O BuzzFeed, empresa de mídia digital, anunciou que planeja usar o ChatGPT da OpenAI para ajudar a criar e personalizar parte de seu conteúdo e aprimorar seus questionários.
Em um memorando para a equipe do The Wall Street Journal, o CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, disse que pretende que a IA desempenhe um papel maior nas operações editoriais e comerciais da empresa este ano.
O executivo ressaltou que, a partir desse recurso, será possível criar listas únicas com base nas respostas de cada indivíduo, entre outras aplicações.
O plano de Peretti é que, em 15 anos, a inteligência artificial e os dados auxiliem o BuzzFeed em todo o processo criativo do portal:
Em 2023, você verá o conteúdo inspirado em inteligência artificial (IA) passar de um estágio de pesquisa e desenvolvimento para nosso negócio principal, aprimorando a experiência dos questionários, informando nosso ‘brainstorming’ e personalizando nosso conteúdo para nosso público.
Além disso, a empresa também planeja usar a IA para melhorar a segmentação de público e a otimização de campanhas publicitárias, para que, dessa forma, possam ajudar a aumentar a receita e aumentar a satisfação do cliente.
A troca de humanos por IA
O CEO também foi questionado quanto a uma possível redução da força de trabalho por consequência da introdução da IA do ChatGPT, tendo em vista que, recentemente, a empresa anunciou a demissão de 180 funcionários, cerca de 12% do seu quadro atual.
Em resposta, Peretti apontou que a ideia da ferramenta é otimizar a eficiência e a criatividade dos funcionários, e não uma estratégia de redução da força de trabalho.
Um porta-voz da empresa, inclusive, informou ao The Wall Street Journal que a empresa segue focada no jornalismo feito por humanos e que as demissões nada tinham a ver com a incorporação de inteligência artificial, e sim com “adaptar e reajustar a estrutura de custos”.
Parceria entre Meta e BuzzFeed
A notícia veio logo após a Meta anunciar um novo contrato milionário com o BuzzFeed para trazer mais criadores de conteúdo para o Facebook e Instagram.
O acordo foi avaliado em US$ 10 milhões e o BuzzFeed ajudará a gerar conteúdo para as plataformas da Meta e treinar criadores para aumentar sua presença online.
Não se sabe se a Meta entra com alguma participação no acordo entre a OpenAI e a empresa de mídia digital.
A adoção da inteligência artificial pelo BuzzFeed é apenas mais um exemplo de como a tecnologia está se tornando cada vez mais presente em diferentes setores da economia.
Com a IA, as empresas podem automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência — o que pode ser visto com bons olhos ou como uma grande ameaça ao trabalho humano.