Ex-CEO do Twitter quer criar nova rede social descentralizada, livre de empresas e governo

Grupo formado dentro do Twitter construiu protocolo descentralizado que limita a influência corporativa e governamental nas redes sociais.

Parece que o cofundador do Twitter, Jack Dorsey, está na mesma página do Elon Musk, pensando em criar um novo aplicativo.

No final de 2019, Jack Dorsey anunciou que sua empresa havia formado um pequeno grupo independente de desenvolvedores e o encarregou de criar um protocolo de mídia social descentralizado, que pudesse servir como base de um novo padrão para as redes sociais: conectividade, livre de influência corporativa governamental.

Contudo, três anos depois, e após a saída de Dorsey do Twitter, houve somente silêncio dessa equipe.

Entretanto, recentemente a iniciativa Bluesky lançou um site para o seu protocolo de mídia social descentralizada, que tem o nome de Protocolo AT.

Com isso, eles abriram uma lista de espera para o aplicativo Bluesky, que a equipe enquadra como o “navegador” ideal para acessar a rede do Protocolo AT.

A lista de espera rapidamente lotou, exigindo intervenção de terceiros.

A equipe de Bluesky se manifestou:

Desde maio, estamos fazendo um trabalho de protocolo em um repositório público no GitHub, mas ficamos quietos em nosso blog e Twitter. Isso está começando a mudar.

 

Protocolo AT

O Protocolo AT, como uma rede descentralizada, funciona independentemente da vontade de qualquer empresa.

Essa independência, acredita Bluesky, permitirá que os usuários de redes sociais construídas sobre o protocolo protejam seus dados privados e evitem algoritmos corporativos que muitas vezes promovem controvérsia para manter os usuários fisgados.

Algoritmos ditam o que vemos e quem podemos alcançar, devemos ter controle sobre nossos algoritmos se quisermos confiar em nossos espaços online.

Promover a interoperação de diferentes plataformas no mesmo protocolo também é fundamental para a missão da Bluesky.

Consegue imaginar o TikTok trabalhando no Instagram ou vice-versa? A equipe desenvolveu uma estrutura que facilitará a conectividade entre diferentes aplicativos e redes construídas no Protocolo AT.

O mundo precisa de um mercado diversificado de serviços conectados para garantir uma competição saudável. A interoperação precisa parecer uma segunda natureza para a Web.

Quando Dorsey – que parabenizou a equipe Bluesky hoje por sua conquista “fundacional”, apesar de não estar mais afiliado ao projeto – visualizou pela primeira vez o potencial do grupo, ele afirmou que “o objetivo é que o Twitter seja um cliente desse padrão”.

 


Seria esse o futuro das redes?

De fato há muitas críticas aos gigantes do setor, como Facebook, Twitter ou TikTok. Amplamente são acusados de servir a interesses comerciais privados, partidos e ideias políticas. A centralização e, às vezes, a obscuridade no agir, levantam várias questões.

Logo, quem se beneficia com a descentralização? Quem está censurando quem? Quem vai determinar o que é desinformação ou fake news A ideia do projeto Bluesky é devolver às pessoas e confiar que elas se autogerenciem.

Não pode haver um modelo de publicidade, porque isso daria aos governos e corporações um ponto de acesso para controlar o discurso.

Será que essa ideia de “deixar o poder na mão do povo” é algo que realmente funcionaria a ponto de ser amplamente adotado? É algo que, no que depende do projeto Bluesky, veremos em breve.

 

Fonte: Decrypt

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Música na bio do Instagram

Música na bio do Instagram? Saiba como usar a funcionalidade

Saiba como utilizar a nova função de música do Instagram no seu perfil e quais são as vantagens para a sua marca

Reaproveitar seu conteúdo
SEO

A arte de reciclar: 5 maneiras de reaproveitar seu conteúdo

Reaproveitar não significa copiar e colar! Saiba como redirecionar seu conteúdo com eficácia, explorando os comos e porquês

Estratégia de marketing do Carmed Fini

A estratégia de marketing por trás do sucesso da parceria entre Carmed e Fini

Entenda as estratégias que causaram o hype em torno dos protetores labiais Carmed Fini e saiba como utilizá-las no seu marketing

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.