Como usar a Inteligência Artificial para escrever Copys e textos de marketing

Obs: leia este texto até o final e descubra por que os copywriters pordem ficar felizes e desesperados com a IA

Founder do Pixeld, apaixonado por marketing, MBA/FGV, lançador desde 2014.

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

Importante:

Este texto foi produzido por um de nossos colunistas convidados. Os comentários, análises e opiniões expressos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Pixeld ou de seus controladores.

Desperate nervous dark skinned male student looks stressfully at pile of papers, writes information in notepad, has much work and deadline for preparation, isolated on pink wall. Close up shot

 

A inteligência artificial tem aumentado a eficiência da criação de conteúdo, tornando o processo criativo mais simples e ao mesmo tempo mais produtivo.

Com o aumento dos negócios digitais, também tem havido um aumento significativo na demanda por Copywriters (redatores focados em venda/conversão), que precisam criar uma variedade de conteúdos para se destacar no mercado.

É aqui que a inteligência artificial, ou AI, entra como uma ferramenta poderosa para ajudar os copywriters a criar conteúdos de marketing mais eficazes.

Neste artigo quero discutir sobre como a inteligência artificial pode melhorar o processo de criação de conteúdo, ajudando os copywriters a criarem copys mais envolventes e convincentes para as suas campanhas de marketing digital.

 

O que é a Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é o ramo da ciência da computação que se ocupa de criar sistemas que simulam ou automatizam tarefas geralmente realizadas por seres humanos e que exigem inteligência.

Um dos principais usos da inteligência artificial na indústria de marketing é a criação de conteúdos.

Estes sistemas usam métodos de reconhecimento de padrões para analisar grandes quantidades de informações e gerar automaticamente copys de marketing envolventes e convincentes.

 

Como a Inteligência Artificial Pode Ajudar os Copywriters?

A inteligência artificial pode ser usada para ajudar os copywriters a criar conteúdos eficazes, pois ela simplifica o processo de criação de conteúdos e ajuda a economizar tempo.

Com a ajuda desta tecnologia, é possível criar conteúdos de alta qualidade e envolventes, o que ajuda os copywriters a aprimorar as habilidades de escrita e a economizar muito tempo.

Além disso, ela pode ajudar os profissionais de marketing a encontrarem palavras-chave mais relevantes e a tornarem seu conteúdo mais interessante e atraente para os leitores.

A inteligência artificial também pode analisar os dados de SEO para ajudar os copywriters a melhorar os rankings de pesquisa do conteúdo que eles criam.

 

Como Usar a Inteligência Artificial para Criar Copys de Marketing?

Como te mostrei até aqui, e o nosso colunista Fábio Jr Soma tem mostrado em sua série de posts, a inteligência artificial tem um papel importante a desempenhar na criação de conteúdos de marketing, como por exemplo:

Utilizando dados de copywriting, como palavras-chave, tendências de palavras-chave, identificando erros gramaticais, assuntos relevantes e verificando a longevidade do conteúdo,

As possibilidade são quase infinitas, e podem acelerar muito a produção de conteúdo.

Por exemplo, uma estratégia importante na criação de conteúdos é a utilização de dados de tópicos relacionados. A inteligência artificial pode processar grandes quantidades de dados, incluindo dados de tópicos relacionados, para criar conteúdos mais relevantes, interessantes e atraentes.

Além disso, a inteligência artificial também pode ser usada para detectar erros de ortografia e gramática no copy escrito, tornando-o ainda mais convincente para os leitores.

Para aproveitar ao máximo os benefícios da inteligência artificial na criação de conteúdos, é importante ter um processo automatizado para criação de conteúdos. Esta ferramenta pode ajudar os profissionais de marketing a criar conteúdos com mais rapidez e precisão.

 

Inteligência Artificial vai substituir os Copywriters?

A inteligência artificial tem o potencial de tornar o processo de criação de conteúdos muito mais eficaz e simples. Ele permitirá que os profissionais de marketing criem conteúdos de alta qualidade, envolventes e relevantes, ajudando-os a otimizar o conteúdo para os mecanismos de pesquisa e a obter melhor performance e resultados.

Aqueles que souberem usar a IA para ajudar na criação de conteúdos, terão uma grande vantagem competitiva.

[…]

Mas espere… para tudo, para tudo, para tudo!

 

HEHEHE, VOCÊ NEM PERCEBEU, NÃO É?

Sim, isso mesmo que você está pensando.

Praticamente todo o texto acima foi escrito por uma Inteligência Artificial, automaticamente. Com a exceção de algumas poucas palavras e separação de parágrafos, eu, Sérgio, não fiz nada no texto.

Na verdade, para ser mais justo, eu contei aqui: das cerca de 600 palavras que esse texto tem até agora, apenas 62 são minhas (ufa, pelo menos é mais de 10%!)

Fora isso, tudo o que eu fiz foi usar uma ferramenta de Inteligência Artificial focada em Copywiriting e preencher (em menos 1 minuto) os seguintes campos:

Vale a pena ressaltar também o tempo que levei para fazer este artigo.

Normalmente, para elaborar esta ideia, pesquisar, encontrar uma linha de raciocínio e escrever essa quantidade de texto, eu levaria cerca de uma hora, se bem concentrado (isso porque me considero, ou considerava, um escritor rápido).

Porém, cronometrei o tempo que levei para fazer este texto com a IA:

  • 1 minuto escrevendo as palavras chaves
  • 2 minutos aguardando ela criar o texto
  • 3 minutos revisando o texto dela e completando
  • 10 minutos escrevendo esse final e publicando
  • Uma meia hora pensando se eu deveria postar um artigo onde sou humilhado para Inteligência Artificial. Risos.

Ou seja, tirando a parte onde eu fiquei refletindo nessa mudança de paradigma, levei menos de 20 minutos para fazer algo que antes levaria, no mínimo, 1 hora. E, desses 20 minutos, mais da metade sou eu pensando e escrevendo.

A IA fez a linha de raciocínio, escolheu os subtítulos, completou os parágrafos, fez a intro e conclusão em 2 minutos.

Não há dúvidas de que a IA irá mudar, muito em breve, toda a indústria de produção de conteúdo web e publicitário.

 

Mas qual é a ferramenta de Inteligência Artificial que você usou para fazer este artigo, Sérgio?

Eu confesso que, como profissional de marketing, eu já tinha testado há um tempo atrás algumas ferramentas que, supostamente, ajudariam a escrever copys, textos publicitários e artigos em geral. Mas, sendo sincero… eram péssimas. Elas apenas preenchiam lacunas em textos e scripts prontos.

Mas, recentemente, com o hype do ChatGPT, me vi interessado em buscar novamente por apps de inteligência artificial voltados para copywrinting. Inicialmente, encontrei versões gringas. Elas até funcionavam bem, mas a “inteligência” se perdia ao traduzir as coisas para o português.

Porém, não é que eu encontrei uma ferramenta brasileira disso? Pois é, a ferramenta que usei é a Infinity Copy.

O mais interessante (além dela ser brasileira e entregar bons textos já em português), é o fato dela trazer soluções de usos da inteligência artificial para produzir diversos tipos de textos, seja para Blogs/Sites, Redes Sociais… e Anúncios! Isso sim é impressionante.

Como é a InfinityCopy por dentro. Acesse aqui para ver mais.

 

Algumas das ferramentas de IA que a Infinity Copy possui para quem trabalha com marketing são:

  • Ferramentas  de Inteligência Artificial para artigos de blogs e sites:
    • Gerador ideias de posts (baseados em SEO)
    • Gerador de parágrafos de introdução, conclusão, CTA
    • Gerador de títulos de blog (levando em conta o SEO)
    • Esboço de artigo, com até 800 palavras (é o que usei aqui)
    • Várias ferramentas de IA para SEO
  • Ferramentas de Inteligência Artificial para Redes Sociais
    • Gerador ideias de vídeos para TikTok, Reels, YouTube
    • Textos de descrição para posts de Insta e YouTube
    • Palavras chaves, hashstags… e outras coisas
  • Ferramentas de Inteligência Artificial para criar Anúncios
    • Gerador ideias de anúncios usando IA
    • Gerador de descrição de títulos e descrições de Facebook Ads
    • Gerador de descrição de títulos e descrições de Google Ads
    • Outras ferramentas (inclusive geração de imagens livres de direitos autorais)

Agora, talvez a parte mais interessante, e ligada ao tema central deste artigo, são as ferramentas de inteligência artificial voltadas para quem trabalha como Copywriter (ou redator publicitário, como se dizia antes).

Quem já fez um curso de copywriting sabe que, essencialmente, os cursos se dividem em duas partes:

  • As bases da escrita persuasiva (gatilhos mentais, estudo da persona, tom etc);
  • Modelos e scripts de copys validadas (AIDA, Problema-Agitação-Solução e outros)

O que a Infinity Copy fez (e isso não encontrei nas ferramentas gringas), foi trazer esse tipo de estruturas e modelos para a ferramenta.

Sendo assim, você insere algumas informações (como nome do produto/serviço, palavras-chave e CTA), e a inteligência artificial gera para você várias ideias, por exemplo, de copys no formato Problema-Agitação-Solução (PAS), para você usar, por exemplo, em um vídeo de anúncios. Olha aí:

 

É claro, os textos não saem 100% prontos para você usar e faturar milhões. Eu concordo com a visão que a própria IA trouxe no início do texto: a Inteligência Artificial é uma ferramenta para acelerar a criação de novas ideias, textos e conteúdos.

Ou seja, ao invés de gastar horas pensando em como encaixar algumas estruturas, você faz isso em minutos (e fica livre para focar no que realmente importa: a proposta única de valor e a sua pitada individual nas copys).

 

Então esse artigo aqui é um publieditorial?

Não, não é. Acredite em mim.

Decidi escrevê-lo justamente porque, como você, eu fiquei impressionado de não conhecer uma ferramenta assim, ainda mais em português. Temos um time de redatores e copywriters no Pixeld e na nossa agência.

Assim, escrevi este artigo (com um plot-twist do meio para o final), para mostrar à nossa equipe e a você, que trabalha com marketing digital, o potencial de ferramentas assim.

Mas, assim que divulgamos o artigo (onde inicialmente eu não falava o nome da ferramenta), muitos leitores começaram a nos perguntar qual era a esse app de IA que usei.

Por isso, entramos em contato com a Infinity Copy e conseguimos um cupom para quem deseja testar e assinar a ferramenta.

> Para acessar a Infinity Copy, conhecer as ferramentas, e fazer um teste gratuito, clique aqui.

Caso você goste e deseje assinar (como nós aqui assinamos recentemente), use o cupom SAVE20 e, além de um desconto de 20% nos primeiro meses, você irá mostrar para eles que conheceu a ferramenta através da Pixeld. Isso, de certa forma, vai nos ajuda a pesquisar mais novidades assim e trazer para você.

 

Conclusão (feita por uma IA?)

Eu gostaria aqui de fazer uma bela conclusão, e gastar todo meu raciocínio lógico para te impressionar, mas a inteligência artificial  também já fez isso para mim. Então, fique com a conclusão do texto que ela mesma fez (e fique também com o medo do que ela pode fazer em breve, substituindo todos marketeiros):

A inteligência artificial tem o potencial de tornar o processo de criação de conteúdos muito mais eficaz e simples.

Ele permitirá que os profissionais de marketing criem conteúdos de alta qualidade, envolventes e relevantes, ajudando-os a otimizar o conteúdo para os mecanismos de pesquisa e a obter melhor performance e resultados.

Assim, é possível ter uma vantagem competitiva ao usar a Inteligência Artificial para criar um conteúdo melhor e envolvente.

Então, que tal começar a usar a inteligência artificial para criar copys de marketing mais envolventes para sua estratégia de marketing? Se você quiser saber mais sobre como usar a inteligência artificial para criar conteúdos de marketing, assine a newsletter da Start Digital Marketing (???) do Pixel News.

 

Sim, ela fez até o CTA. Com um nome aleatório (e bom) de outra suposta newsletter, mas fez.

#medo

Escrito por:

Isso pode te interessar:

VEJA TAMBÉM:

Lançamentos

Alternar grandes lançamentos com pequenos lançamentos pode ser a chave para seu negócio

Lançamento pequeno ou um super lançamento? Conheça as vantagens de alternar entre eles para não "acostumar" sua audiência

El professor da oratória

Como “El Professor da Oratória” saiu de 10k para 200k de seguidores no Instagram em 1 mês

Saiba as estratégias de Giovanni Begossi para viralizar no Instagram e TikTok, e ganhar seguidores que gostem do seu conteúdo

Brunna Siqueira

O Afiliado é a extensão do seu time! 5 motivos para ter afiliados – por Brunna Siqueira

Saiba os cinco motivos que sua empresa deve abrir a afiliação dos produtos de acordo com produtora Brunna Siqueira

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.