trending topics:

O Facebook está disposto a mudar seu algoritmo para enfrentar o TikTok

A Meta irá usar tudo que tem para conseguir superar a concorrente chinesa, assim como fez com o Snapchat anos atrás.

Trazer os reels para a rede social não foi o suficiente. O novo passo da Meta é modificar o feed da plataforma para que postagens de amigos não sejam mais priorizadas e, em vez disso, o Facebook recomende vídeos e posts independentemente de sua origem, priorizando os interesses do usuário. Parecido com quem? Isso mesmo: TikTok. 

O The Verge obteve um memorando interno que foi enviado para os funcionários do Facebook. Nele, Tom Alison, executivo da Meta, responsável pela rede social, detalhou um plano para bater de frente com o TikTok. Nesse documento, ele anunciava essa mudança no algoritmo, de forma a ficar similar com a concorrência chinesa, com foco total nos reels – assim como já vemos acontecer no Instagram. 

Essas não são as únicas mudanças a acontecer na plataforma. Após anos do lançamento do Messenger como um aplicativo separado, a função de mensagens se une novamente ao Facebook, assemelhando-se aos recursos de comunicação do TikTok.

O plano é uma forma de trazer de volta o público jovem para a rede social e vencer a estagnação e evasão que vem ocorrendo. 

 

Quais são os planos?

Em entrevista ao The Verge, Tom Alison detalhou um pouco melhor quais são os planos para o futuro Facebook. No topo do feed principal, a plataforma traria uma mistura de stories e reels – recomendados com base no novo algoritmo; abaixo viriam as postagens do Facebook e do Instagram também descobertas pelo novo mecanismo. 

A intenção é que toda a experiência se torne visual e repleta de vídeos, facilitando também a interação com amigos por meio da união com o Messenger. 

O que se extrai da entrevista com Alison e o The Verge é que a Meta percebeu que não bastava trazer a experiência de vídeos como o TikTok faz, eles também precisariam criar uma “For You” para conseguir uma competição com a gigante chinesa, e isso significa descobrir preferências e hábitos de visualização dos usuários com um feed que aprende com as atividades na rede social.

 


Essas mudanças não vêm de hoje

Vemos a abordagem da Meta mudar desde o início do sucesso do TikTok. As primeiras mudanças ocorreram no Instagram, que deixou de ser um aplicativo voltado a fotos, para voltar-se aos vídeos curtos. Contudo, a rede social ainda não foi capaz de conter a forte concorrência assim como já fizeram antes com o Snapchat, por exemplo, aplicando o modelo de stories.

Agora cabe a nós esperar e ver se o plano da Meta funcionará novamente. Conforme Tom Alison falou em sua entrevista, “estamos vendo uma corrida para ver se o Facebook se torna mais como o TikTok antes que o TikTok se torne mais como o Facebook”.

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.