trending topics:

Como criar um TikTok viral para sua marca? Veja as principais dicas!

Cerca de 25% dos usuários da rede social chinesa buscam ou compram um produto logo após vê-lo em um vídeo no feed de seu aplicativo

Se seu perfil no TikTok está cheio de conteúdo, mas nada viraliza, está na hora de avaliar se você está cumprindo com as práticas mais básicas para que a sua empresa se destaque na rede social mais amada da atualidade.

Existem algumas maneiras simples de fazer com que seus conteúdos cheguem ao público certo, porém, antes de qualquer coisa, você precisa saber para quem deseja entregar seus vídeos, além de formatá-los para que eles sejam atraentes o suficiente para agradar os usuários da plataforma.

Hoje em dia, o TikTok se transformou em um aplicativo, não apenas voltado para os adolescentes, mas para um público muito mais amplo, que dedica seu tempo para se divertir na internet, mas também para aprender sobre os mais variados temas e, claro, para comprar produtos viralizados na rede social.

E é nesse ponto que nós, profissionais de marketing, estamos interessados! À medida que o TikTok cresce, as oportunidades para gerar mais vendas aumentam, já que a própria rede social passa a aprimorar os recursos como forma de incentivo aos empreendedores de diversos segmentos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a previsão é de que as vendas totais de 2023 chegue aos US$ 53,10 bilhões pelo aplicativo, segundo a Insider Intelligence. Essa estimativa se deve ao rápido aumento da taxa de compradores no TikTok, o que gerou um crescimento acima dos 72%.

Com a alta expectativa de vendas no app chinês, fica ainda mais clara a necessidade de aprimorar os conteúdos publicados na plataforma, para aproveitar essas oportunidades de aumentar o faturamento da sua empresa.

 

Como criar um perfil atraente no TikTok

Apesar de terem recursos parecidos, cada rede social possui seus próprios diferenciais, o que a torna única para atrair novos tipos de consumidores de conteúdo. Com base nisso, é interessante avaliar quem da sua equipe teria o perfil mais adequado para ser a cara da empresa no TikTok.

O personagem precisará criar identificação com o público-alvo e, lembre-se: a primeira impressão é a que fica, por isso, impressione seu cliente de forma positiva. Para te ajudar nisso, use uma linguagem que comunique diretamente com essas pessoas, ou seja, a mesma utilizada por elas.

Uma imagem positiva e alegre terá bons resultados no TikTok, sem deixar de lado a credibilidade e profissionalismo ao se expor na plataforma. Feito esse alinhamento de perfil x público-alvo, chega a hora de planejar os conteúdos certos para alcançar mais pessoas e gerar venda.

 

Perfil de usuários e os conteúdos para bombar no TikTok

Mesmo com a diversificação dos usuários do TikTok, 66% deles tem idade entre 16 e 24 anos, segundo dados da própria rede social, sendo que 59% desse público são mulheres. Por isso, é importante que seu conteúdo crie conexão com esse perfil para se tornar relevante na rede chinesa.

Agora, e se eu te disser que, no TikTok, vale a pena copiar, você acredita? Pois, acredite! Uma das principais tendências do aplicativo é copiar um vídeo viral e fazer o mesmo, só que adaptado para o seu negócio e do seu jeito. É uma cópia sem copiar, se é que me entende!

@marimariamakeupColorimetria 💞♬ Streets – user79644273682

Você pode fazer isso usando uma música ou um filtro que esteja em alta na plataforma, sempre levando em consideração a agilidade na hora de participar das trends, pois os usuários estão super antenados e, se bobear, já estão de olho na próxima tendência e seu vídeo poderá cair no flop e ficar ultrapassado.

Copiar conteúdos virais é bom, mas se você for o precursor desse vídeo, melhor ainda. Por isso, alimente sempre a sua criatividade, use ferramentas disponibilizadas pelo próprio TikTok e por aplicativos de imagem, e produza posts originais para crescer na rede social da ByteDance.

 

Parceria com influenciadores digitais

Escolher um influenciador que se identifique com o seu público é um ótimo caminho para ter sucesso no TikTok. Esses profissionais já possuem sua comunidade de fãs e seguidores fiéis e poderão levá-los, facilmente, para o perfil de sua empresa.

Se o seu negócio ainda não permite investir em profissionais com alto número de alcance, opte pelos nano influenciadores, considerados uma das principais tendências para 2023. Apesar de terem menos que 10k de seguidores e um alcance menor, seu público é altamente engajado.

Identificar profissionais com perfil semelhante ao de seu público, é uma boa forma de iniciar uma ação com influenciadores para a sua marca. O trabalho de escolha pode ser difícil, mas deve ser feito com muito rigor. Dessa forma, poderá alcançar resultados positivos nas vendas de seus produtos.

 

Uso de avatar

Um dos recursos que tem sido bastante utilizado entre as marcas é a criação de avatares, usados para representar uma marca. Esses personagens são feitos com uso de inteligência artificial e podem ser desenhados de acordo com a necessidade das empresas.

Se criados por um roteirista, os avatares podem ter a personalidade que desejar, para que atenda às necessidades da empresa, ou seja, ter vida intensa, intrigante e bastante interessante para atrair o interesse de seu público.

Além da possibilidade de criar o próprio avatar, as empresas também podem optar por usar personagens existentes, que estejam ligados à outras mídias, por exemplo. As ações, nesse caso, são planejadas entre ambas as empresas e, assim, ganharão maior visibilidade devido à parceria.

 

União das estratégias de marketing

Uma conta perfeita e bastante engajada no TikTok não será suficiente para que sua empresa tenha os resultados que você tanto almeja. Seu negócio precisará estar presente em todas as redes sociais e de forma integrada.

Instagram, Facebook, WhatsApp são apenas algumas das plataformas que precisarão ser alimentadas para promover maior visibilidade à sua marca. Além disso, é preciso que você esteja sempre de olho nas novas redes sociais que surgem, para não dormir no ponto e ficar atrás dos concorrentes.

Você até pode criar um único vídeo e postá-lo nas redes sociais, mas sempre que criar um conteúdo exclusivo para cada plataforma, com suas diferentes peculiaridades e públicos distintos, poderá ter resultados ainda mais vantajosos.

Por fim, os conteúdos no TikTok precisam ser divertidos e as empresas devem ter isso em mente ao planejarem seus vídeos para esta rede social. Permitir que seus clientes acessem a empresa em variados canais de comunicação será essencial para o sucesso do seu negócio.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.