O YouTube está procurando dar outro impulso às compras ao vivo, com uma nova série de transmissões de compras e outras ativações de compras no aplicativo, hospedadas por alguns dos criadores mais populares do aplicativo, antes do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
De acordo com a empresa:
Com a aproximação rápida das festas de fim de ano, mais e mais pessoas estão procurando um balcão único para seus presentes. É por isso que estamos empolgados em tornar as festas de fim de ano mais fáceis do que nunca com From YouTube to You, uma série de vídeos, transmissões ao vivo e Shorts apresentando seus criadores de conteúdo favoritos, suas recomendações de presentes selecionadas e lançamentos de produtos exclusivos e ofertas para ajudar a finalizar suas compras.
A ativação terá algumas das principais estrelas do aplicativo, incluindo produtores como MrBeast, Bethany Mota e iJustine, transmitindo por 10 dias, apresentando vários produtos e ofertas, enquanto o YouTube também realizará Shorts Challenges para vincular o evento de compras.
![]()
Isso exporá muito mais usuários ao potencial de compra no aplicativo, o que pode dar um grande impulso às ambições comerciais do YouTube, pois ele trabalha para maximizar as oportunidades.
O YouTube e o interesse em compras
O YouTube está tentando gerar mais interesse em compras in-stream como um meio de gerar mais receita no aplicativo, além de fornecer caminhos adicionais de monetização para os criadores. Nessa linha, a empresa adicionou tags de produtos , alertas de mercadoria e vídeos de teste AR, entre vários outros elementos vinculados a essa mudança.
Mas as compras ao vivo, em particular, é a tendência que realmente o YouTube quer que se espalhe.
YouTube, TikTok, Instagram e até o Twitter estão trabalhando para desenvolver seus próprios elementos de comércio ao vivo, depois de ver o processo se tornar um grande impulsionador da atividade de compras no aplicativo nos mercados asiáticos.
Até agora, no entanto, o público ocidental não demonstrou tanto entusiasmo em comprar produtos in-stream. Mas com bilhões de dólares em jogo, é de se apostar que cada plataforma vai esgotar todas as oportunidades de tornar as compras ao vivo um sucesso, com YouTube e o TikTok , em particular, pressionando para torná-lo uma tendência mais significativa.
Isso vai funcionar? Bom, só o tempo dirá. Mas, novamente, as compras ao vivo estão gerando centenas de bilhões de dólares em vendas na China.
![]()
Para efeito de comparação, as vendas totais de comércio eletrônico nos EUA atingiram US$ 870 bilhões em 2021 , o que destaca o potencial, se as plataformas sociais puderem fazer o comércio ao vivo acontecer.
Esta iniciativa do YouTube certamente dará um empurrão, com algumas das principais estrelas do aplicativo provavelmente atraindo grandes audiências, expondo-as às possibilidades do processo.
E, se decolar, isso pode fornecer toda uma nova gama de considerações para marcas de varejo no aplicativo.
Fonte: Social Media Today