Já pensou em gerar leads dentro do Facebook? Pois, em maio, a empresa anunciou uma série de novas ferramentas de anúncios e mensagens, e uma dessas ferramentas é o conteúdo restrito, que já está liberado para ser utilizado.
Essa é uma atualização grande e muito útil para os profissionais de Marketing, já que é uma facilitação para geração de novos leads.
O que é o conteúdo restrito?
De acordo com a Meta, a ideia é que as empresas possam oferecer conteúdo exclusivo e relevante para pessoas que preencherem o formulário dos anúncios de cadastro. Dessa forma, você não precisará redirecionar a pessoa para um site, tudo acontecerá dentro da plataforma.
Assim, o anunciante pode permitir que o Facebook hospede a “isca digital”, seja em PDF, JPEG ou PNG e, depois que o usuário preencher o formulário, ele poderá baixar imediatamente o arquivo, sem sair da plataforma.
(Imagem: Jon Loomer Digital)
Os leads serão gerenciados da mesma maneira que os anúncios de leads típicos do Facebook. Eles serão mantidos por até 90 dias e podem ser encontrados na sua Central de Leads. Você também pode usar software de terceiros que sincronize com seu CRM.
Por que eu devo me importar?
Em tudo há o lado bom e o lado ruim, e não é diferente com essa atualização.
As vantagens são que, com esse sistema, o usuário não precisará sair da plataforma, o que diminui o atrito e pode gerar mais conversões.
Além disso, é muito vantajoso para aqueles que não têm um site – ou um site eficaz. Até mesmo para marcas que têm pouco conhecimento técnico, já que tudo será feito dentro do próprio Facebook.
Dessa forma, o usuário não precisará criar página, mexer com e-mail etc. Torna-se mais rápido para rodar testes e até campanhas normais.
Mas também há as desvantagens, como o fato de, tecnicamente, o lead poder fornecer informações falsas. Como o arquivo é imediatamente desbloqueado no momento que o lead coloca as informações de contato, ele pode alterar as informações para e-mail e/ou telefone inválidos, já que não precisam ser válidos para receber o produto – como acontece no site.
Além disso, ao utilizar esse sistema nativo do Facebook, você fica limitado ao que eles liberarem, não terá controle sobre tudo como tem ao utilizar um site próprio.
Com os ônus e os bônus, ainda vale a pena utilizar a ferramenta e ver se funciona com a sua marca e com o seu público.
Como configurar o conteúdo restrito?
- Crie um anúncio de cadastro como faria normalmente.
- No nível anúncio, crie um novo formulário.
- Crie seu formulário normalmente. A diferença será na etapa final que terá “mensagem para lead”.
- Na guia terá um “Call to Action Button” e você pode deixar uma mensagem para o lead e selecionar “exibir arquivo”.
- Uma vez selecionado, você precisa fornecer o arquivo PDF, PNG ou JPEG e o texto do botão CTA.
- E pronto, está configurado!
Fonte: Jon Loomer