trending topics:

Clickbank, a “Hotmart americana”, elenca 4 grandes desafios para Afiliados em 2022

Confira a análise que o ClickBank trouxe sobre o marketing de afiliados nos tempos atuais.

O Marketing de Afiliados fica cada vez mais popular e, com mais e mais pessoas se envolvendo nessa forma de ganhar dinheiro on-line, a concorrência fica acirrada.

Por esse motivo, o ClickBank trouxe a análise dos maiores problemas que os profissionais do Marketing de Afiliados podem enfrentar em 2022, para te ajudar a estar ciente dos desafios, saber como enfrentá-los e não ficar para trás – ou até mesmo falhar – nas estratégias.

 

Problemas do Marketing de Afiliados a ser considerados

 

1. O Tráfego Orgânico não é mais como era antes

O papel das redes sociais, que sempre foi parte essencial no marketing de afiliados, mudou nos últimos anos. O tráfego gratuito das postagens orgânicas não são entregues como antes e, além disso, as redes sociais estão cheias de patrocinados, o que dificultou o alcance de público organicamente.

Isso significa que os afiliados precisam ser mais estratégicos no uso das mídias sociais.

De acordo com o ClickBank, uma boa forma de combater isso é usar publicidade paga nas mídias sociais. Mas não somente o tráfego pago, e sim saber como misturar a divulgação paga e a orgânica. Experimentar essa mistura e descobrir a que funciona melhor para você.

Alguns afiliados podem descobrir que obtêm melhores resultados postando nas mídias sociais algumas vezes por semana e complementar isso com anúncio pago; outros podem achar que melhores resultados são obtidos executando mais anúncios pagos e com algumas postagens orgânicas ocasionais.

Não há resposta certa ou errada. Neste ponto tudo se resume a testar e ver o que funciona melhor para você!

 

2. Os consumidores estão mais sofisticados e difíceis de impressionar

Outro desafio apontado pelo ClickBank foi o fato de os consumidores estarem cada vez mais sofisticados e menos propensos a se impressionar com técnicas tradicionais de marketing.

Se antes os afiliados podiam usar táticas de alta pressão ou fazer promessas exageradas em seus materiais de marketing, hoje em dia não mais, já que os consumidores conseguem ver através dessas técnicas.

Como se isso já não bastasse, há o bombardeio de publicidade, que faz com que os consumidores fiquem cansados de tantos anúncios e se tornem cegos a qualquer banner, ignorando-os completamente.

Por causa disso, é necessária uma jornada refinada do cliente, mesmo que você seja somente um afiliado que revende produtos de outras pessoas.

Como afiliados, é preciso chegar às pessoas certas, com a mensagem certa e mantê-las engajadas por tempo suficiente para agir – idealmente mais de uma vez.

A esse respeito, empresas que combinam dois setores para oferecer uma solução única têm chances maiores de sucesso. Por exemplo, um e-commerce que vende produtos domésticos ecologicamente corretos e, também, fornece dicas sobre como ter um estilo de vida mais sustentável. Essa loja teria mais chance de sucesso do que outra que somente venda os produtos ecologicamente corretos.

Isso ocorre porque eles estão fornecendo valor além do produto, e, ao fornecer valor em ambos os setores, eles têm muito mais probabilidade de sucesso do que empresas que se concentram apenas em um.

Como afiliado, se você puder adotar essa mentalidade e encontrar uma maneira de combinar dois setores que se complementam e apresentar aos possíveis clientes uma nova solução que os ajudará em duas frentes, as chances de sucesso serão maiores.

 

3. O êxodo de usuários do Facebook para o TikTok

O terceiro desafio que os profissionais de marketing de afiliados enfrentam, segundo o ClickBank, é a mudança no uso das mídias sociais.

No passado, o Facebook era a plataforma de mídia social dominante, era lá que a maioria das pessoas passavam seu tempo. No entanto, nos últimos anos, houve a mudança para o TikTok.

Isso é um problema porque os profissionais de marketing de afiliados precisam encontrar novas maneiras de atingir o público-alvo. Além de significar que as técnicas tradicionais de marketing se tornaram menos eficazes.

Porém, o marketing de afiliados do TikTok ainda é um bom mercado para entrar, já que relativamente falando, ainda há um pequeno número de pessoas envolvidas nele, o que significa que há menos concorrência e é mais fácil se destacar.

Também é uma boa estratégia para quem deseja fazer marketing de afiliados sem dinheiro, pois é uma maneira econômica de atingir o público-alvo.

A chave para ser bem-sucedido na plataforma é pensar fora da caixa e ser criativo. Já que a criatividade é o carro-chefe do TikTok.

 

4. Custos crescentes dos anúncios pagos

O último desafio trazido pelo ClickBank é o fato de os anúncios estarem se tornando cada vez mais caros, o que dificulta a obtenção de lucro com esse método.

Para combater isso, os afiliados precisam ser inteligentes quanto aos seus gastos com anúncios e se concentrar apenas nas plataformas que estão fornecendo os melhores resultados.

Contudo, é ainda mais importante pesquisar e conhecer os números envolvidos em cada campanha. Assim, quando os custos começarem a subir, você conseguirá fazer os ajustes necessários de forma rápida e eficiente para garantir que ainda seja lucrativo.

Por exemplo, saber os ganhos por clique é vital para qualquer campanha de tráfego pago, já que esse número informa quanto dinheiro você está ganhando, em média, por cada clique gerado. Se os seus ganhos por clique estiverem caindo, é sinal que você precisa fazer uma alteração.

Outra métrica crítica é a taxa de conversão, que informa quantas pessoas que clicam no seu anúncio acabam comprando algo. Se esse número começar a diminuir, pode ser um sinal de que sua oferta não está mais tão atraente.

Logo, se você conhecer bem os números, poderá testar novas plataformas e estratégias sem se expor tanto ao risco, porque sabe o que precisa para obter lucro. Dessa forma, você pode obter quantos leads quiser, e sem gastar muito.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.