trending topics:

Facebook está desativando várias funcionalidades para sempre; saiba mais

A plataforma está, aos poucos, deixando para trás a característica de plataforma de notícias e opiniões para focar no entretenimento.

O Facebook continua a se afastar do conteúdo de notícias e se aproximar dos vídeos de entretenimento – igual o aplicativo vizinho. O mais recente anúncio do fim é que retirarão os Instant Articles em abril de 2023.

Originalmente lançado em 2015, os Instant Articles foram projetados para fornecer aos editores uma maneira mais envolvente e de carregamento rápido para apresentar seus artigos no Facebook, maximizando o envolvimento do leitor no aplicativo.

Nos anos seguintes, a ferramenta foi até mesmo melhorada, fornecendo mais links de referência e ferramentas de assinatura, tudo para melhor agradar os editores e ajudá-los a usar o Facebook como uma plataforma complementar aos seus sites.

Contudo, diante do novo cenário, construir relacionamento com editores aparentemente saiu das prioridades da Meta.

 

Mudança de comportamento do usuário

As preferências do usuário dos aplicativos da Meta mudaram e, cada vez mais, eles vêem o vídeo como um formato de conteúdo mais envolvente.

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, observou recentemente que a visualização de vídeos representa 50% de todo o tempo gasto no Facebook, enquanto o Reels é o formato que mais cresce no Facebook e no Instagram.

Zuckerberg também enfatizou que os usuários do Facebook estão cansados de que a política e as brigas tomem conta da experiência na plataforma.

Assim, a Meta está trabalhando para enviar conteúdo de vídeo mais divertido para os feeds dos usuários, que estão sendo exibidos com base em recomendações baseadas em IA, não se relacionando com quem você segue.

Zuckerberg aponta isso como o futuro do Facebook, e essa mudança há está sendo refletida na experiência do usuário.

De acordo com a empresa:

Atualmente, menos de 3% do que as pessoas ao redor do mundo veem no Feed do Facebook são postagens com links para artigos de notícias. E, como dissemos no início deste ano, como empresa, não faz sentido investir demais em áreas que não se alinham às preferências do usuário.

Quer você goste ou não, essa mudança vai acontecer porque faz sentido que aconteça.

 


A era do TikTok

O TikTok mudou essencialmente as perspectivas sobre o que as redes sociais devem se tornar, tendo um foco maior no entretenimento, em vez de permitir que as pessoas compartilhem opiniões e notícias sobre tópicos da sociedade.

As plataformas sociais têm um tesouro interminável de conteúdo ótimo e divertido, postado por usuários de todo o mundo.

Embora o Facebook tenha sido criado com o conceito de conectar você a seus amigos e familiares, isso pode também ser restritivo, já que você perde conteúdos novos, que não estão sendo postados por pessoas do seu círculo.

O TikTok mudou essa ideia de círculo social quando se concentrou em postagens públicas e amplificou o algoritmo, possibilitando ver conteúdos de qualquer pessoa, independentemente da distância dela.

Isso garante que os usuários não sejam forçados a ler sobre as crenças políticas do seu tio, no lugar disso, eles se mantêm entretidos com um fluxo constante de conteúdo baseados em seus interesses e envolvimentos no aplicativo.

Por isso as mudanças, não faria mais sentido para o Facebook não fazer o caminho de se afastar de postagens políticas e ir em direção aos vídeos de entretenimento.

 

Os cortes das funcionalidades do Facebook

O ponto principal é que a Meta agora está se afastando do que era seu feijão com arroz – postagens de amigos, familiares e artigos de notícia dos editores –, e dando preferência a vídeos curtos e que forneçam entretenimento.

O fim dos Instant Articles é somente o movimento mais recente dessa mudança. A Meta também:

  • Cortou seus acordos de financiamento com editores que alimentavam a guia de notícias, que provavelmente será aposentada em breve no aplicativo.
  • Anunciou o fechamento do seu serviço de Newsletter – que, inclusive, foi criado em 2021, ou seja, muito recente. A Meta marcou o fim da plataforma de newsletter Bulletin para o início de 2023.
  • Adicionada novas opções de feed alternativo, com o seu feed principal do Facebook agora focado principalmente em conteúdo de entretenimento, enquanto o conteúdo de amigos/família foi transferido para uma guia secundária, chamada “Feeds”.

Tudo isso, de acordo com a empresa, está alinhado com as tendências de uso do usuário, mas, sabemos que é uma influência forte do TikTok.

 

Por que eu devo me importar?

A Meta está colocando cada vez mais foco em vídeos curtos, o que significa que, se você deseja maximizar seu engajamento e seu tráfego de referência no IG e no Facebook, você também precisa publicar conteúdo de vídeo.

Isso quer dizer que você deve postar somente vídeos? Não. Inclusive essa não é a melhor das estratégias.

Contudo, é importantíssimo que você incorpore mais vídeos, pois, com certeza, é a chave para maximizar seu alcance e ressoar mais dentro dos aplicativos. Pelo menos por enquanto.

 

Fonte: Social Media Today

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.