trending topics:

Demissões na Salesforce, dona do Slack, mostram que cenário global ainda é desafiador

Empresa anunciou demissão de cerca de 8.000 funcionários e explicou que crescimento acelerado durante a pandemia não se manteve.

A Salesforce, gigante global de tech e marketing avaliada em mais de 138,62 bilhões de dólares, anunciou nesta quarta-feira (4) que promoverá uma reestruturação, com a demissão cerca de 8.000 funcionários, cerca de 10% da sua força de trabalho global, além da desativação de alguns escritórios.

A empresa é mais conhecida pelo seu CRM (software de gerenciamento de relacionamento com o cliente e vendas), o Sales Cloud. A participação do software da Salesforce chega a 23,8% do mercado global de CRMs, segundo do Statista.

A empresa também é a proprietária da Slack, app de comunicação empresarial adquirido por ela em 2021 em um acordo de US$ 27 bilhões.Empresas adquiridas pela Salesforce nos últimos anos

 

Efeito “positivo” da pandemia no digital já passou

Em uma carta enviada pelo co-CEO da Salesforce, Marc Benioff, e anexada ao arquivo da SEC de quarta-feira, ele disse aos funcionários que

“O ambiente continua desafiador e nossos clientes estão adotando uma abordagem mais ponderada em suas decisões de compra. Com isso em mente, tomamos a difícil decisão de reduzir nossa força de trabalho em cerca de 10%, principalmente nas próximas semanas”.

Ele acrescentou que, como a receita da Salesforce acelerou durante a pandemia, a empresa contratou demais e não pode mais sustentar o tamanho atual da força de trabalho devido à crise econômica em andamento. “Assumo a responsabilidade por isso”, disse Benioff em sua carta.

A Salesforce tinha quase 80.000 funcionários globais no fim de 2022, contra mais de 49.000 funcionários no início de 2020.

A companhia segue o playbook de demissões do mercado, que já foi usado por empresas como como a Meta, controladora do Facebook, Amazon, e Twiitter, que tomaram medidas no ano passado para se prepararem para um possível cenário recessivo, acompanhando a decisão dos bancos centrais globais de aumentarem agressivamente as taxas de juros para combater a inflação a longo prazo.

No Brasil, conforme anunciamos aqui no Pixeld, startups do setor de marketing digital também realizaram demissões em massa, entre elas a Hotmart e Grupo Primo.

CEO da empresa,, lamentou a situação e disse que isso é parte de uma reestruturação que afeta vários setores e equipes.

O CEO também destacou que o crescimento que se esperava no pós-pandemia e a expansão da operação interna não aconteceram no mesmo ritmo:

A realidade é que  o crescimento que esperávamos no pós-pandemia, e a expansão interna da operação, não aconteceram no mesmo ritmo. Em outras palavras, a eficiência operacional caiu. Eu assumo total responsabilidade por isso. – escreveu João Pedro.

 


Se pinga nos grandes, respinga nos menores

O que há de comum em todas essas anúncios de demissão é o fato que essas empresas contrataram muito durante a pandemia, e agora precisam cortar parte do quadro.

Além disso, os anúncios trazem visões conservadores para o cenário econômico, seja a nível global ou mesmo no Brasil, prevendo uma desaceleração das vendas em relação à 2021 e 2022.

Ao mesmo tempo que os relatórios apontam que, mesmo com uma crise, o setor de publicidade digital deve continuar crescendo em 2023, é importante que quem trabalha com vendas na internet, seja B2B ou B2C esteja atento. Afinal, se o cenário macroeconômico impacta os grandes, com certeza impactará os pequenos e médios negócios.

 

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.