Bora faturar! 76% das pessoas pretendem gastar na Black Friday

Pesquisa da Ecglobal mostra as tendências comportamentais dos consumidores para a Black Friday de 2022.

Está chegando a época mais esperada dos consumidores: a Black Friday! E neste ano ela acontecerá um dia depois do primeiro jogo do Brasil na Copa. Haja coração!

A Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, divulgou o resultado da sua pesquisa sobre tendências comportamentais dos consumidores para a Black Friday de 2022 e constatou que 76% dos mil entrevistados têm a intenção de concretizar algum tipo de compra na data. Número que aumentou bastante, dado que este dado era 65% no ano passado.

Esses insights de pesquisa oferecem a comerciantes e marcas dicas preciosas de como entender as intenções de compra dos clientes e criar boas estratégias de venda.

 

Preparações para a Black Friday

Com um pouco menos de dois meses para a grande sexta-feira de ofertas, varejistas e compradores já estão se preparando.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 46,4% das empresas já começaram os preparativos.

Do lado do consumidor, não é diferente. Dos entrevistados da Ecglobal, 36% disseram que iniciam as pesquisas por produtos e acompanham os valores mais de 30 dias antes. Outros 22% verificam com 16 a 30 dias de antecedência.

A análise também mostra que muitos consumidores estão atentos aos altos custos de frete e falsas ofertas e, por isso, 51% verificam em páginas de comparação de custo. Na escolha, eles buscam por: preço baixo, custo-benefício, qualidade e frete.

 

Live commerce

Outro dado muito interessante é o crescimento das live commerce, meio de compras implementado durante a pandemia e que está em ascensão, subindo de 8% para 15% entre a pesquisa de 2021 e 2022.

 


Lista de compras

Na lista de favoritos dos compradores, os mais citados são: celulares, televisores, eletrônicos e eletrodomésticos.

Alen Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal diz que:

O resultado para as marcas é muito positivo. Os números de intenção de compra e itens para diversos setores subiram com relação a 2021. Este é um bom momento para retomar clientes e fidelizá-los. A Ecglobal contribui com nossos clientes com pesquisas e diversos insights para ter as melhores oportunidades.

A Copa do Mundo também entrou no orçamento dos entrevistados e deve ajudar a movimentar ainda mais o mercado, com uma forte influência. Além de roupas e camisas oficiais apontadas por 48% das pessoas, há os acessórios (47%) e decoração (44%) que devem ser adquiridos.

 

Local de compras

As cinco varejistas que dominam quando o assunto é Black Friday são: Americanas, Samsung, Magalu, Casas Bahia e Amazon. Juntas, elas somaram mais de 600 votos dos mil entrevistados.

70% dos entrevistados apontaram que devem adquirir produtos de marcas que compraram anteriormente e 35% devem obter o que já desejavam.

A expectativa é de que a Black Friday deste ano atinja um crescimento ainda maior e nossa pesquisa pode auxiliar as marcas a se programarem para otimizar suas ofertas – diz Alan Liberman.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

5 métricas de marketing de influência que você precisa conhecer

Ao acompanhar essas métricas, você pode identificar influenciadores para refinar continuamente sua abordagem para obter melhores resultados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.