trending topics:

Tentando ganhar o selo de Verificado nas redes? Veja o que você precisa saber

Verificação de redes sociais é uma estratégia eficaz para expandir seus negócios. Entenda mais o que é e quais são os requisitos.

Quem introduziu a ideia de verificação de rede social foi o Twitter, com a intenção de autenticar a identidade de figuras públicas e celebridades. Desde então, o selo foi adotado por outras redes sociais e incluem também empresas, marcas, influenciadores, ativistas e jornalistas.

Dentre alguns outros benefícios que ter o “selo azul” te dá, é uma forma de verificar se você é real, oficial, e não alguém querendo se passar por você nas redes sociais.

 

O que é uma conta verificada nas redes sociais?

A conta verificada é uma forma de identificar com facilidade os perfis oficiais de figuras públicas, marcas ou empresas em redes sociais e também de evitar que surjam “fakes” dessas contas.

O perfil que é verificado ganha um selo que o identifica como conta verificada.

 


Quais são as vantagens de ter a conta verificada?

Além de comprovar que você é você, o selo de verificação é visto como um endosso, que diz às pessoas que você é confiável, importante e merece atenção.

As contas verificadas também têm uma classificação mais alta nas pesquisas e consultas, o que quer dizer que essas contas aparecem antes nas sugestões das pesquisas.

Os comentários de contas verificadas aparecem antes dos das contas normais, o que é uma ótima maneira de alcançar um público maior e aumentar o seu engajamento.

Além disso, há estudos que mostram que a taxa de engajamento de contas verificadas é 30% maior do que a de contas regulares.

Sem dúvida, obter o “selo azul” é algo a ser almejado se você deseja expandir a sua marca ou empresa. O processo de verificação é um pouco desafiador, já que 73,4% das contas verificadas estão entre as que têm mais de um milhão de seguidores, mas estamos aqui para te dar o caminho das pedras de como ganhar o selo de verificado nas redes.

 

É preciso quantos seguidores para ter uma conta verificada?

Muitos acham que é necessário ter milhões de seguidores para obter o selo de verificação, mas não! Embora a verificação de rede social fosse, no passado, reservada a celebridades e pessoas notáveis, hoje está disponível a todos os indivíduos, empresas e marcas, desde que atenda aos requisitos da rede social.

Em relação a quantos seguidores exatamente você deve ter para ser verificado, com exceção do YouTube, não há requisitos mínimos. Pode ser que seja mais fácil se você tiver milhões de seguidores, mas isso não significa que você pode não ser aprovado se só tiver alguns milhares. O jornalista Peter Yeung (@ptr_yeung), por exemplo, conseguiu o selo azul tendo um pouco mais de mil seguidores.

 

Como ganhar o selo de verificado?

As diferentes plataformas podem ter requisitos ligeiramente diferentes e, por isso mesmo, passamos pelos critérios de algumas delas.

 

Como ter uma conta verificada no Instagram e no Facebook?

A plataforma te pede que sua conta seja:

  • Autêntica: Sua conta deve representar uma pessoa real ou uma entidade ou empresa registrada.
  • Completa: Sua conta deve ser pública e ter uma biografia, uma foto do perfil e pelo menos uma publicação. Seu perfil não pode conter links do tipo “adicione-me” de outros serviços de redes sociais.
  • Única: Sua conta deve ser a única presença da entidade que representa. Em geral, apenas uma conta por entidade pode ser verificada, com exceção das contas com idiomas específicos. Não verificamos contas de interesse geral (por exemplo, de memes de cachorros).
  • Notável: Sua conta deve representar pessoas, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas. Analisamos contas que estão em destaque em várias fontes de notícias. Não consideramos conteúdo pago ou promocional como fonte de análise.

 

Como ganhar ter uma conta verificada no Twitter?

(Captura de tela: Twitter | Reprodução)

Para receber o selo azul no Twitter, sua conta deve ser autêntica, notável e ativa.

  • Autêntica: A autenticidade será testada por meio de um site oficial da sua pessoa, marca ou empresa; ou por meio da verificação de um documento oficial, como carteira de motorista ou passaporte; ou um endereço de e-mail com domínio próprio.
  • Ativa: A conta deve ter um nome e uma foto; deve ser pública; deve ter uso de, pelo menos, seis meses; e-mail e celular confirmados e não pode ter sido bloqueada por violar as regras da plataforma.
  • Notável: Assim como no Facebook, será feita uma pesquisa sobre a notoriedade em várias fontes de notícias.

 

Como ter uma conta verificada no TikTok?

Ao contrário das outras plataformas, não há uma maneira de solicitar o selo azul do TikTok. Há uma equipe na empresa que é responsável por achar os criadores que, de alguma forma, merecem ter o selo, seguindo estes critérios:

  • Atividade: Deve ter sido conectada nos últimos seis meses;
  • Autenticidade: a conta representa uma pessoa, empresa ou entidade real. Somente uma verificação por empresa ou pessoa, exceto para contas de idiomas específicos. Se a conta é uma empresa, instituição ou entidade, o domínio de e-mail deve representar a empresa durante o processo de aprovação da verificação (por exemplo, @tiktok.com).
  • Completude: A conta deve estar pública atualmente e ter um perfil completo com uma biografia, nome, foto de perfil e pelo menos um vídeo.
  • Segurança: A conta deve ter a autenticação multifator com um e-mail verificado. Isso garante que o proprietário autêntico permaneça assim e seja protegido de pessoas mal-intencionadas que querem fazer “fakes”.
  • Notabilidade: Assim como as outras, analisa-se contas destacadas em várias fontes de notícias, e não se considera comunicados de imprensa e mídia patrocinada ou paga.

 

Como ter uma conta verificada no YouTube?

Para iniciar o processo de pedido de verificação no YouTube, diferentemente das outras redes sociais, você precisa ter, no mínimo, 100 mil seguidores.

Além desse critério, também há:

  • Autenticidade: representar o verdadeiro criador de conteúdo, marca ou entidade que afirma ser. Vários fatores diferentes serão analisados para confirmar a identidade, como a idade do canal. Também poderemos pedir mais informações ou documentos;
  • Completude: seu canal precisa ser público e ter um banner, uma descrição e uma foto de perfil. O canal também precisa ter conteúdo e estar ativo no YouTube.

 

Quais são os critérios de notabilidade para ganhar o selo de verificado nas redes sociais?

Como você pôde ver, em todas as redes sociais, por mais que diversifiquem um pouco alguns critérios, há a avaliação de notabilidade, e é por isso que trouxemos uma análise mais aprofundada de como é feita essa pesquisa.

Quando uma conta é enviada para verificação, uma pesquisa no Google será realizada para determinar sua notabilidade.

No caso do Instagram, por exemplo, para ser considerado notável, você deve ser conhecido, altamente pesquisado ou importante o suficiente para ser falado, ou seja, destaque em vários meios de comunicação.

Para aumentar as suas chances de passar nos critérios de notabilidade, você – ou sua empresa/marca – deve ser destaque na mídia e atender aos seguintes requisitos:

  • Deve ser falado nos meios de comunicação: blogs, em geral, não se qualificam para esse critério, você deve estar sendo falado em meios de comunicação de notícias. Uma boa forma de testar é ver se o seu nome (ou da sua empresa/marca) está aparecendo em postagens na aba “notícias” do Google. A chave é ter muitos artigos sobre você ou sobre sua empresa nessa aba.
  • Nenhum conteúdo patrocinado ou pago: seus artigos não devem estar veiculados em mídia paga ou patrocinada. Algumas empresas, como forma de crescer, acabam pagando algumas agências de notícias para falar sobre elas, mas esses artigos são vistos pelas redes sociais como conteúdo patrocinado e são inelegíveis para a verificação da conta.
  • Notícias recentes: deve haver artigos de notícias recentes suficientes sobre você ou sobre a sua marca. Se houve somente notícias esporádicas ao longo dos anos, será difícil convencer a plataforma de mídia social de que você é um usuário notável. Pessoas notáveis são constantemente comentadas.
  • Artigos completos: os artigos devem ser histórias completas escritas exclusivamente sobre você ou sobre a sua empresa, por exemplo: entrevistas, biografias ou histórias detalhadas da empresa ou produtos. Deve haver menções claras a você ou à sua marca.
  • Número adequado de artigos: é recomendável que você procure pelo menos dez artigos recentes completos sobre você ou sua empresa, como uma base só, a ideia é sempre ter mais e não menos.

Tendo em vista todos esses critérios que devem ser levados em conta para ter uma verificação, dá para ver que o selo azul é claramente um desafio – a não ser que você seja um constante destaque nas notícias.

Portanto, o passo que deve ser seguido, antes de requerer o selo azul ao lado do seu nome, é fazer com esse nome tenha uma forte presença on-line e se tornar “digno de destaque”, para isso você pode contar com uma equipe que te ajude com a publicidade.

A verificação de rede social pode exigir algum esforço e investimento, mas, devido aos seus benefícios exclusivos, vale muito a pena.

 

Fonte: Entrepreneur

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.