trending topics:

Autorresponsabilidade! CEO da OpenAI pede a regulamentação da Inteligência Artificial

Sam Altan, CEO da OpenAI, pediu, durante uma audiência no Senado dos Estados Unidos, que legisladores que possam regulamentar a IA

E aqui vemos a OpenAI demonstrar responsabilidade com os usuários mais uma vez.

Em audiência no Senado dos Estados Unidos, Sam Altman — CEO da OpenAI — pediu aos legisladores que regulamentem a inteligência artificial (IA) que a sua própria empresa desenvolveu — o ChatGPT.

De acordo com o seu discurso de abertura perante um subcomitê do Judiciário do Senado:

Achamos que a intervenção regulatória dos governos será fundamental para mitigar os riscos de modelos cada vez mais poderosos.

 

Os riscos do ChatGPT

A aparição de Altman ocorre após o sucesso viral do ChatGPT gerar uma “corrida das IAs” e preocupar alguns legisladores com os riscos da tecnologia.

Inclusive, para ilustrar esse perigo, o senador Richard Blumenthal deu início à audiência com uma gravação falsa da sua própria voz, que incluía comentários criados pelo ChatGPT e áudio gerado a partir de gravações reais de seus discursos.

De acordo com ele, embora o ChatGPT tenha produzido um reflexo preciso das opiniões reais do legislador, poderia facilmente ter produzido “um endosso da rendição da Ucrânia ou da liderança de Vladimir Putin”.

A gravação foi usada para ilustrar os potenciais perigos da tecnologia e argumentar a necessidade de regulamentação.

 


A Corrida para implantação de Inteligência Artificial

Nos últimos meses, uma lista cada vez maior de empresas de tecnologia tem implementado novas ferramentas de IA, com o potencial de transformar a maneira como trabalhamos, compramos e interagimos.

No entanto, essas mesmas ferramentas têm sido alvo de críticas por parte de importantes figuras do campo da tecnologia devido ao seu potencial de causar disrupção em milhões de empregos, disseminar desinformação e perpetuar preconceitos.

Durante seus comentários na audiência, o CEO da OpenAI destacou que a possibilidade de a IA ser usada para manipular os cidadãos durante as eleições do próximo ano é uma suas principais preocupações, especialmente porque “estamos nos aproximando de uma eleição no próximo ano e esses modelos estão se aprimorando“.

 

Então, o que fazer?

Altman sugeriu que os EUA implementem um regime de licenciamento para empresas que trabalham com sistemas de IA avançados, com o objetivo de regulamentar o setor.

Ele enfatizou a importância de impor punições às empresas caso elas cometam erros.

Em relação aos possíveis empregos perdidos devido à IA, o CEO destacou a necessidade de uma parceria entre a indústria e o governo, embora não tenha fornecido detalhes específicos sobre como isso seria feito.

Durante a audiência, também testemunharam Christina Montgomery, vice-presidente da IBM, e Gary Marcus, um crítico do “hype” da IA.

Montgomery alertou contra adotar uma mentalidade de “mover rápido e quebrar coisas” na era da IA, mas também enfatizou a importância de não sufocar a inovação.

Tanto Altman quanto Montgomery reconheceram que a IA pode resultar na eliminação de empregos, mas também pode criar novas oportunidades.

No início deste mês, Altman foi um dos vários CEOs de tecnologia a se reunir com a vice-presidente Kamala Harris e, brevemente, com o presidente Joe Biden como parte dos esforços da Casa Branca para enfatizar a importância do desenvolvimento ético e responsável da IA.

Em entrevistas ao longo deste ano, Altman se mostrou consciente dos riscos associados à IA e afirmou ter um certo receio em relação à tecnologia. Tanto ele quanto sua empresa se comprometeram a prosseguir com responsabilidade nesse campo.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.