A divisão do segundo turno das eleições está refletindo também entre as redes sociais.
Um levantamento feito pela consultoria Bites mostra que são grandes as diferenças no desempenho das contas oficiais de Lula e Bolsonaro a depender da plataforma.
Eleições no Facebook
De acordo com o levantamento, no Facebook, plataforma que as pessoas utilizam bastante para discussões políticas, o atual presidente tem a maior vantagem e soma 2,5 vezes mais interações do que o candidato do PT desde o início do segundo turno.
Entre 2 e 14 de outubro, a conta de Bolsonaro recebeu 15,4 milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos, contra pouco mais de 6 milhões de Lula.
Instagram x Twitter
Já no Instagram, Jair Bolsonaro segue à frente, mas com menos diferença. Seu perfil teve 1,6 vezes mais interações que o do rival no período de segundo turno.
Contudo, no Twitter a situação já muda. Nesta rede social, o perfil de Lula somou 9,6 milhões de interações no período, enquanto Bolsonaro, 7 milhões.
As particularidades de cada rede social
Manoel Fernandes, da Bites, pondera que o Twitter é uma rede mais limitada em alcance no Brasil que o Facebook e Instagram.
É interessante ver como as redes sociais funcionam como objeto de divulgação e de pesquisa nessas épocas de eleição, além de observar como funcionam de maneira diferente e com um público de idelogias diversas.
Essa divisão mostra o quão importante é ter estratégias diferentes para cada rede social, já que o que funciona em uma, pode não funcionar em outra.
Fonte: Extra