Se você tentou entrar no Google Ads nesta segunda-feira (23/01) e não conseguiu, o problema não está na sua internet.
A plataforma realmente ficou fora do ar por algumas horas apresentou mensagem de “erro 500”, que solicitava que o usuário tentasse acessar novamente mais tarde.
O problema aconteceu em vários países, já que é possível encontrar reclamações em vários idiomas nas redes sociais.
A página de status do Google Ads apresenta a marcação de falha temporária do serviço (um X vermelho), confirmando a existência dos erros.
O que está o que aconteceu?
Dados do Downdetector, plataforma que monitora o status de serviços online, indicam que as instabilidades começaram por volta de 10h45 (horário de Brasília). Também houve um pico de notificações sobre o problema, indicando que estava ocorrendo o “erro 500”.
Por volta do meio dia, o Google confirmou a queda, e disse que estava investigando o que ocorreu.
Por volta das 14h desta segunda o site parou de apresentar “erro 500”, mas continuou com instabilidades, apresentando demora para entrar no dashboard e algumas falhas, como mensagem de erro e bug no menu de acesso.
Mensagem de erro apresentada pelo Google Ads nesta segunda-feira.
Reclamações no Twitter
As reclamações feitas pelos profissionais de marketing digital na rede do passarinho foi o que deu ainda mais visibilidade ao problema.
Os usuários utilizaram a plataforma para denunciar a falha e também para confirmar se ela estava acontecendo com todo mundo.
As reclamações ocorreram em vários idiomas, o que mostra que o problema não afetou somente os brasileiros, mas os anunciantes de todo o mundo.
Cómo se supone que voy a trabajar si Google Ads se cayó??? pic.twitter.com/nhfwGysbFp
— Ari Jarquín💜 (@arijp_) January 23, 2023
Odd that Google Ads is down the Monday after they lay off 10,000 people, amiright? 🙈 pic.twitter.com/0DXhZJyJuu
— Kaylee Edmondson ✌️ (@kaylee_edmo) January 23, 2023
google ads acordou assim hj mores
em plena segunda
com 12k funcionários demitidos pic.twitter.com/HOTR1TS6Cv— bru (@beeshopzinha) January 23, 2023
Os usuários desconfiam que a falha tenha a ver com a demissão de mais de 12 mil funcionários que a Alphabet, dona do Google, realizou nos últimos dias.
Até a última edição deste post, às 18:00 do dia 23/01, O Google ainda não tinha confirmado a solução final do problema. Em seu último pronuciamento pelo Twitter, a plataforma disse que em breve darão mais informações e orientaram os usuários a continuar verificando o Twitter ou o painel de status dos anúncios para obter mais atualizações.