trending topics:

5 pontos para avaliar antes de comprar (mais um) curso de marketing

Saber avaliar um curso de marketing pode ajudá-lo a investir com sabedoria no futuro de sua carreira ou negócio, saiba o que considerar

Com o avanço tecnológico e a crescente demanda por aprendizado online, o mercado de plataformas de cursos digitais está em constante expansão.

Segundo dados da Statista, a receita desse setor está projetada para alcançar a impressionante marca de US$ 57,42 bilhões em 2023, com expectativa de crescimento anual de 3,22% até 2027, chegando a um volume de mercado projetado de US$ 65,17 bilhões.

Os cursos online são uma ótima forma de as empresas treinarem suas equipes. Segundo a KPMG, os funcionários preferem o treinamento online, já que, além de não precisar ir a lugar nenhum, podem aprender no seu próprio ritmo.

Ou seja, há muitas vantagens em cursos digitais, e a facilidade é a que mais se destaca.

Se você estiver procurando por cursos de marketing, então, encontrará uma imensidão deles, não faltam cursos por aí. Mas, o que é um bom curso de marketing? Como avaliar isso?

Assim, listamos cinco pontos para avaliar antes de comprar (mais um) curso de marketing.

 

 

1. Quem é a pessoa por trás do curso?

Uma das coisas mais importantes ao avaliar um curso de marketing é entender quem é a pessoa — ou pessoas — por trás dele.

Não existe somente “uma maneira” de fazer marketing, então não há padrões rígidos a respeito.

É por isso que é importante entender bem quem está por trás do currículo do curso que você quer comprar, é essencial saber se eles têm a experiência e o conhecimento para fornecer uma orientação confiável.

Conselhos ruins sobre marketing digital podem destruir suas redes sociais, seus sites e seus negócios. Dessa forma, conheça as qualificações dos professores com quem você vai aprender.

Dica: ao avaliar os criadores do curso, faça algumas pesquisas em seus anos de experiência – eles são autoridades em seu espaço? Dá para confiar nas informações que dão? As avaliações dadas a respeito deles podem ajudar (já dando spoiler de outro ponto!)

 


2. O que o curso abrange?

Um curso de marketing digital pode abranger um mundo de lições, desde conceitos básicos até tópicos de nicho.

Alguns cursos de marketing oferecem uma visão geral do mercado, alguns focam em redes sociais, outros em marketing de afiliados ou nas profissões que existem no meio, há realmente uma vasta gama de assuntos que podem englobar em um “curso de marketing digital”.

Dessa forma, existem muitos cursos de marketing para escolher, aqui no Pixeld, vira e mexe, noticiamos e fazemos reviews de alguns deles.

Dica: conheça com antecedência os conceitos que deseja aprender e avalie as suas opções. Além disso, algumas pessoas realmente querem ter algo para mostrar que realizaram o curso, como um certificado. Então, se isso for importante para você, descubra quais cursos oferecem algum tipo de certificado ao final do curso.

 

3. Como as informações são apresentadas?

Nem todos aprendem da mesma forma. Algumas pessoas gostam de aulas presenciais, outras preferem vídeos, podcasts, livros e por aí vai.

Tenha em mente que, mesmo no mundo dos cursos online, a forma como o assunto é apresentado varia entre eles.

Há cursos que são formados somente por um conjunto de vídeos, que você assiste no seu ritmo; há outros que oferecem fóruns, projetos, conteúdos para download etc.

Dessa forma, é importante entender em qual formato as informações serão apresentadas, para que você não se surpreenda ao fazer a compra.

Dica: pense em como você gosta de aprender e avalie como as informações são apresentadas. Por exemplo:

  • Quantas videoaulas há no curso?
  • Qual é a duração de cada videoaula?
  • Existem materiais de acompanhamento?
  • Você pode tirar suas dúvidas com algum monitor?
  • Por quanto tempo você tem acesso às aulas e aos materiais?

 

4. Quão atualizadas são as informações?

O Marketing Digital está em constante mudança. Claro que há as melhores práticas, mas sempre há uma atualização de algoritmo, de ferramentas, de plataformas e por aí vai. Logo, você não quer aprender um conteúdo obsoleto.

Dessa forma, muitos cursos de marketing podem ficar desatualizados, e é necessário que os seus criadores atualizem o material a cada nova mudança.

Logo, vale a pena explorar um pouco os tópicos do curso antes de comprar.

Dica: procure informações sobre quando o curso foi criado e a última vez que foi atualizado. Você pode até perguntar para o criador, se essa informação não estiver de fácil acesso.

Saber avaliar um curso de marketing pode ajudá-lo a investir com sabedoria no futuro de sua carreira ou negócio.

 

5. Que tipo de avaliações o curso recebe?

Por último e não menos importante (muito pelo contrário!) é você olhar as avaliações que o curso recebe.

Muitas vezes, não há melhor maneira de avaliar um curso do que ler resenhas e depoimentos. É claro que nem todos obterão os mesmos resultados depois de fazer um curso, mas se um número considerável de pessoas está elogiando, dá para apostar que ele é bom.

É recomendado que você procure boas avaliações na página de vendas, no site do curso, nas redes sociais do criador etc.

Quantas estrelas tem o curso? Quantas pessoas estão inscritas? O que os depoimentos estão dizendo? Tudo isso importa.

Você pode até mesmo “dar um Google”, digitando: “[nome do curso] comentários” e ver o que aparece em outros sites.

Dica: Lembre-se que nem todo aluno vai gostar de determinado curso. Certifique-se de ler o que as pessoas não gostaram e tente sopesar com as boas críticas também.

Fazer um curso de marketing pode oferecer muitos benefícios para sua empresa e sua marca. Portanto, tendo em vista a enorme gama de cursos sendo oferecidos, é importante saber avaliar para investir com sabedoria e de forma certeira.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.