trending topics:

Fim das fotos e legendas? Instagram avança em testes para ficar semelhante ao TikTok

Os vídeos curtos ganham cada vez mais  destaque no aplicativo. Seria o fim do compartilhamento de fotos?

Desde 2021, estamos vendo várias tentativas do Instagram em se tornar o TikTok para voltar a liderar as métricas, já que os números mostram que o uso do Instagram está em declínio.

Dessa forma, no dia 16 de junho o Instagram lançou uma versão atualizada – ainda não disponível a todos – do seu feed principal em tela cheia, mostrando as postagens de forma expandida, sejam imagens estáticas, vídeos ou Reels – semelhante a quem? TikTok.

Os vídeos são exibidos em tela cheia na atualização (GIF: Instagram)

 

A Influência do TikTok

Essas atualizações são movidas pela influência contínua do TikTok que vai além do uso do aplicativo, já que ele vem influenciando jovens no comportamento, danças e gostos musicais. Dessa forma, várias plataformas estão interessadas em imitar essa influência, tendo em vista que é uma arma poderosa.

Até mesmo o CEO do Facebook, recentemente, por meio de uma entrevista, anunciou que estão analisando um jeito de a plataforma se aprofundar mais na tendência de vídeos curtos com o intuito de “se tornar o TikTok antes que o TikTok se torne o Facebook”.

 


A importância dos vídeos no Instagram

Por mais que Mark Zuckerberg tenha anunciado que as fotos ainda são uma parte importante no Instagram e que elas serão adaptadas ao novo formato, não é o que vemos acontecendo na prática.

Adam Mosseri, Diretor do Instagram, iniciou o ano anunciando que os vídeos seriam priorizados, já que o Instagram não era mais somente um aplicativo de compartilhamento de fotos.

Para completar, os Reels hoje representam mais de 20% do tempo que os usuários passam no instagram, e a tendência é que esse aumento continue acontecendo.

Essa atualização é o próximo passo nessa corrida contra o TikTok, a fim de mitigar o crescente domínio do aplicativo no meio digital.

Ela ainda não está disponível para todos os usuários, mas provavelmente todos a veremos em breve.

A tendência para as próximas integrações do aplicativo será para fincar muito mais o formato de vídeo para criadores e marcas. Logo, se você ainda não está criando conteúdo em formato de vídeos curtos, talvez seja a hora de começar ou correrá o risco de ficar para trás.

 

Fontes: TechCrunch; Social Media Today; The Verge

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

Mais lidas!

MESTRES & EXPERTS

A opinião e análise de quem faz resultado no mundo digital.

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Carta de Warren Buffet escrita em 1972 mostra que ele é um p*ta marketeiro

No documento de 50 anos atrás, Buffet dá dicas de storytelling, posicionamento e vendas (que servem até hoje!)

Caixinha de perguntas

Use a caixinha de perguntas como forma de guiar a sua copy

Já pensou que sua caixinha de pergunta pode melhorar sua copy, sua visão de persona e suas vendas? Veja como utilizar da melhor forma

Meta lança novas atualizações para Advantage+ e anúncios do Shopping

A Meta anunciou novas atualizações de anúncios, focadas principalmente em varejistas e quem usa suas campanhas automatizadas Advantage+

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.