trending topics:

E-mail Marketing ainda é uma das melhores estratégias, mostra pesquisa

Para ter sucesso com a ferramenta, empresas devem criar conteúdo personalizado e gerar conexão com o cliente

Se você é do time de marketeiros que decretou a morte do e-mail marketing, está mais do que na hora de rever os seus conceitos.

Uma pesquisa realizada pela HubSpot, em parceria com a Rock Content, a Litmus e a Wistia, apresenta números que confirmam a importância de aderir essa estratégia atualmente.

O relatório State of Marketing 2022, divulgado em 28 de julho, aponta que 95% dos profissionais da área concordam que o e-mail marketing é um dos canais de comunicação que mais trazem resultados para as empresas.

Mas não é qualquer e-mail, não. Para que a estratégia funcione e traga retorno, é preciso personalizá-los e deixá-los com a cara do seu público. Isso despertará a atenção do cliente. Outro ponto importante é que os e-mails estejam configurados para abrir em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

 

Vantagens do e-mail na estratégia de marketing

Os principais motivos pelos quais as empresas têm adotado o e-mail como parte das estratégias de marketing é porque ele funciona e custa pouco. Para se ter uma ideia, para US$ 1 gasto, é possível obter um retorno aproximado de US$ 36, de acordo com dados da State of Marketing.

No ranking dos cinco canais mais efetivos elencados pelas empresas, o e-mail marketing ocupa o topo da lista, seguido dos anúncios digitais, da pesquisa orgânica, das redes sociais e, por fim, dos eventos.

Segundo a Litmus, as empresas têm utilizado o e-mail marketing, em 2022, para:

  • Melhorar a fidelização e retenção de clientes
  • Aumentar a receita e as vendas
  • Gerar leads
  • Gerar tráfego do site
  • Aumentar o reconhecimento da marca

 

Conteúdo personalizado gera conexão com o cliente

Para quem tem um negócio digital e deseja criar conexão com o cliente, o e-mail marketing pode ser o melhor caminho, se usado da forma correta. A ferramenta possui diversos recursos, que permitem direcionar um conteúdo personalizado, o que gera uma maior aproximação do cliente à marca.

O e-mail marketing possibilita segmentar os contatos de forma que as empresas consigam direcionar conteúdo específico para cada etapa da jornada do cliente e, caso a empresa ofereça serviços ou produtos variados para perfis diferentes, a ferramenta também permite criar listas para cada um deles.

É possível, ainda, implementar tags personalizadas para incluir dados específicos do cliente no e-mail, como primeiro nome e empresa, que podem ser dispostos em qualquer parte do texto, inclusive no assunto. Com isso, fica mais fácil criar conexão e se aproximar dos clientes.

 


Métricas que ajudam a entender o comportamento do consumidor

Para as empresas, o e-mail marketing é um ótimo recurso para criar conexões diretas com o cliente, pois a ferramenta dispõe de métricas que possibilitam uma análise mais aprofundada sobre o comportamento do público-alvo.

Esses indicadores possibilitam que as empresas avaliem os conteúdos mais relevantes, como os que tiveram as maiores taxas de abertura e de cliques, os melhores dias e horários para envio dos e-mails e outras informações importantes que devem ser consideradas.

O relatório da State of Marketing aponta que muitas empresas consideram apenas as taxas de abertura, de cliques e de e-mails com erro na entrega para avaliação dos resultados de suas campanhas.

Porém, existem diversas outras métricas importantes que devem ser analisadas para uma melhor performance da estratégia de marketing. Por exemplo:

  • Quais campanhas geraram maior impacto para replicar o que funciona
  • Monitorar as otimizações e o que gera mais cliques e conversões
  • Como o e-mail influencia outros canais de marketing
  • Como a análise dos e-mails pode gerar mais sucesso

O engajamento e a forma como os clientes interagem com os conteúdos da empresa vão muito além da análise de métricas básicas, por isso é recomendado que os profissionais usufruam da gama de indicadores disponibilizados pelas plataformas para gerar mais resultado nas campanhas.

Além de melhorar os resultados das estratégias de publicidade, saber analisar e ajustar as campanhas de e-mail marketing, com o uso dos recursos oferecidos pelas próprias plataformas, permitirá que as empresas se comuniquem de forma assertiva e gere maior fidelização dos clientes.

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.