trending topics:

BeReal está crescendo. É a hora de os marketeiros usarem a nova rede social?

Conheça o aplicativo que vem crescendo dentro da Geração Z e como promover sua marca dentro dele.

Autenticidade é a palavra da vez, as novas gerações estão cada vez mais interessadas em conteúdos reais, sem edição e livres de roteiros prontos. Por isso que o aplicativo BeReal tem crescido tanto nos últimos tempos.

O aplicativo está sendo apresentado como anti-instagram, com foco na vida cotidiana real e não editada, em oposição a cenas de estilo de vida no Instagram, sempre retocadas e polidas.

 

Como funciona o app BeReal?

O BeReal é um aplicativo de mídia social que solicita que os usuários publiquem uma foto não filtrada de si mesmos uma vez por dia.

O aplicativo notifica os usuários diariamente, em horários diferentes, para tirar e compartilhar uma foto autêntica em menos de dois minutos.

A ideia é incentivar o compartilhamento de fotos sem filtro e que revelem o cotidiano dos seus amigos. As fotos são tiradas com a câmera frontal e traseira simultaneamente.

 


O crescimento do app BeReal

O aplicativo foi lançado em 2020 pelos cofundadores Alexis Barreyat e Kevin Perreau. A empresa recebeu uma injeção de dinheiro de US$ 30 milhões de Andreessen Horowitz e Accel no ano passado e, neste ano, houve uma segunda injeção monetária, o que avaliou a empresa em US$ 600 milhões.

O aplicativo começou a ganhar usuários em 2021, mas foi em 2022 que chegou ao seu ápice, crescendo mais de 300% o número de usuários, de acordo com o data.ai.

Hoje o aplicativo está no topo dos aplicativos gratuitos na App Store nos Estados Unidos, com mais de 28 milhões de downloads até agora.

Esse crescimento do aplicativo está ressoando em outros, que estão procurando replicar as ferramentas principais. O Instagram, por exemplo, recentemente lançou um recurso que se parece muito com a interface do BeReal.

 

Como usar o BeReal para marcas?

O aplicativo é claramente contra publicidade, por enquanto ele não aceita nenhum tipo de propaganda ou anúncio. Porém isso não é um impeditivo para que as marcas se façam presentes no ambiente.

O BeReal é uma oportunidade para as marcas mostrarem mais de si, os bastidores, as falhas, a “vida real” que ocorre atrás de um produto ou de uma personalidade.

Devido à natureza aleatória do aplicativo, não há como planejar um conteúdo, pois não se sabe quando receberá uma notificação para postar. Contudo, isso não impediu que algumas marcas fossem criativas dentro dele.

A Chipotle, rede de comida mexicana, foi a veterana a promover a marca no aplicativo. A rede começou a usar o BeReal para enviar códigos promocionais para quem os acompanhasse – os 100 códigos oferecidos geralmente são resgatados em um minuto.

Numa entrevista, a chefe de marketing da rede disse:

Adoramos a sinergia entre o objetivo da BeReal de fazer com que os usuários compartilhem seu eu genuíno e os ingredientes reais da comida Chipotle. Nosso objetivo final é aparecer autenticamente na plataforma, sobrecarregar nossos superfãs e agregar valor à experiência do usuário.

Depois da Chipotle, marcas como Elf – marca de cosméticos americana – e PacSun – marca de roupas – também fizeram publicidade oferecendo descontos para os seguidores.

 

BeReal como porta de entrada para outras redes sociais

Contudo, não são só as marcas que estão fazendo uso do BeReal para marketing. Influenciadores também estão usando o aplicativo como uma porta de entrada para levar pessoas para outras redes sociais como o TikTok ou o Instagram.

A influenciadora @emily.greeen, por exemplo, recebeu mais de 70.000 visualizações e mais 200.000 curtidas em seu TikTok por compartilhar um BeReal de humor envolvendo o Harry Styles.

 

Ser leve, ser real e não ter cara de propaganda

Essas são as premissas para trabalhar a sua marca dentro do aplicativo BeReal. O público de lá são pessoas que estão esgotadas da criação de conteúdo, de roteiros prontos e de várias pessoas oferecendo algo “super vantajoso”, como acontece com o Instagram e, mais recentemente vem acontecendo com o TikTok.

Logo, é a hora de mostrar os bastidores, as falhas, o que está no dia a dia, como um rímel favorito, uma marca de café que você esteja tomando, ou algum outro conteúdo leve e “despretensioso”.

O aplicativo abre espaço para um jornal postar “a história que você deve ler hoje” ou para uma marca de roupas mostrar o “look do dia”, tudo de maneira espontânea e pensada para aquela hora em que aparece a notificação do app.

O importante, no BeReal, é que o conteúdo não precisa parecer perfeito, desde que seja genuíno e interessante.

Mais de 10 milhões de usuários é um número significativo para um aplicativo em ascensão, logo, vale a pena pelo menos considerar como ele pode se encaixar em uma abordagem de marketing mais criativa, como um experimento para caber no que pode vir a ser o futuro das redes sociais.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.