Como “El Professor da Oratória” saiu de 10k para 200k de seguidores no Instagram em 1 mês

Saiba as estratégias de Giovanni Begossi para viralizar no Instagram e TikTok, e ganhar seguidores que gostem do seu conteúdo.

200 mil novos seguidores em apenas um mês. E nas semanas seguintes? Outros 100 mil. Parece impossível? O caso de Giovanni Begossi, conhecido como “El Professor da Oratória”, mostra não apenas que é sim possível ter um crescimento impressionante em pouco tempo, mas também que pensar de maneira estratégica pode te ajudar a viralizar nas redes sociais, e com isso obter grandes resultados.

O aparente crescimento “do dia para a noite” na verdade é fruto de um background sólido construído nos últimos anos, e várias estratégias aplicadas. Giovanni Begossi, conhecido no Instagram como @elprofessordaoratoria, é advogado, mentor de oratória de grandes influencers e empresários, e também já conquistou mais de 20 prêmios de oratória e debates em três línguas diferentes.

Além disso, ele foi o único brasileiro a ter sido juiz-chefe de dois campeonatos mundiais de debate (Lisboa e Madrid), foi bicampeão brasileiro de oratória, ganhou 200 mil seguidores em um mês e recebeu o prêmio de orador do ano pela revista Caras.

 

De 10.000 a 200.000 seguidores em um mês

O mês de agosto começou como os anteriores para Giovanni: muito estudo sobre oratória, produção de conteúdo em seu Instagram, e interação com sua base de pouco mais de 10 mil seguidores. Mas, aquele mês terminaria diferente de todos os outros: agenda lotada, convites para podcasts, entrevistas e palestras.

E mais do que isso. Em apenas um mês, El Professor da Oratória ganhou mais de 200 mil seguidores no Instagram e no TikTok, tornando-se um dos maiores perfis de oratória do do Brasil, com mais de 20 milhões de visualizações orgânicas em cada rede social.

E ele não somente ganhou esses seguidores, mas também soube manter o ritmo e aumentar o número de pessoas que o acompanham, estando hoje com mais de 300.000 seguidores no Instagram.

Procurado pelo Pixeld News, Begossi topou compartilhar os pontos-chave que o levaram a esse crescimento e viralização. Ele atribui o sucesso ao que ele chama de seis joias do infinito, que são capazes de crescer qualquer perfil nas redes sociais.

 

Post de comemoração por 300 mil seguidores do @elprofessordaoratoria

 


As seis Joias do Infinito para um crescimento exponencial nas redes sociais

Se você trabalha com redes sociais, sabe que o crescimento de seguidores não vem em um estalar de dedos. Mas, e se você pudesse reunir estratégias-chaves para acelerar seu crescimento? É isso que El Profesor da Oratória compartilha a seguir, com exclusividade, para o Pixeld News.

 

Joia número 1: Constância

Giovanni conta que começou a produzir conteúdo na internet em abril de 2021. No início era de maneira irregular e até mesmo errou o nicho dele.

Em dezembro do mesmo ano, ele reposicionou seu nicho para oratória. Contudo, ainda assim, não era constante na produção de conteúdo, o que dificultava o crescimento de seguidores.

Porém, em maio deste ano, Giovanni decidiu focar naquilo que ele define como a Joia Número Um: Constância. Assim, passou a ser mais constante na produção e também postar cortes do único podcast que tinha participado até então. Porém, com a limitação da falta de material, Begossi conta que podia postar apenas um corte a cada dois dias, e isso afetava seu crescimento.

Buscando obter mais material, conseguiu ser convidado para um novo podcast. Agora que ele tinha mais material, não perdeu tempo e começou a postar todos os dias. Giovanni conta que no início não foi fácil, mas ele persistiu até que se tornasse algo mais simples de fazer.

Em agosto de 2022, alguns meses após começar esta estratégia, ele viu o fruto dos seus esforços: seus vídeos começaram a viralizar e isso atraiu milhares de seguidores. E você pensa que ele parou por aí? Não. Com a viralização, ele passou a postar quatro vezes ao dia, o que nos leva à segunda joia do infinito.

 

Joia número 2: Intensidade

Constância é muito importante, mas se você quiser maximizar seu resultado, é necessário intensidade – Giovanni Begossi.

Quando Begossi viralizou, as redes sociais dele chegaram a ganhar mais de 1.000 seguidores por hora.  Ainda assim, ele não se acomodou. Ele tinha a opção de manter o ritmo, mas preferiu se esforçar para ir além, afinal, aquele era um presente que estava ganhando.

Eu sei o que é não ter audiência, eu já fiz lançamento de zero venda, eu já fiz live para zero pessoas, então, quando eu recebi o presente da audiência, eu falei: é agora! Comecei a acordar cedo, colocava a música do Rocky, o lutador, para dar uma animada e fazia os cortes de podcast. No início era eu mesmo que fazia os cortes, adicionava no formato de reels, fazia a headline e postava quatro vídeos em quatro redes sociais diferentes, sozinho, eu, no meio do meu dia a dia, era um compromisso inegociável.

Giovanni postava seus vídeos no Instagram, no TikTok, nos Shorts e no Kwai. Com o tempo ele abandonou a última e focou nas outras três.

 

Jóia número 3: Comunicação de alto nível

O El Professor da Oratória teve a viralização facilitada pelo fato de se comunicar muito bem.

Seus estudos ao longo dos últimos anos foram fundamentais para que ele dominasse os conceitos de gatilhos mentais, arquétipos, e construir uma linguagem viciante no digital. Além disso, Begossi conta que ele foca em utilizar os três canais de acesso: visual, auditivo e sinestésico.

Tudo isso faz com que as pessoas fiquem mais presas ao vídeo. Logo, uma comunicação de alto nível é extremamente importante.

Como seu perfil irá crescer se você não sabe engajar as pessoas em uma live? Se não consegue fazer stories que engajam? Se você é um expert e está no digital, você precisa melhorar a sua comunicação para ontem.

De acordo com ele, não adianta nem mesmo seguir todo o método se você não tem uma comunicação de alto nível, afinal, ela é essencial para crescer nas redes. A prova dessa importância, foi sua participação no Programa Pânico, onde Giovanni roubou a atenção de mais de 100.000 pessoas ao vivo, e isso só foi possível graças a uma comunicação magnética.

 

Giovanni Begossi no Programa Pânico (Captura de tela: Pânico Jovem Pan)

 

Joia número 4: Branding

Giovanni enfatiza que as pessoas negligenciam muito o branding e a importância que ele tem nas redes sociais.

Ele aplica o Primal Branding tanto para ele quanto para os seus alunos.

O que é Primal Branding? É um conceito cunhado por Patrick Hanlon, cujo o objetivo é gerar conexão entre uma marca e seus clientes, baseado nos estudos feitos em grandes movimentos e religiões de milhares de anos, como rituais, histórias e ícones. O Primal Branding traz sete passos para que você crie uma marca muito forte, baseado em nestes conceitos milenares.

Por exemplo: o termo “El Professor da Oratória” surgiu em 2021, quando ele começou a utilizar a máscara da série La Casa de Papel nos eventos de marketing que Giovanni participava. Essa âncora no personagem facilitou com que a marca pessoal de Begossi se fixasse e atraísse as pessoas. E, de lá para cá, ele e sua equipe vieram aprimorando o branding ao longo do caminho.

Giovanni Begossi com a máscara da Casa de Papel, parte do Branding dele.

Assim começou o movimento à resistência; a tribo dos soldados da resistência, que têm os três princípios: gratidão, ambição e conhecimento; há também o nome para os haters: soldados da ignorância; as cores e as frases, como “o sábio não nega conhecimento”, ideologia do criador.

Você não vai ter o branding mais lindo da noite pro dia. Na verdade o branding é uma construção, você vai fazendo aos poucos, você vai vendo o que faz sentido, o que você gosta de fazer, o que sua audiência responde bem e você vai lapidando.

O branding precisa existir e precisa ser lapidado, por isso ele indica fortemente o estudo do Primal Branding.

 

 

Joia número 5: Conteúdo de qualidade

Do que adianta você ter constância, intensidade, comunicação de alto nível, branding, se o seu conteúdo é ruim, se você não gera transformação nas pessoas, se você não sabe o que está falando, se você não é profundo?

Giovanni enfatiza que você tem que dedicar tempo para ficar cada vez melhor na sua área de atuação. Você tem que fornecer um conteúdo transformador, que melhore as vidas das pessoas, que gere valor. Senão, como você viralizará e manterá essa viralização?

Quando o El Professor viralizou, ele atraiu leads qualificados, que vieram por meio de um conteúdo bom sobre oratória e desenvolvimento pessoal. Não foi somente entretenimento.

Inclusive, ele aponta que querer viralizar por meio de entretenimento é um erro das pessoas, pois elas acabam postando conteúdo de dancinhas ou conteúdo de pets para viralizar a qualquer custo, o que atrai pessoas que não estão interessadas no que você quer vender.

Logo, opte sempre por viralizar com conteúdo de qualidade.

 

Joia número 6: Se divertir no processo

O digital, assim como a vida, é uma maratona, não é uma corrida de 100 metros. Se você está focado só em resultados rápidos, se você não está alinhado com o seu propósito, dificilmente você vai ter sucesso, porque isso não vai te sustentar; Você precisa estar feliz no processo e alinhado com o seu propósito para você aguentar os dias ruins.

Begossi alerta que há dias em que você não verá tantos resultados. Não dá para condicionar a sua felicidade ao resultado final de muitos seguidores ou muitas vendas. As pessoas falham porque ficam muito tensas, muito estressadas. Se esse processo gera muita tensão, você não conseguirá sustentar a longo prazo.

Você só vai ser excelente em algo que você libere dopamina, não em algo que você libere cortisol.

Ele dá um exemplo: se uma pessoa produz conteúdo de oratória e, para ela, isso é extremamente estressante, logo ela irá ser ultrapassada por outra pessoa que produz um conteúdo semelhante e gosta do que faz.

Giovanni  explica que cada pessoa precisa descobrir o que é para ela e o que não é. Por exemplo:  ele conta que, antes, queria ser o cara do carrossel, ter feed lindo, cheio de carrosséis, como o do Paulo Cuenca, por exemplo. Porém, isso era custoso para ele, demorava um dia inteiro para uma postagem ficar pronta, era cansativo. Dessa forma, ele foi atrás de descobrir o que funcionava para ele: cortes de podcast.

O El Professor da Oratória garante que, ao seguir as estratégias das seis jóias do infinito, qualquer perfil pode crescer.

Para conhecer melhor o trabalho de Giovanni, é só segui-lo nas redes sociais.

 

YouTube video

 

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.