trending topics:

Comunidades WhatsApp: a novidade está chegando. Como usar no marketing?

A nova funcionalidade está em teste e será lançada no Brasil em 2023.

Usar o Whatsapp para vender mais online já é uma prática comum entre os marketeiros. Uma das estratégias que mais vem sendo usada recentemente é a de criar grupos para poder educar, aquecer o público e vender produtos. E funciona! Afinal, a ferramenta é a mais usada para se comunicar, e dificilmente as pessoas passam algumas horas sem olhar o app.

Porém, se você já usou estas estratégias pode ter esbarrado em um dos grandes fatores limitantes da ferramenta: a quantidade de pessoas por grupo, de atualmente 250 pessoas.

Mas, temos excelentes novidades chegando! A Meta decidiu explorar as comunidades não apenas no Facebook, mas, também, no WhatsApp. A expansão do aplicativo é destinada para grupos maiores de discussão e foi lançada como teste para pessoas selecionadas.

A empresa não revelou quantos usuários ou quais países estavam vendo o novo recurso, mas confirmou que alguns usuários receberam o acesso antecipado.

As comunidades do Whatsapp são uma tentativa de recriar a popularidade dos grupos do Facebook em um ambiente de aplicativo de mensagens.

(Captura de tela: WaBetaInfo)

As comunidades incluem recursos projetados para adicionar estrutura a bate-papos em grupos maiores, como suporte para compartilhamento de arquivos, chamadas em grupo de 32 pessoas, reações com emoji, ferramentas administrativas e controle de moderação.

 

Como fica o WhatsApp no mercado?

Devido à criptografia de ponta a ponta do WhatsApp e o crescente desejo dos usuários de se conectar em comunidades privadas fora das redes sociais, as Comunidades do WhatsApp podem representar uma ameaça para outros aplicativos de mensagens, como o Telegram.

O recurso também pode atrair clubes ou organizações que hoje se envolvem em bate-papos em grupo em plataformas e aplicativos privados, como iMessage, GroupMe, Band, Remind e outros da Apple.

O que torna o recurso atraente para grupos maiores é que nem todas as discussões ocorrem em um único bate-papo, os membros podem conversar em subgrupos que os administradores criaram ou aprovaram. Além disso, somente os administradores podem compartilhar anúncios para todos os membros da comunidade.

Ao contrário dos grupos do Facebook, as Comunidades do WhatsApp não são públicas ou detectáveis na plataforma. Os usuários precisam ser convidados para participar.

 


Comunidades do WhatsApp no Brasil

A Meta, empresa dona do WhatsApp, anunciou que não lançará a funcionalidade “Comunidades” no Brasil antes de 2023.

A fim de evitar a propagação de Fake News pela plataforma de mensagens, o WhatsApp e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram um acordo em fevereiro para não implantar essas mudanças antes das eleições, para não correr o risco de comprometê-las.

No entanto, a empresa reiterou que a decisão de anunciar o lançamento para o ano que vem é uma decisão pessoal, que não envolve o acordo com o TSE.

De toda forma, em julho a procuradoria do Ministério Público Federal em São Paulo já havia recomendado que a plataforma adiasse a implementação das Comunidades para o próximo ano. No documento, o órgão justifica que a medida:

tem como objetivo evitar que a atual política de enfrentamento à desinformação da empresa seja alterada ainda neste ano, em um momento no qual fake news sobre o funcionamento das instituições e a integridade do sistema de votação brasileiro podem colocar em risco a estabilidade democrática do país.

 

Por que devo me importar?

Por mais que a liberação da funcionalidade não seja este ano, é uma oportunidade de pensar em como montar uma estratégia para quando ela for liberada.

As Comunidades podem solucionar algumas dificuldades que marcas e empreendedores que já utilizam o WhatsApp em suas ações de marketing enfrentam, como, por exemplo, o limite de 250 pessoas por grupo, o que atrapalha ações em grande escala.

Além disso, haverá a possibilidade de utilizar a nova funcionalidade para gerenciar comunidade de alunos, facilitando a comunicação.

É importante entender a atualização do WhatsApp e organizar a melhor estratégia para utilizá-la na sua marca.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.