Sabe a falta de memória do seu ChatGPT e o fato de você ter que repetir constantemente algumas informações? Os usuários Plus já tinham esse problema há quase um mês, mas agora a OpenAI também está liberando a funcionalidade para a versão gratuita da plataforma.
A OpenAI anunciou que está expandindo as instruções personalizadas – uma maneira de dar aos usuários mais controle sobre como o ChatGPT responde – a todos os usuários, incluindo aqueles no nível gratuito do serviço.
O recurso permite que os usuários adicionem várias preferências e requisitos que desejam que o chatbot considere ao responder.
Essa funcionalidade pode economizar tempo dos usuários, para que eles não precisem reescrever os mesmos prompts de instrução toda vez que interagirem com o chatbot, como explicamos anteriormente.
Como usar instruções personalizadas na versão gratuita do ChatGPT?
Para habilitar as instruções personalizadas, siga os seguintes passos:
- Clique em seu nome → vá em “Custom instructions” → a caixa já aparecerá.
Com a estreia do recurso em julho, a OpenAI também ofereceu alguns exemplos de uso, como:
- Um professor pode especificar que está elaborando um plano de aula de ciências da 3ª série, permitindo que o ChatGPT forneça respostas adequadas à idade sem precisar ser lembrado a todo momento.
- Um desenvolvedor pode indicar seu idioma de codificação preferido, possibilitando que o ChatGPT ajuste suas respostas para esse idioma específico.
- Alguém planejando uma refeição para uma família numerosa pode notar a necessidade de seis porções, e o ChatGPT levará isso em consideração ao sugerir listas de compras.
Até esta semana, as instruções personalizadas eram limitadas a quem pagava por uma assinatura do ChatGPT Plus a um custo de US$ 20 por mês.
Agora, a opção será aberta tanto para usuários gratuitos quanto para usuários Plus, inclusive para iOS e Android. Além disso, as instruções personalizadas agora podem ser usadas mesmo com o histórico de bate-papo desativado, observa OpenAI.
Fonte: TechCrunch