Está chegando a época mais esperada dos consumidores: a Black Friday! E neste ano ela acontecerá um dia depois do primeiro jogo do Brasil na Copa. Haja coração!
A Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, divulgou o resultado da sua pesquisa sobre tendências comportamentais dos consumidores para a Black Friday de 2022 e constatou que 76% dos mil entrevistados têm a intenção de concretizar algum tipo de compra na data. Número que aumentou bastante, dado que este dado era 65% no ano passado.
Esses insights de pesquisa oferecem a comerciantes e marcas dicas preciosas de como entender as intenções de compra dos clientes e criar boas estratégias de venda.
Preparações para a Black Friday
Com um pouco menos de dois meses para a grande sexta-feira de ofertas, varejistas e compradores já estão se preparando.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 46,4% das empresas já começaram os preparativos.
Do lado do consumidor, não é diferente. Dos entrevistados da Ecglobal, 36% disseram que iniciam as pesquisas por produtos e acompanham os valores mais de 30 dias antes. Outros 22% verificam com 16 a 30 dias de antecedência.
A análise também mostra que muitos consumidores estão atentos aos altos custos de frete e falsas ofertas e, por isso, 51% verificam em páginas de comparação de custo. Na escolha, eles buscam por: preço baixo, custo-benefício, qualidade e frete.
Live commerce
Outro dado muito interessante é o crescimento das live commerce, meio de compras implementado durante a pandemia e que está em ascensão, subindo de 8% para 15% entre a pesquisa de 2021 e 2022.
Lista de compras
Na lista de favoritos dos compradores, os mais citados são: celulares, televisores, eletrônicos e eletrodomésticos.
Alen Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal diz que:
O resultado para as marcas é muito positivo. Os números de intenção de compra e itens para diversos setores subiram com relação a 2021. Este é um bom momento para retomar clientes e fidelizá-los. A Ecglobal contribui com nossos clientes com pesquisas e diversos insights para ter as melhores oportunidades.
A Copa do Mundo também entrou no orçamento dos entrevistados e deve ajudar a movimentar ainda mais o mercado, com uma forte influência. Além de roupas e camisas oficiais apontadas por 48% das pessoas, há os acessórios (47%) e decoração (44%) que devem ser adquiridos.
Local de compras
As cinco varejistas que dominam quando o assunto é Black Friday são: Americanas, Samsung, Magalu, Casas Bahia e Amazon. Juntas, elas somaram mais de 600 votos dos mil entrevistados.
70% dos entrevistados apontaram que devem adquirir produtos de marcas que compraram anteriormente e 35% devem obter o que já desejavam.
A expectativa é de que a Black Friday deste ano atinja um crescimento ainda maior e nossa pesquisa pode auxiliar as marcas a se programarem para otimizar suas ofertas – diz Alan Liberman.