trending topics:

Dia de sorte: Instagram revela como seleciona os “Posts Recomendados” do feed

Instagram mostra um pouco sobre como funciona o algoritmo de recomendações, pontos-chave para quem trabalha com marketing.

Sempre quis aparecer nos posts recomendados do Instagram e não sabia qual estratégia usar? Hoje você está com sorte! A empresa publicou como que classifica o conteúdo para suas postagens recomendadas, ou seja, aquelas postagens de contas que você não segue e aparecem no seu feed.

Depois que o Instagram começou a inserir algumas recomendações de conteúdo baseadas em IA nos feeds dos usuários, o que acabou causando uma reação não tão boa em alguns deles, esse elemento se tornou um foco importante para os criadores de conteúdo.

O próprio Instagram vê as recomendações IA como um elemento-chave do seu futuro, para maximizar o envolvimento do usuário. Então, mesmo com a comunidade não se contentando com as mudanças, elas ainda farão parte da plataforma.

Dessa forma, é importante saber como o Instagram seleciona os conteúdos que serão recomendados.

(Imagem: Facebook | Divulgação)

 

Como o Instagram sugere novos conteúdos?

Em primeiro lugar, a equipe de engenharia do Instagram descreve o foco do seu sistema de recomendação e destaca os principais objetivos da sua abordagem:

  • Os usuários gastam tempo construindo um feed com posts de criadores que os agradem. Como o Instagram pode fazer parte desse trabalho para eles e fazer com que pareça que eles mesmos criaram as recomendações?
  • Curiosamente, os usuários que permanecem engajados continuam encontrando novas fontes de interesse para seguir. O Instagram pode ajudar um pouco nessa personalização progressiva?

Outra questão que eles levantam é se a pessoa quer que um sistema automatizado faça isso por ela, mas o objetivo é replicar a descoberta humana com recursos de IA, a fim de aprimorar a experiência do usuário de forma que eles nem percebam que é uma máquina fazendo o serviço.

 

Conectado e Desconectado

Com isso, as recomendações do Instagram se dividem em duas categorias: conectado e desconectado, sendo que “desconectado” são as postagens que os sistemas encontram e destacam com base nos interesses do usuário.

 

O processo, como seria de esperar, é amplamente baseado em sinais implícitos, ou seja, ações que você realizou diretamente no aplicativo, como seguir e curtir postagens. Porém também pode se estender às pessoas que você segue e ao que elas gostam, como um proxy de engajamento direto, enquanto algumas postagens populares também são destacadas com base no engajamento geral.

Esses elementos apontados estão mais relacionados à aba Explorar. No feed inicial, o objetivo é replicar a sensação das postagens e perfis que você escolheu seguir, para torná-lo cada vez mais familiar.

De acordo com o Instagram:

“ Percorrer as recomendações de fim de feed deve parecer rolar para baixo uma extensão do feed inicial do Instagram.”

 

Arquitetura de Geração de Candidatos

 

A arquitetura de geração de candidatos é um ponto importante de observar: as recomendações que o Instagram deseja que você veja em seu feed principal devem replicar de perto as contas que você segue, até mesmo os tipos de postagens que elas compartilham. A plataforma também está tentando inserir cada vez mais Reels nos feeds dos usuários, o que é outro fator a se observar.

O objetivo é construir recomendações diretas se baseando nos interesses declarados dos usuários e não simplesmente adicionar conteúdos das tendências recentes.

A empresa reforça:

“Para garantir que nossas recomendações sejam semelhantes às postagens no feed inicial, priorizamos contas semelhantes às contas que um usuário encontra na página inicial.”

 


Pontos-chave para os profissionais de marketing:

  • O Instagram tenta recomendar conteúdo semelhante às contas que as pessoas escolheram seguir. Logo, pode valer a pena pesquisar mais sobre o que os seus concorrentes, principalmente aqueles que estão tendo sucesso no Instagram, estão postando, para melhor alinhar com os elementos específicos que poderiam fazer com que seus posts fossem recomendados para seus consumidores-alvo.
  • O que funciona precisa sempre ser repetido: você precisa postar regularmente para garantir que está maximizando suas oportunidades de ser recomendado.
  • Vale a pena notar que os Reels estão se tornando um foco maior ao longo do tempo, portanto, não ignore essa informação! Por mais que não seja explicitamente declarado pela empresa, à medida que mais usuários se envolvem com Reels, mais Reels serão recomendados nos feeds iniciais.

Agora você, marketeiro, tem algumas ferramentas para se adaptar às mudanças que estão sendo feitas no Instagram e montar uma estratégia para aparecer nos posts recomendados e ganhar mais visibilidade.

Você pode ler a pesquisa na íntegra aqui.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.