Cresce o uso do TikTok para acompanhar notícias e fazer buscas, diz pesquisas

O TikTok e o Instagram estão cada vez mais sendo utilizados para descobertas e acompanhamento de notícias.

O TikTok tem crescido cada vez mais, e esse crescimento tem trazido novas tendências e comportamentos no consumo de conteúdo.

Novos relatórios mostram que a influência do TikTok está se estendendo para muito além do entretenimento. Agora os usuários entre 18 e 24 anos estão usando cada vez mais o aplicativo para ter acesso a conteúdo de notícias.

No evento “Brainstorm Tech 2022”, da Fortune, o vice-presidente sênior do Google, Prabhkar Raghavan, chamou a atenção para o fato que os usuários mais jovens agora estão recorrendo ao Instagram e ao TikTok para propósitos de descoberta e pesquisa, e não mais apenas ao Google.

De acordo com ele:

“Em nossos estudos, algo como quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa, vão ao TikTok ou Instagram.”

Dada a popularidade e ao tempo que os jovens passam no aplicativo, esta é uma tendência não muito surpreendente. Porém é interessante ver o TikTok sendo mencionado como uma plataforma chave para pesquisa, já que inicialmente esse não era o propósito da rede social chinesa.

 

Tiktok não é mais só entretenimento

No início da popularização do Tiktok, no auge da pandemia em 2020, o aplicativo ficou muito conhecido por concentrar conteúdos de entretenimentos como danças, desafios, pegadinhas, paródias e outros conteúdos divertidos.

Porém, com a expansão da base de usuários e de criadores de conteúdos, outros tipos de temas, inclusive mais sérios, têm se ganhado força no app.

O “Office of Communications” (Ofcom) da Grã-Bretanha publicou um relatório que mostra que o TikTok é a fonte de notícias que mais cresce para adultos no Reino Unido.

Além disso, o relatório anual da Ofcom também mostrou que, para adolescentes de 12 a 15 anos, o Instagram agora é a plataforma de notícias mais popular, seguida de perto pelo TikTok e pelo YouTube.

O TikTok, além de vir crescendo exponencialmente em novos usuários e tempo de uso, está se tornando cada vez mais o aplicativo “para tudo”. Esta tendência deve continuar por algum tempo, visto que a plataforma tem se mostrado ativa na criação de novos recursos para bater de frente com a Meta e Google.

 

Fonte: Social Media Today, TechCrunch

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini geração de imagem

Google suspende geração de imagens por IA após erros históricos e raciais

O Gemini, ferramenta de IA do Google, gerou imagens dos nazistas e dos fundadores dos EUA como pessoas negras, gerando debate sobre racismo

Threads da Meta e Facebook

Ainda tentando! Meta está testando postagens cruzadas do Facebook para Threads

Segundo a Meta, o recurso ainda está em teste para usuários do iOS e pretende facilitar o cruzamento de postagens entre Facebook e Threads

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.