O Google Analytics lançou uma nova funcionalidade que permite aos usuários criar grupos de canais personalizados, partindo do zero ou baseando-se no grupo de canais padrão do Google.
Com essa nova possibilidade, você pode personalizar seus canais de acordo com as necessidades específicas da sua empresa.
O novo recurso proporciona flexibilidade para renomear os canais, ajustar os critérios para cada um deles e incluir ou excluir canais, a fim de obter perspectivas mais amplas ou focadas sobre os dados do seu canal.
Como funcionam os grupos de canais personalizados?
Um grupo de canais é composto por vários canais que funcionam como classificações baseadas em regras para as fontes de tráfego do seu site.
O Google Analytics oferece um grupo de canais padrão, que já vem com canais pré-definidos.
Esses grupos personalizados podem ser usados em relatórios que já suportam o grupo de canais padrão como dimensão principal, como os relatórios de Aquisição. Eles podem ser aplicados como dimensões primárias ou secundárias.
Além disso, esses grupos podem ser usados como dimensões em relatórios personalizados, explorações de dados e na construção de condições para segmentos de público.
Com essa funcionalidade, você pode obter uma visão mais precisa e personalizada sobre os dados de tráfego do seu site.
Como usar os grupos personalizados do Google Analytics?
De acordo com o Google, você pode criar um grupo de canais para categorizar seus dados de origem de tráfego de qualquer maneira que atenda às suas necessidades de relatórios.
Digamos que sua empresa, example.com, esteja realizando uma campanha de verão para roupas de praia e seu grupo seja responsável por monitorar os dados da campanha que se concentra na exposição na mídia social.
- Você cria um novo grupo de canais Summer Swim Social Media.
- Você mantém o canal Social pago existente para capturar todos os dados de origem de tráfego relacionados a anúncios de mídia social.
- Você cria novos canais regionais para cada uma das páginas de mercado do Facebook que cria para conteúdo localizado (por exemplo, Côte d’Azur, Ligúria, etc.)
Você pode configurar cada um de seus novos canais regionais da seguinte maneira:
- Nome do canal: Cote d’Azur
- O nome da campanha corresponde exatamente a (=) Summer Swim
- A fonte corresponde exatamente a (=) facebook.com/ExampleCotedAzur
- Nome do canal: Ligúria
- O nome da campanha corresponde exatamente a (=) Summer Swim
- Fonte corresponde exatamente (=) facebook.com/ExampleLiguria
Para ver os dados associados ao seu novo grupo de canais, use os relatórios Aquisição > Aquisição de usuários e Aquisição > Aquisição de tráfego e use seu novo grupo de canais como a dimensão principal ou secundária do relatório.
Cada um dos canais em seu grupo é um valor de dimensão e aparece como uma linha separada no relatório, por exemplo:
- redes sociais pagas
- Riviera Francesa
- Ligúria
Cada linha contém dados como número de novos usuários, taxa de engajamento e conversões associadas ao canal.
Para obter mais instruções sobre como criar e editar grupos de canais, acesse o documento de ajuda do Google.
Por que eu devo me importar?
Os grupos de canais personalizados permitem uma análise de dados mais eficiente e precisa, o que pode levar a decisões mais informadas em relação à segmentação, alocação de orçamento e ajustes de campanha.
Com essa funcionalidade, é possível identificar tendências e padrões no comportamento do usuário, bem como avaliar a eficácia de canais e campanhas de marketing.
Isso ajuda a otimizar o desempenho das campanhas e alcançar públicos mais relevantes e com maior potencial de conversão.
Fonte: Search Engine Land