O Google lançou um novo painel de status, que mostrará se há uma interrupção ou problema com a Pesquisa Google. Especificamente, o Google confirmará se há algum problema de rastreamento, indexação ou veiculação na Pesquisa.
De acordo com a empresa:
À medida que entramos em 2023, queremos apresentar outra ferramenta para o público entender o status mais atual dos sistemas que afetam a pesquisa – rastreamento, indexação e veiculação.
O Google afirma que esses problemas são raros, contudo, ainda existem. Por isso mesmo que agora eles têm uma maneira de reportá-lo em seu sistema Google Status Dashboard, assim como faz para o Google Ads e outros produtos.
Embora as interrupções do sistema sejam extremamente raras, queremos ser transparentes quando elas acontecem.
Como funciona o painel?
O Google explicou:
Este painel relata problemas generalizados ocorridos nos últimos 7 dias, com alguns detalhes e o status atual do incidente. Um problema generalizado significa que há um problema sistêmico com um sistema de pesquisa que afeta um grande número de sites ou usuários de pesquisa. Normalmente, esses tipos de problemas são muito visíveis externamente e, internamente, os mecanismos de monitoramento e alerta dos SREs estão trabalhando nos bastidores para sinalizar os problemas.
A plataforma ainda acrescenta:
Depois de confirmarmos com os SREs que há um problema contínuo e generalizado na Pesquisa, pretendemos postar um incidente no painel em uma hora e atualizações consecutivas do incidente em 12 horas. Ao contrário de um painel automatizado tradicional, nossa equipe global relata essas atualizações. A hora de início do incidente geralmente é quando conseguimos confirmar o problema.
Por que devo me importar?
Às vezes, mesmo que raramente, vê-se problemas com a Pesquisa Google em relação à indexação, rastreamento e veiculação, mas é preciso entrar em contato com o Google para confirmar o problema.
Agora, o Google publicará essas confirmações no painel, como faz com muitos de seus outros produtos e serviços, o que facilitará muito a vida do SEO para conseguir resolver essas falhas.
Fonte: Search Engine Land