Adam Mosseri, CEO do Instagram, forneceu mais insights sobre como o algoritmo de recomendação da plataforma funciona e também abordou o tão temido “shadowban”.
Em post oficial no blog e em sua página no Instagram, ele forneceu detalhes de como funciona o ranqueamento em cada parte da plataforma e quais são os critérios usados para escolher o conteúdo que irá mostrar a cada usuário.
De acordo com Mosseri:
Existem muitas ideias equivocadas sobre o assunto. Reconhecemos que podemos nos esforçar mais para ajudar as pessoas, principalmente os criadores de conteúdo, a entender o que fazemos.
Como funciona a classificação no Instagram?
O primeiro ponto que Mosseri tenta deixar bem claro é o fato de o Instagram não ter somente um algoritmo, e sim vários deles.
O Instagram utiliza vários algoritmos, classificadores e processos para personalizar a experiência de cada usuário.
Cada parte do aplicativo, como Feed, Stories, Explorar e Reels, possui seu próprio algoritmo adaptado ao uso individual.
Os posts no Feed são organizados com base na relevância para o usuário, enquanto os Stories priorizam conteúdos dos amigos mais próximos.
O Explorar é voltado para a descoberta de novos criadores e interesses, enquanto o Reels proporciona diversão.
Recursos adicionais, como Amigos Próximos, Favoritos e Seguindo, permitem personalizar ainda mais a experiência na plataforma.
Como funciona o algoritmo do Feed do Instagram?
O Feed do Instagram é a página principal e personalizada da plataforma, onde são exibidas fotos e vídeos curtos.
Nele, além dos posts de amigos, você encontrará conteúdos patrocinados e recomendações feitas pelo algoritmo.
O Feed é personalizado com base nas pessoas que você segue e em contas que o algoritmo acredita que você possa gostar.
Ele considera fatores como suas interações passadas e o formato preferido (fotos ou vídeos).
Estes sinais são usados para classificar as postagens no Feed de forma personalizada:
- A atividade: publicações curtidas, compartilhadas, salvas ou comentários;
- Informações sobre a publicação: popularidade de uma publicação (quantas curtidas ela recebeu e com que frequência as pessoas estão curtindo, comentando, compartilhando e salvando) e informações mais concretas sobre o conteúdo, como quando ele foi publicado e qual é a localização (caso ela tenha sido inserida);
- Informações sobre a pessoa que publicou: Entre os sinais, está o número de vezes que as pessoas interagiram com essa pessoa nas últimas semanas;
- O histórico de interação com alguém: a quantidade de interações recentes com uma conta direciona o algoritmo para o seu interesse.
Como funciona o algoritmo dos Stories do Instagram?
Os Stories do Instagram mostram os momentos do dia a dia das pessoas que você segue, bem como anúncios.
Para classificar os Stories, são consideradas as postagens das contas que você segue e removidas aquelas que não seguem as Diretrizes da Comunidade.
Em seguida, são analisados vários sinais, como a interação passada e a relevância, para exibir os Stories mais relevantes para você, como:
- Histórico de visualização: a frequência com que você visualiza os stories de uma conta;
- Histórico de engajamento: a frequência com que você interage com os stories dessa conta, curtindo, reagindo ou enviando uma DM;
- Proximidade: seu relacionamento com o autor em geral e qual é a probabilidade de essa pessoa ser um amigo ou familiar.
Como funciona o algoritmo do Explorar do Instagram?
O Explorar do Instagram ajuda você a descobrir conteúdos novos.
A plataforma utiliza atividades anteriores, como suas curtidas, comentários e salvamentos, para encontrar fotos e vídeos relevantes.
Esses conteúdos são organizados com base na probabilidade de você interagir com eles, priorizando a relevância.
As principais ações consideradas são curtidas, salvamentos e compartilhamentos, já os sinais mais importantes analisados são:
- Informações sobre a publicação: os posts que viralizam têm mais chances de aparecer no Explorar dos interessados. São analisados os comentários, salvamentos, quantidade e velocidade de curtidas em uma publicação. Esses sinais têm uma importância maior no Explorar do que no Feed ou no Stories;
- Atividade no Explorar: quando há interação com um post no Explorar, há a tendência de aparecerem mais posts daquele tipo específico;
- Histórico de interação com a pessoa que fez a publicação: quando há interação com posts de uma pessoa em específico, a tendência é que mais postagens dela apareça no Explorar.
Como funciona o algoritmo do Reels?
O algoritmo dos Reels do Instagram visa proporcionar uma experiência de entretenimento e descoberta de conteúdo.
Ao contrário do Feed, a maioria dos Reels exibidos são de contas que o usuário não segue.
A classificação ocorre por meio de um processo que considera vídeos que possam ser do interesse do usuário e os organiza com base na probabilidade de recompartilhamento, visualização completa, curtidas e acesso à página de áudio.
Os sinais mais importantes são, em ordem aproximada de importância:
- A atividade: são analisados sinais como os reels curtidos, salvos, recompartilhados ou comentados e também os que houve interação recentemente.
- Histórico de interação com a pessoa que fez a publicação: assim como no Explorar, é provável que no Reels o vídeo tenha sido criado por alguém desconhecido. Porém, se houve interação com essa pessoa, talvez tenha interesse no que ela compartilhou.
- Informações sobre o Reel: os sinais incluem o conteúdo do vídeo, como a faixa de áudio ou os elementos visuais, assim como a popularidade.
- Informações sobre a pessoa que publicou: são analisados a popularidade, o número de seguidores ou o nível de engajamento, para identificar conteúdos interessantes criados por uma grande variedade de pessoas, a fim de que elas tenham uma chance de encontrar o público ideal para o próprio conteúdo.
E o “shadowban” do Instagram, como funciona?
Por fim, Adam Mosseri abordou o conceito de shadowban, destacando que não há uma definição única e consensual.
No entanto, em geral, o termo é utilizado para descrever contas ou conteúdos que são limitados ou ocultados sem uma explicação clara.
O Instagram enfatiza que é do interesse da empresa ajudar os criadores de conteúdo a alcançar seu público e crescer na plataforma, sendo assim, ele não banem intencionalmente conteúdo para incentivar a compra de anúncios.
A fim de aumentar a transparência, o Instagram criou recursos como o Status da Conta, que fornece informações sobre o desempenho da conta e permite apelar de decisões:
Adicionamos recentemente a capacidade de ver se a sua conta é qualificada para aparecer na Pesquisa ou como uma conta sugerida. Você poderá fazer uma apelação se ela não for — diz Mosseri.
A empresa diz que continua a investir nesse recurso, adicionando mais transparência e notificações para ajudar os criadores de conteúdo a entender as limitações na distribuição de seus conteúdos.
Confira o vídeo com todas as explicações dadas pelo chefe da plataforma: