Gary Illyes, do Google, explica a queda repentina nas classificações de palavras-chave

Analista do Google fala por que sites somem do Google e ensina a investigar as causas das quedas de palavras-chave nas buscas

Na última edição do SEO Office Hours do Google, o analista Gary Illyes abordou uma preocupação levantada pelo proprietário de um site em relação ao desaparecimento de seu site dos resultados de pesquisa para uma palavra-chave específica.

Apesar de estar em primeiro lugar anteriormente, o proprietário do site não conseguia mais encontrar seu site, mesmo que a página ainda estivesse indexada.

Illyes garantiu a ele que é incomum um site perder sua classificação para uma palavra-chave.

Na maioria dos casos, disse ele, os concorrentes superaram o site.

É realmente incomum que você perca completamente a classificação por apenas uma palavra-chave. Normalmente, você só é superado por outra pessoa nos resultados de pesquisa se realmente desaparecer para essa palavra-chave específica.

Aqui estão mais informações de Illyes sobre como investigar quedas de classificação.

 

Investigando problemas de classificação de palavras-chave

Para determinar se a queda na classificação foi um incidente isolado ou parte de uma tendência mais ampla, Illyes sugere verificar se o problema está ocorrendo globalmente.

Para isso, ele recomenda pedir a amigos que moram em outras localidades que pesquisem a palavra-chave e vejam se encontram seu site.

Os resultados da pesquisa podem ser influenciados pela localização e pelo histórico de pesquisa de um usuário.

Se o desaparecimento de um site para uma palavra-chave específica for limitado a uma determinada região ou usuários individuais, pode ser devido a fatores de personalização ou segmentação geográfica.

Illyes afirma:

Primeiro, eu verificaria se esse é o caso globalmente. Peça a alguns amigos remotos para pesquisar essa palavra-chave e relatar. Se eles virem seu site, é apenas uma ‘falha na matriz’.

Você pode fazer o mesmo por conta própria usando uma rede privada virtual (VPN) para mudar sua localização e simular buscas de diferentes países.

Isso permitirá que você veja se a classificação do seu site é consistente em vários locais.

Se o seu site estiver consistentemente ausente das pesquisas de teste, você poderá ter um problema mais significativo.

Illyes continua:

Se eles não [encontrarem seu site nos resultados de pesquisa], em seguida, eu revisaria minhas ações anteriores para ver se fiz algo que possa ter causado isso. Mudei minha estrutura de links internos ou layout de página ou adquiri mais links ou se eu usar a ferramenta de rejeição e assim por diante, cada um deles pode ter algum efeito na classificação. Então passar por eles provavelmente vai ajudar.

Acrescentando ao conselho do analista, há outras razões pelas quais um site pode desaparecer dos resultados de pesquisa para uma palavra-chave individual.

 

Algumas das causas potenciais

Algumas das causas potenciais incluem o seguinte:

  • Maior concorrência: seus concorrentes podem ter melhorado seu conteúdo ou implementado melhores estratégias de SEO, levando-os a superar seu site para a palavra-chave segmentada.
  • Problemas técnicos: problemas de rastreamento ou indexação podem fazer com que seu site desapareça dos resultados de pesquisa. Isso pode ocorrer devido a problemas com o arquivo robots.txt, mapa do site, estrutura do site ou problemas como links quebrados, conteúdo duplicado ou tempos de carregamento de página lentos.
  • Alterações no perfil do link: uma perda ou ganho repentino de backlinks pode afetar a classificação do seu site. Isso pode ocorrer devido a links de sites de baixa qualidade ou com spam, uma ação manual realizada pelo Google ou a perda de links de alta qualidade.

Em resumo, se o seu site desaparecer dos resultados de pesquisa do Google para uma palavra-chave específica, é importante verificar se há falhas e investigar outros problemas que possam estar afetando sua classificação.

Para os profissionais de marketing, a compreensão desses possíveis problemas pode ajudá-los a otimizar seus sites e melhorar suas estratégias de SEO, garantindo que seus sites apareçam nos resultados de pesquisa relevantes para sua marca.

Para obter mais informações da equipe de relações de pesquisa do Google, ouça o episódio completo:

YouTube video

Fonte: Search Engine Journal

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Gemini no Performance Max do Google

Google está adicionando Gemini às campanhas Performance Max

Google anunciou está adicionando seu modelo de linguagem IA Gemini às campanhas Performance Max, para ajudar a criar campanhas mais eficazes

marketplace de criadores instagram

Um portfólio digital para criadores: Instagram traz marketplace de criadores para o Brasil

O novo recurso do Instagram que promete ser um portfólio digital para influenciadores chega ao Brasil e a outros sete países

5 métricas de marketing de influência que você precisa conhecer

Ao acompanhar essas métricas, você pode identificar influenciadores para refinar continuamente sua abordagem para obter melhores resultados

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.