trending topics:

Google lança carteira digital no Brasil. Como isso impacta quem vende online?

Aplicativo permite integrar diversos itens digitais em um único lugar, facilitando a vida de quem compra e vende pela internet

A Carteira do Google acaba de ser disponibilizada para usuários Android e WearOS do Brasil. O aplicativo permite reunir diversos itens digitais, como cartões de crédito e débito, bilhetes de transporte, ingressos para eventos, comprovantes de vacinação, além de efetuar pagamentos por aproximação.

Os usuários do Google Pay, que habilitaram as atualizações automáticas do aplicativo, por exemplo, devem ter notado a mudança de nome do app para Carteira do Google, já que a novidade disponibilizada para os brasileiros, na semana passada, é uma ampliação da antiga ferramenta.

Com os recursos existentes no Google Pay mantidos, a carteira digital do Google pretende ampliar sua funcionalidade, proporcionando a integração de diferentes itens digitais em um único aplicativo para otimizar a vida dos usuários.

Entre os parceiros da Carteira do Google estão mais de 15 empresas brasileiras, como bancos, emissores de cartões, bandeiras, o Datasus, que emite os comprovantes de vacinação contra a Covid-19 para o Ministério da Saúde, e outros que ainda serão anunciados nos próximos meses.

De acordo com uma publicação no Blog do Google Brasil, realizada na data do lançamento no país, em 20 de julho, o aplicativo se tornou uma realidade para os brasileiros devido ao aumento do interesse por pagamentos sem contato, que representou um crescimento de 24% nas buscas do Google.

Dados de março de 2022, da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), mostraram que 30,1% dos pagamentos realizados no país foram feitos sem contato. O número representa um aumento considerável, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o registro era de apenas 8%.

 

Benefícios para as vendas online

As inovações e melhorias nos processos de finalização de compra têm contribuído fortemente para evitar o abandono de carrinhos nos sites de vendas. Cada vez mais, os consumidores têm recebido uma gama de opções de pagamentos digitais para facilitar a finalização de suas compras na internet.

Apesar de os pagamentos invisíveis, como os utilizados pelos aplicativos de transporte e delivery de refeições, oferecerem melhores condições para evitar a desistência de compras na internet, as carteiras digitais também têm melhorado a experiência do consumidor na hora de adquirir produtos ou serviços online.

YouTube video

A Carteira do Google, por exemplo, chega para compor a cartela de opções de pagamentos digitais, que facilitam os trâmites diários dos que vendem também pela internet.

Apesar da preocupação com a segurança desses aplicativos, os dados do Serasa Experian mostram que, cada vez mais, os brasileiros se tornam adeptos ao uso de carteiras digitais, representando 70% o número daqueles que usaram o recurso nos últimos seis meses.

Entre os maiores atrativos relatados pelos usuários, estão a integração de vários cartões em um único lugar, o controle das informações financeiras, a possibilidade de realizar transações imediatas, a confirmação de pagamento instantâneo, além da facilidade de realizar pagamentos por aproximação, nos casos das compras em lojas físicas.

Pelo lado de quem vende pela internet, as vantagens do uso das carteiras digitais estão na possibilidade de oferecer descontos e cashback para atrair consumidores, além da redução de taxas que, atualmente, representam uma economia de 37,14% para crédito e 42,79% para débito, em comparação com as taxas cobradas nas transações tradicionais.

Outro ponto interessante para os que possuem lojas virtuais é que as carteiras digitais proporcionam maior visibilidade para as marcas, através da geolocalização dos aplicativos. Ao abri-lo, o app mostra as lojas que possuem o sistema de pagamento digital, próximas ao local onde o usuário se encontra.

Infoprodutores também podem se favorecer da chegada da Carteira do Google, já que plataformas como a Hotmart, por exemplo, oferecem o Google Pay como opção de pagamento. Com o gradativo aumento de usuários da carteira digital, habilitar o Google Pay pode ser uma estratégia interessante para atrair mais interessados nos produtos digitais.

Atualmente, o Brasil possui mais de 30 carteiras digitais, sendo as principais delas as seguintes: Ame Digital, Apple Pay, Iti Itaú, PagBank, Paypal, PicPay, Mercado Pago, Samsumg Pay, 99Pay e, agora, a Carteira do Google.

 


Como usar a Carteira do Google

Aos que não possuem o Google Pay, basta acessar o Google Play Store, procurar por “Carteira do Google” e fazer o download do aplicativo. Depois será necessário configurar a carteira digital e incluir as informações dos cartões manualmente ou por envio de fotos.

O aplicativo só deverá funcionar corretamente caso um sistema de proteção, seja por meio de reconhecimento facial ou biometria, esteja instalado no smartphone. Isso garantirá a segurança de dados do usuário.

Aos que fizerem compras por aproximação com a Carteira do Google, será necessário que o aparelho tenha suporte para NFC (Near Field Communication) e as compras online poderão ser realizadas pela mesma interface do aplicativo.

A parceria com o Sympla e Ingressos.com vão permitir que os bilhetes para shows do Rock in Rio e de cinema, por exemplo, possam ser inseridos na carteira digital e acessados com maior facilidade. A Carteira do Google também permite inserir passagens aéreas, cartões fidelidade e vale-presentes.

 

É seguro usar a Carteira do Google?

A Carteira do Google permite configurar as questões de privacidade e segurança de forma detalhada.

Em casos de roubo do celular, é possível bloquear ou apagar o aplicativo acessando o “Encontre meu dispositivo”. Para isso, é necessário que o recurso esteja ativado no aparelho, além de estar:

  • Ligado
  • Conectado a uma conta Google
  • Conectado à internet
  • Visível no Google Play
  • Com a localização ativada

Todas as informações inseridas na carteira digital estarão protegidas pelo sistema de segurança do Android e só poderão ser acessadas com senha, desenho do padrão ou biometria.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.