O TikTok tem crescido cada vez mais, e esse crescimento tem trazido novas tendências e comportamentos no consumo de conteúdo.
Novos relatórios mostram que a influência do TikTok está se estendendo para muito além do entretenimento. Agora os usuários entre 18 e 24 anos estão usando cada vez mais o aplicativo para ter acesso a conteúdo de notícias.
No eventoClique e veja os próximos Eventos de Marketing Digital... “Brainstorm Tech 2022”, da Fortune, o vice-presidente sênior do Google, Prabhkar Raghavan, chamou a atenção para o fato que os usuários mais jovens agora estão recorrendo ao Instagram e ao TikTok para propósitos de descoberta e pesquisa, e não mais apenas ao Google.
De acordo com ele:
“Em nossos estudos, algo como quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa, vão ao TikTok ou Instagram.”
Dada a popularidade e ao tempo que os jovens passam no aplicativo, esta é uma tendência não muito surpreendente. Porém é interessante ver o TikTok sendo mencionado como uma plataforma chave para pesquisa, já que inicialmente esse não era o propósito da rede social chinesa.
Tiktok não é mais só entretenimento
No início da popularização do Tiktok, no auge da pandemia em 2020, o aplicativo ficou muito conhecido por concentrar conteúdos de entretenimentos como danças, desafios, pegadinhas, paródias e outros conteúdos divertidos.
Porém, com a expansão da base de usuários e de criadores de conteúdos, outros tipos de temas, inclusive mais sérios, têm se ganhado força no app.
O “Office of Communications” (Ofcom) da Grã-Bretanha publicou um relatório que mostra que o TikTok é a fonte de notícias que mais cresce para adultos no Reino Unido.
Além disso, o relatório anual da Ofcom também mostrou que, para adolescentes de 12 a 15 anos, o Instagram agora é a plataforma de notícias mais popular, seguida de perto pelo TikTok e pelo YouTube.
O TikTok, além de vir crescendo exponencialmente em novos usuários e tempo de uso, está se tornando cada vez mais o aplicativo “para tudo”. Esta tendência deve continuar por algum tempo, visto que a plataforma tem se mostrado ativa na criação de novos recursos para bater de frente com a Meta e Google.
Fonte: Social Media Today, TechCrunch