trending topics:

Me Poupe! de Nathalia Arcuri demite 50% do time, e influenciadora recebe críticas no Insta

Empresa confirmou o corte e disse que irá apresentar novo modelo de negócios. Nas redes, Nathalia é questionada, mas não se pronunciou ainda

Sem “reserva de emergência” e precisando economizar para os novos planos que tem pela frente.

Pelo menos é a situação em que parece estar a Me Poupe!, empresa criada e liderada pela influencer Nathalia Arcuri.

A empresa confirmou que realizou o desligamento de parte de sua equipe, mas as informações apuradas não deixam claro o tamanho do corte.  De acordo com o Estadão, nesta sexta-feira, 27, o Me Poupe! demitiu cerca de 70 pessoas. Já o Portal do Bitcoin, ligado ao UOL,  publicou primeiramente que foram demitidos cerca de 30 funcionários, e logo atualizou o número para 60 demissões, o que corresponderia a 50% do quadro da empresa.

Ao que parece, o corte pegou de surpresa muita gente na empresa. Um artigo também publicado pelo Portal do Bitcoin traz o depoimento de um dos funcionários demitidos.

Em um post no LinkedIn, um ex-funcionário narrou como foi o processo de demissão, salientando que o texto não tinha a intenção de prejudicar e expor a Me Poupe!, mas de atualizar seus contatos e recrutadores do que está disponível no mercado.

Ele havia sido contratado há quatro meses no Me Poupe!, e em um dos trechos comenta:

Hoje, tivemos uma reunião geral da empresa com mais de 100 pessoas, onde nos foi dito que alguns não iriam continuar para o projeto de 2023. Isso foi às 11h30, e então tive os meus PIORES 30 MINUTOS DA VIDA, com muita angústia e ansiedade, até que às 12h fui chamado com mais 15 pessoas, comunicando que todos estavam sendo desligados — escreveu.

Uma outra ex-funcionária da área de design também decidiu compartilhar o fato no Linkedin, ressaltando que era grata por poder trabalhar em uma empresa que gostava, mas também trazendo alguns questionamentos após os cortes:

Até ‘ontem’, era falado para gente ficar tranquilo e abraçar a nova etapa que a empresa entraria. Abraçamos, mas a nova etapa não nos abraça e tudo bem.

 

O que levou às demissões no Me Poupe?

Após a publicação das primeiras reportagens na imprensa, a Me Poupe! liberou um comunicado no qual no confirma as demissões e diz que a empresa “passa por uma reestruturação que demandará reorganização de equipe e investimentos”.

Segundo a nota da empresa de Nathalia, o “movimento exige outras formações e competências técnicas do time, o que motivou a difícil decisão de realizar os desligamentos”. O comunicado também diz que a empresa deve anunciar uma nova estrutura de negócios em breve.

 


Após cortes, Nathalia sofre críticas nas redes sociais

A partir do momento que as notícias sobre a demissão em massa saiu na imprensa, seguidores de Nathália Arcuri começaram a indagar sobre os cortes em suas redes sociais.

Algumas pessoas pediam explicação sobres as demissões, enquanto outras comparavam os desafios de se “manter alinhados o discurso e a prática da gestão”. Alguns outros seguidores aproveitaram para brincar com a situação: “Agora vai ter mais dicas para desempregados?”

No entanto, as críticas e questionamentos em seu Instagram não são raros, principalmente nos posts após as eleições de 2022. Após a vitória de Lula no segundo turno, em 30 de outubro, Nathália escreveu “Liberdade. Que bom te ver de novo.”

No post, que tem mais de mais de 320 mil curtidas e 40 mil comentários, muitos seguidores aprovaram a fala da influenciadora e seu posicionamento, enquanto outros criticaram, questionando-a, por exemplo, sobre “quando ela teria perdido a liberdade nos últimos anos”.

Desde então, Nathalia tem recebido constantemente em seus posts comentários como “Agora faz o L” ou então cobrando da influenciadora algum posicionamento sobre as ações políticas e econômicas do novo governo.

 

Primo Rico, Hotmart e outras empresas do digital também fizeram cortes

A Me Poupe! não é a única empresa do setor de educação online e vendas de cursos a fazer cortes. No ano passado, o Grupo Primo, liderado por Thiago Nigro e Bruno Perini, demitiu cerca de 90 funcionários. Outras empresas como Empiricus e Mercado Bitcoin também demitiram parte do seu quadro no ano passado.

Já a Hotmart, líder do setor de pagamentos para infoprodutos, também fez um grande corte em 2022, demitindo mais de 220 funcionários, em diversos setores. À época, o CEO da Hotmart, João Pedro Resende, trouxe um discurso que parece servir não apenas à Hotmart, mas a outras empresas do setor:

A realidade é que o crescimento que esperávamos no pós-pandemia, e a expansão interna da operação, não aconteceram no mesmo ritmo. Em outras palavras, a eficiência operacional caiu. Eu assumo total responsabilidade por isso.

 

Não é só Brasil: empresas digitais ajustam quadros de funcionários no mundo todo

As demissões são uma tendência atual nas indústrias de tech e digital, com muitas empresas nos EUA reduzindo seus times.

Nos últimos 12 meses, cerca de 60 mil pessoas foram atingidas por demissões em massa em empresas de tecnologia dos EUA. No Brasil, em startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, chamadas de “unicórnios”, 4 mil foram demitidos.

A Amazon fez duas rodadas de dispensas: na primeira, em novembro, foram demitidas 10 mil pessoas. Em janeiro de 2023, mais 18 mil vagas foram fechadas.

O Google, anunciou a redução de 12 mil empregados, de diversos setores e países.

Já a Meta, holding do Facebook, Instagram e WhatsApp, demitiu 11 mil em novembro.

O Twitter também fez um corte de cerca de 3,7 mil pessoas nos escritórios de todo o mundo, após o bilionário Elon Musk assumir a companhia em novembro.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.