trending topics:

Bora faturar! 76% das pessoas pretendem gastar na Black Friday

Pesquisa da Ecglobal mostra as tendências comportamentais dos consumidores para a Black Friday de 2022.

Está chegando a época mais esperada dos consumidores: a Black Friday! E neste ano ela acontecerá um dia depois do primeiro jogo do Brasil na Copa. Haja coração!

A Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, divulgou o resultado da sua pesquisa sobre tendências comportamentais dos consumidores para a Black Friday de 2022 e constatou que 76% dos mil entrevistados têm a intenção de concretizar algum tipo de compra na data. Número que aumentou bastante, dado que este dado era 65% no ano passado.

Esses insights de pesquisa oferecem a comerciantes e marcas dicas preciosas de como entender as intenções de compra dos clientes e criar boas estratégias de venda.

 

Preparações para a Black Friday

Com um pouco menos de dois meses para a grande sexta-feira de ofertas, varejistas e compradores já estão se preparando.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 46,4% das empresas já começaram os preparativos.

Do lado do consumidor, não é diferente. Dos entrevistados da Ecglobal, 36% disseram que iniciam as pesquisas por produtos e acompanham os valores mais de 30 dias antes. Outros 22% verificam com 16 a 30 dias de antecedência.

A análise também mostra que muitos consumidores estão atentos aos altos custos de frete e falsas ofertas e, por isso, 51% verificam em páginas de comparação de custo. Na escolha, eles buscam por: preço baixo, custo-benefício, qualidade e frete.

 

Live commerce

Outro dado muito interessante é o crescimento das live commerce, meio de compras implementado durante a pandemia e que está em ascensão, subindo de 8% para 15% entre a pesquisa de 2021 e 2022.

 


Lista de compras

Na lista de favoritos dos compradores, os mais citados são: celulares, televisores, eletrônicos e eletrodomésticos.

Alen Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal diz que:

O resultado para as marcas é muito positivo. Os números de intenção de compra e itens para diversos setores subiram com relação a 2021. Este é um bom momento para retomar clientes e fidelizá-los. A Ecglobal contribui com nossos clientes com pesquisas e diversos insights para ter as melhores oportunidades.

A Copa do Mundo também entrou no orçamento dos entrevistados e deve ajudar a movimentar ainda mais o mercado, com uma forte influência. Além de roupas e camisas oficiais apontadas por 48% das pessoas, há os acessórios (47%) e decoração (44%) que devem ser adquiridos.

 

Local de compras

As cinco varejistas que dominam quando o assunto é Black Friday são: Americanas, Samsung, Magalu, Casas Bahia e Amazon. Juntas, elas somaram mais de 600 votos dos mil entrevistados.

70% dos entrevistados apontaram que devem adquirir produtos de marcas que compraram anteriormente e 35% devem obter o que já desejavam.

A expectativa é de que a Black Friday deste ano atinja um crescimento ainda maior e nossa pesquisa pode auxiliar as marcas a se programarem para otimizar suas ofertas – diz Alan Liberman.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.