trending topics:

André Diamand: seu nome pessoal importa para ter resultado. Entenda!

Trocar de nome pode ser uma alternativa positiva, quando o de nascença não funciona profissionalmente, diz especialista

Seu nome te empodera ou te diminui? Se você já teve vontade de usar um pseudônimo ou um apelido ao fazer uma apresentação ou participar de uma reunião com importantes nomes do mercado em que atua, é possível que seu nome não seja dos mais atraentes, principalmente na hora de fazer negócios.

Uma publicação recente de André Diamand, especialista em branding e umas das principais referências no cenário de marketing e startups, chamou atenção de seus seguidores para o quanto o nome importa na hora de causar uma boa, ou nem tão boa assim, impressão à potenciais clientes.

Imagina você se apresentar como o CEO da marca mais inovadora do metaverso, Gerisvaldo? – indagou Diamand, em uma brincadeira sobre a influência negativa ou positiva que diferentes nomes podem causar nas pessoas.

Diamand é craque em mapear as sensações da mente humana e está sempre compartilhando importantes dicas e insights sobre o posicionamento de marcas para se tornarem atraentes e impactantes.

Segundo ele, os nomes têm a possibilidade de transmitir sensações na mente dos clientes e, com isso, é preciso estar atento para essas escolhas, já que elas poderão impactar diretamente no sucesso do seu negócio.

Só o nome já tem a possibilidade de passar uma sensação positiva na cabeça do cliente, começar a causar uma experiência nele para o próximo passo. Pense bem nisso antes de criar o nome para sua marca, produto, curso, o que for – alertou o especialista.

No post compartilhado em seu Instagram, Diamond compartilhou diversos depoimentos, bem divertidos por sinal, de seguidores com nomes nada favoráveis para o sucesso profissional. Confira abaixo:

Como o nome pode influenciar o sucesso de uma carreira

São vários os estudos existentes sobre a influência do nome pessoal em diversas questões, como o sucesso de uma carreira, conquista de emprego, preconceitos e outros, devido ao impacto que eles causam na perspectiva que os outros têm sobre as pessoas.

Segundo o filósofo francês, Jean Chevalier, os egípcios da Antiguidade consideravam o nome pessoal mais do que um signo de identificação, mas uma dimensão do indivíduo, carregado de significação.

Já a pesquisa realizada, em 2003, pelo National Bureau of Economics, intitulada “Emily e Greg são mais empregáveis do que Lakisha e Jamal?”, aponta os efeitos profundos que o nome das pessoas pode causar no âmbito profissional.

De acordo com o estudo, os profissionais que possuem nomes mais comuns, são mais propensos a conquistar uma vaga de trabalho nos Estados Unidos. Normalmente, as pessoas fazem inferências sobre as outras com base no nome, pelo simples desejo de categorizar informações para compreendê-las melhor.

Como um nome é usado para identificar um indivíduo e se comunicar com ele diariamente, serve como base da auto concepção de alguém, especialmente em relação aos outros – afirma David Zhu, pesquisador sobre a psicologia dos nomes e professor de Administração e Empreendedorismo na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

 

Determinismo nominativo

Outra teoria que comprova a interferência do nome no sucesso de uma carreira é o determinismo nominativo, que estuda a influência de nomes na vida das pessoas e como sua escolha pode afetar a personalidade de cada ser.

Em se tratando da escolha do nome de uma empresa, por exemplo, o gestor em recuperação de empresas e fundador do projeto Ciência do Nome, Miguel Vinícius Guarnieri, explica a importância da análise dos nomes jurídicos e físicos para o seu próprio desenvolvimento.

A Ciência do Nome aborda as influências contidas em um nome de Pessoa Física, na Razão Social de uma Pessoa Jurídica, em seu nome fantasia e sua marca (logotipo) – disse Guarnieri, em explicação sobre seu projeto, baseado nos conhecimentos relacionados à numerologia, grafologia, programação neurolinguística e conceitos sobre física quântica.

Enfim, fica mais que comprovado o quanto o nome das pessoas pode contribuir para o sucesso de um profissional e dos negócios que ele promover.

Como já dizia em 1961, Gordon Allport, um dos fundadores da psicologia da personalidade: “o ponto de ancoragem mais importante para nossa identidade pessoal ao longo da vida continua sendo nosso próprio nome”.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.