trending topics:

Vai substituir o Twitter? Conheça a Koo, a rede social que bombou no Brasil

Conheça mais do aplicativo que gerou burburinhos na internet e promete ser o substituto do Twitter na gestão de Elon Musk.

As polêmicas em torno do Twitter e do Elon Musk fizeram com que os brasileiros descobrissem e migrassem para uma nova rede social: a Koo (isso mesmo que você leu). Muitas pessoas abriram a conta na plataforma, e o nome curioso, como era de se esperar, gerou uma enchente de memes na internet.

A ideia é que a rede social – que tem como símbolo, também, uma ave, só que amarela – seja uma alternativa para substituir o Twitter no meio da gestão polêmica de Elon Musk.

Dessa forma, nos últimos dias, o Koo app recebeu mais de 1 milhão de usuários brasileiros, o que gerou um reconhecimento da parte dos fundadores.

 

O que é o Koo App?

A Koo é uma rede social indiana, criada por Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka,  que funciona de modo muito parecido com o Twitter, inclusive com o mascote sendo um passarinho amarelo e simpático, claramente inspirado na rival.

Foi criada na Índia em 2020, quando se iniciou uma grave crise entre o governo indiano e o Twitter. À época, o governo mandatário indiano acusava a plataforma de se omitir quanto a perfis criados para incitar manifestações contra o governo local.

A Koo se aproveitou do momento para coletar as pessoas que estavam saindo do Twitter e fortalecer a base de usuários.

A empresa se autointitula a segunda maior plataforma de microblog do mundo. Eles afirmam isso baseado na quantidade de download dos usuários.

 


Sucesso repentino do Koo

Antes do “boom”, o aplicativo tinha somente dois mil usuários no Brasil. Porém, após a viralização, em que foi recebido cerca de um milhão de novos membros – além de curiosos ao redor –, o time de Koo ja até disponibilizou a ferramenta em língua portuguesa, além de atender outros pedidos feitos pelos brasileiros: feed da linha do tempo; mostrar lista completa de criadores da região e corrigir alguns bugs.

O sucesso foi tanto que a empresa criou um Twitter (ousados!) somente para se comunicar com os usuários brasileiros.

Vários famosos brasileiros já trataram de estar presentes no aplicativo, como Felipe Neto, Claudia Leitte, Sabrina Sato, Vanessa da Mata e vários outros.

Em entrevista ao Extra, quanto ao crescimento e a remuneração de grandes influenciadores, os fundadores afirmaram que:

Estaremos focados no crescimento do usuário e na construção de uma grande comunidade que as pessoas amam. Na monetização, gostaríamos de ser mais inclusivos do que qualquer outra plataforma, dando oportunidades para criadores e usuários monetizarem a partir da plataforma também.

 

Os memes com o nome “Koo”

É claro que o nome “Koo” gerou um arsenal de brincadeiras entre os brasileiros na internet – o que fez a fama do aplicativo!

As piadas, obviamente, todas têm cunho sexual e de forma engraçadíssima.

 

 

Quando questionados, na entrevista, sobre o conhecimento das piadas feitas, os fundadores do aplicativo informaram já saber:

Alguns usuários nos escreveram dizendo o que Koo queria dizer em português. Ficamos preocupados inicialmente, mas depois pensamos que na verdade era uma boa coincidência, pois só ajudaria a espalhar a palavra mais rapidamente, pois mais pessoas falariam sobre isso, mesmo que fosse de uma forma engraçada. Nós até perguntamos (em enquete no Twitter) se deveríamos mudar o nome, mas a maioria das pessoas disse que não.

 

Por que eu devo me importar?

O Koo App se tornou o assunto da vez (já há mais de 130 mil publicações até o momento). Dessa forma, as marcas não perderam tempo para aderir a brincadeira e aproveitar o buzz para aparecer, e isso pode servir de inspiração para a sua empresa, afinal, aproveitar o hype é sempre uma boa forma de colocar as luzes em cima dos seus produtos/serviços.

A Serasa fez anunciou no Twitter que os primeiros usuários a abrirem o aplicativo e utilizarem a hashtag #MeAjudaSerasa iria ganhar uma pelúcia do mascote deles.

O Burger King também aproveitou para fazer ofertas e, na plataforma Koo, eles ofereceram o “koo-pom” para os clientes ganharem R$ 10 de desconto em compras acima de R$ 30 reais até 30 de novembro.

Além disso, a empresa também entrou na piada:

Até mesmo a marca de preservativos Olla aproveitou o clima e entrou na brincadeira junto com a Magalu.

 

Tudo isso gera visualizações para as marcas. Sem contar com os influenciadores, que também não deixaram de aproveitar o Hype.

Mesmo que você não se sinta pronto para usar o aplicativo no momento, sempre que aparece uma nova rede social é bom que você registre o seu usuário, como uma forma de não perdê-lo para outra pessoa. Afinal, nunca se sabe quando uma nova rede social irá realmente decolar ou será somente coisa de momento.

No que depender dos criadores, se esforçarão para ficar por muito tempo:

Sinto fortemente que, como uma plataforma de pensamentos e opiniões, seremos capazes de criar uma rede única no Brasil. Quem cada pessoa alcança em cada plataforma é muito diferente. Você não alcançará a mesma pessoa no Instagram como faria no Koo. Além disso, pretendemos garantir que criadores e usuários também tenham a oportunidade de gerar receita na plataforma. Damos uma enorme importância à língua e à cultura. Então estamos muito confiantes em conquistar o coração dos brasileiros por muito tempo.

Aqui, na Pixeld, estaremos acompanhando essa história de perto, fique conosco!

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.