testes realizados com a ferramenta, ficou comprovado que, quanto mais pessoas interagem com o modelo, mais ele aprende com essas experiências.

Dessa forma, é imprescindível que as vivências sejam compartilhadas com perfis, que possam agregar de forma positiva ao bot. De acordo com Joelle Pineau, Diretora Administrativa de Pesquisa Fundamental em IA da Meta, à medida que a empresa avança com o projeto, os investimentos em pesquisas de segurança de conversação são ainda mais intensos:

Tomamos medidas para proteger as pessoas que experimentam a demonstração. Exigimos que todos tenham mais de 18 anos, que entendam que é apenas para fins de pesquisa e entretenimento e que concordem em não acionar intencionalmente o bot para fazer declarações falsas ou ofensivas.

Apesar do cuidado com a linguagem usada pelo chatbot, o alvo do sistema da Meta foi o seu próprio chefe, Mark Zuckerberg, que, na semana passada, foi “acusado” pelo BlenderBot 3 de explorar seus usuários por dinheiro, em resposta a uma interação com um repórter de tecnologia da BBC inglesa.

De acordo com a Meta, o BlenderBot 3 pode conversar sobre tudo, com base no que ele aprende com suas experiências, sejam interações por textos ou conteúdo armazenado na internet. Dessa forma, é possível que o bot utilize opiniões alheias depositadas na web para formar suas respostas.

O BlenderBot 3 pode dizer muita coisa errada, imitando uma linguagem insegura, tendenciosa ou ofensiva. Para minimizar esse problema, desenvolvemos salvaguardas e dispositivos de controle, capazes de evitar que o chatbot faça comentários racistas, misóginos ou antissemitas – explicou, em nota, um porta-voz da Meta.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.