O Google divulgou uma mudança significativa para anunciantes que utilizam o Google Analytics 4 (GA4) e o Google Ads.
A partir do dia 31 de março de 2023, o Google Ads passará a utilizar exclusivamente as configurações de janela de conversão do GA4.
Isso significa que anunciantes não poderão mais configurar janelas de conversão independentemente. A janela de conversão é o período posterior a uma interação com o anúncio (como um clique ou visualização de vídeo), no qual uma conversão é registrada.
Como funcionará a mudança?
Atualmente, as configurações de janela de conversão no Google Ads e no GA4 podem ser definidas de forma independente, resultando em discrepâncias nos relatórios de desempenho entre as duas plataformas.
Para resolver esse problema, o Google realizará uma atualização automática das configurações de janela de conversão para conversões importadas do GA4 no Google Ads, assegurando a consistência dos relatórios.
A empresa já está enviando notificações por e-mail aos anunciantes sobre essa mudança.
Se sua conta contiver conversões com configurações de janela de conversão inconsistentes entre o GA4 e o Google Ads, você poderá receber um e-mail semelhante a este:
Another change in unifying GA4 and Google Ads. Google is removing the ability to have independently configured conversion windows. After March 31, GA4 conversions in Google Ads will solely use the GA4 settings.
GA4 allows you to select 30, 60, or 90-day conversion windows. pic.twitter.com/kgjj661dMS
— Charles Farina (@CharlesFarina) March 9, 2023
O e-mail diz:
Atualizaremos automaticamente suas configurações de janela de conversão para conversões importadas do Google Analytics 4 (GA4) no Google Ads para corresponder às configurações de janela de conversão no GA4 […]
Em 31 de março de 2023, atualizaremos automaticamente sua configuração de janela de conversão no Google Ads para corresponder à configuração de janela de conversão no GA4 […]
Depois de 31 de março de 2023, as alterações na configuração da janela de conversão poderão ser feitas na interface do usuário do GA4.
Embora essa atualização contribua para reduzir a confusão, alguns anunciantes podem necessitar de mais flexibilidade.
Anteriormente, o Google Ads permitia que os anunciantes selecionassem janelas de conversão com duração de um a 90 dias.
No entanto, os anunciantes que precisarem de configurações diferentes poderão desativar essa mudança, contatando o suporte do Google.
Fonte: Search Engine Land