Como funciona o algoritmo do Instagram? CEO da empresa explica os detalhes

Adam Mosseri, chefe do Instagram, explica detalhadamente como funciona o ranqueamento de conteúdo em cada seção da plataforma

Adam Mosseri, CEO do Instagram, forneceu mais insights sobre como o algoritmo de recomendação da plataforma funciona e também abordou o tão temido “shadowban”.

Em post oficial no blog e em sua página no Instagram, ele forneceu detalhes de como funciona o ranqueamento em cada parte da plataforma e quais são os critérios usados para escolher o conteúdo que irá mostrar a cada usuário.

De acordo com Mosseri:

Existem muitas ideias equivocadas sobre o assunto. Reconhecemos que podemos nos esforçar mais para ajudar as pessoas, principalmente os criadores de conteúdo, a entender o que fazemos.

 

Como funciona a classificação no Instagram?

O primeiro ponto que Mosseri tenta deixar bem claro é o fato de o Instagram não ter somente um algoritmo, e sim vários deles.

O Instagram utiliza vários algoritmos, classificadores e processos para personalizar a experiência de cada usuário.

Cada parte do aplicativo, como Feed, Stories, Explorar e Reels, possui seu próprio algoritmo adaptado ao uso individual.

Os posts no Feed são organizados com base na relevância para o usuário, enquanto os Stories priorizam conteúdos dos amigos mais próximos.

O Explorar é voltado para a descoberta de novos criadores e interesses, enquanto o Reels proporciona diversão.

Recursos adicionais, como Amigos Próximos, Favoritos e Seguindo, permitem personalizar ainda mais a experiência na plataforma.

 


Como funciona o algoritmo do Feed do Instagram?

O Feed do Instagram é a página principal e personalizada da plataforma, onde são exibidas fotos e vídeos curtos.

Nele, além dos posts de amigos, você encontrará conteúdos patrocinados e recomendações feitas pelo algoritmo.

O Feed é personalizado com base nas pessoas que você segue e em contas que o algoritmo acredita que você possa gostar.

Ele considera fatores como suas interações passadas e o formato preferido (fotos ou vídeos).

Estes sinais são usados para classificar as postagens no Feed de forma personalizada:

  • A atividade: publicações curtidas, compartilhadas, salvas ou comentários;
  • Informações sobre a publicação: popularidade de uma publicação (quantas curtidas ela recebeu e com que frequência as pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando e salvando) e informações mais concretas sobre o conteúdo, como quando ele foi publicado e qual é a localização (caso ela tenha sido inserida);
  • Informações sobre a pessoa que publicou: Entre os sinais, está o número de vezes que as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas;
  • O histórico de interação com alguém: a quantidade de interações recentes com uma conta direciona o algoritmo para o seu interesse.

 

Como funciona o algoritmo dos Stories do Instagram?

Os Stories do Instagram mostram os momentos do dia a dia das pessoas que você segue, bem como anúncios.

Para classificar os Stories, são consideradas as postagens das contas que você segue e removidas aquelas que não seguem as Diretrizes da Comunidade.

Em seguida, são analisados vários sinais, como a interação passada e a relevância, para exibir os Stories mais relevantes para você, como:

  • Histórico de visualização: a frequência com que você visualiza os stories de uma conta;
  • Histórico de engajamento: a frequência com que você interage com os stories dessa conta, curtindo, reagindo ou enviando uma DM;
  • Proximidade: seu relacionamento com o autor em geral e qual é a probabilidade de essa pessoa ser um amigo ou familiar.

 

Como funciona o algoritmo do Explorar do Instagram?

O Explorar do Instagram ajuda você a descobrir conteúdos novos.

A plataforma utiliza atividades anteriores, como suas curtidas, comentários e salvamentos, para encontrar fotos e vídeos relevantes.

Esses conteúdos são organizados com base na probabilidade de você interagir com eles, priorizando a relevância.

As principais ações consideradas são curtidas, salvamentos e compartilhamentos, já os sinais mais importantes analisados são:

  • Informações sobre a publicação: os posts que viralizam têm mais chances de aparecer no Explorar dos interessados. São analisados os comentários, salvamentos, quantidade e velocidade de curtidas em uma publicação. Esses sinais têm uma importância maior no Explorar do que no Feed ou no Stories;
  • Atividade no Explorar: quando há interação com um post no Explorar, há a tendência de aparecerem mais posts daquele tipo específico;
  • Histórico de interação com a pessoa que fez a publicação: quando há interação com posts de uma pessoa em específico, a tendência é que mais postagens dela apareça no Explorar.

 

Como funciona o algoritmo do Reels?

O algoritmo dos Reels do Instagram visa proporcionar uma experiência de entretenimento e descoberta de conteúdo.

Ao contrário do Feed, a maioria dos Reels exibidos são de contas que o usuário não segue.

A classificação ocorre por meio de um processo que considera vídeos que possam ser do interesse do usuário e os organiza com base na probabilidade de recompartilhamento, visualização completa, curtidas e acesso à página de áudio.

Os sinais mais importantes são, em ordem aproximada de importância:

  • A atividade: são analisados sinais como os reels curtidos, salvos, recompartilhados ou comentados e também os que houve interação recentemente.
  • Histórico de interação com a pessoa que fez a publicação: assim como no Explorar, é provável que no Reels o vídeo tenha sido criado por alguém desconhecido. Porém, se houve interação com essa pessoa, talvez tenha interesse no que ela compartilhou.
  • Informações sobre o Reel: os sinais incluem o conteúdo do vídeo, como a faixa de áudio ou os elementos visuais, assim como a popularidade.
  • Informações sobre a pessoa que publicou: são analisados a popularidade, o número de seguidores ou o nível de engajamento, para identificar conteúdos interessantes criados por uma grande variedade de pessoas, a fim de que elas tenham uma chance de encontrar o público ideal para o próprio conteúdo.

 

E o “shadowban” do Instagram, como funciona?

Por fim, Adam Mosseri abordou o conceito de shadowban, destacando que não há uma definição única e consensual.

No entanto, em geral, o termo é utilizado para descrever contas ou conteúdos que são limitados ou ocultados sem uma explicação clara.

O Instagram enfatiza que é do interesse da empresa ajudar os criadores de conteúdo a alcançar seu público e crescer na plataforma, sendo assim, ele não banem intencionalmente conteúdo para incentivar a compra de anúncios.

A fim de aumentar a transparência, o Instagram criou recursos como o Status da Conta, que fornece informações sobre o desempenho da conta e permite apelar de decisões:

Adicionamos recentemente a capacidade de ver se a sua conta é qualificada para aparecer na Pesquisa ou como uma conta sugerida. Você poderá fazer uma apelação se ela não for — diz Mosseri.

A empresa diz que continua a investir nesse recurso, adicionando mais transparência e notificações para ajudar os criadores de conteúdo a entender as limitações na distribuição de seus conteúdos.

Confira o vídeo com todas as explicações dadas pelo chefe da plataforma:

 

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Google Ads

Checklist do Google Ads: 5 maneiras de auditar e otimizar suas campanhas

Aumente seu sucesso no Google Ads! Audite, otimize e direcione o público certo para maximizar o ROI e as conversões

Não pague à Apple! Meta compartilha dicas para evitar taxas de impulsionamento de posts

A Meta publicou um infográfico dando quatro dicas para anunciantes evitarem a taxa de 30% da Apple ao impulsionar seus anúncios

Telegram ou WhatsApp? O que usar no seu marketing

Telegram ou WhatsApp: qual usar no seu marketing?

Telegram ou WhatsApp? Qual usar dentro das suas estratégias de marketing? A resposta não é tão simples quanto parece.

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.