Desde 2021, estamos vendo várias tentativas do Instagram em se tornar o TikTok para voltar a liderar as métricas, já que os números mostram que o uso do Instagram está em declínio.
Dessa forma, no dia 16 de junho o Instagram lançou uma versão atualizada – ainda não disponível a todos – do seu feed principal em tela cheia, mostrando as postagens de forma expandida, sejam imagens estáticas, vídeos ou Reels – semelhante a quem? TikTok.
Os vídeos são exibidos em tela cheia na atualização (GIF: Instagram)
A Influência do TikTok
Essas atualizações são movidas pela influência contínua do TikTok que vai além do uso do aplicativo, já que ele vem influenciando jovens no comportamento, danças e gostos musicais. Dessa forma, várias plataformas estão interessadas em imitar essa influência, tendo em vista que é uma arma poderosa.
Até mesmo o CEO do Facebook, recentemente, por meio de uma entrevista, anunciou que estão analisando um jeito de a plataforma se aprofundar mais na tendência de vídeos curtos com o intuito de “se tornar o TikTok antes que o TikTok se torne o Facebook”.
A importância dos vídeos no Instagram
Por mais que Mark Zuckerberg tenha anunciado que as fotos ainda são uma parte importante no Instagram e que elas serão adaptadas ao novo formato, não é o que vemos acontecendo na prática.
Adam Mosseri, Diretor do Instagram, iniciou o ano anunciando que os vídeos seriam priorizados, já que o Instagram não era mais somente um aplicativo de compartilhamento de fotos.
Para completar, os Reels hoje representam mais de 20% do tempo que os usuários passam no instagram, e a tendência é que esse aumento continue acontecendo.
Essa atualização é o próximo passo nessa corrida contra o TikTok, a fim de mitigar o crescente domínio do aplicativo no meio digital.
Ela ainda não está disponível para todos os usuários, mas provavelmente todos a veremos em breve.
A tendência para as próximas integrações do aplicativo será para fincar muito mais o formato de vídeo para criadores e marcas. Logo, se você ainda não está criando conteúdo em formato de vídeos curtos, talvez seja a hora de começar ou correrá o risco de ficar para trás.
Fontes: TechCrunch; Social Media Today; The Verge