Google atualiza design de pesquisa em desktop com novos nomes de sites e favicons

Design lançado ano passado para resultados de pesquisa em dispositivos móveis agora disponível para pesquisa em computadores

O Google anunciou recentemente a atualização de nomes de sites, favicons e rótulos patrocinados na pesquisa de desktop, após já ter lançado essas mudanças na pesquisa móvel em outubro do ano passado.

A nova versão para desktop foi testada desde novembro de 2021 e agora está oficialmente disponível tanto na pesquisa para desktop quanto para celular.

Essas atualizações visuais têm como objetivo melhorar a experiência do usuário e tornar mais fácil a identificação de sites confiáveis e anúncios patrocinados nos resultados de busca do Google.

 

Como ficou o novo design?

Aqui está uma captura de tela do novo nome do site e do favicon atualizado na pesquisa na área de trabalho – observe que a interface antiga tinha apenas o URL, não o nome do site ou o favicon:

Agora o rótulo “patrocinado” substitui o que antes era o rótulo “anúncio”:

 

Controlando nomes de sites

O Google havia explicado que a Pesquisa do Google usa várias maneiras de identificar o nome do site para o resultado da pesquisa.

No entanto, se desejar, você pode usar dados estruturados em sua página inicial para comunicar ao Google qual deve ser o nome do seu site.

A empresa tem documentação específica sobre os novos dados estruturados do nome do site disponíveis aqui.

 

Atualizando o favicon

O Google também recomendou revisitar a documentação dos favicons para obter as práticas recomendadas mais recentes.

Também foi sugerido que você forneça um ícone com pelo menos 48 pixels e siga as diretrizes de favicon existentes.

 

Anúncios

Isso também é implementado nos anúncios de pesquisa do Google no computador, de modo que o tamanho do nome do site, os favicons e também o rótulo do anúncio serão mais proeminentes na pesquisa para celular.

Na verdade, o Google lançou o  rótulo “Patrocinado” na pesquisa móvel em outubro passado e hoje no computador, substituindo oficialmente o rótulo “Anúncios”.

 


Por que foi feita a mudança?

A atualização dos nomes de sites, favicons e rótulos patrocinados na pesquisa do Google para desktop e móvel, tem como objetivo principal ajudar os usuários a encontrar informações mais relevantes e confiáveis na web.

Em outubro passado, o Google afirmou que a diferença seria oferecer “ainda mais informações sobre os sites que você vê, para que você possa se sentir confiante sobre os sites que visita“.

Com as mudanças implementadas, os usuários poderão identificar facilmente quais resultados de pesquisa são patrocinados e quais não são, além de ter uma visão mais clara sobre o conteúdo dos sites antes de clicar no link.

Isso deve ajudar a reduzir o número de cliques acidentais em sites de spam ou maliciosos, melhorando a segurança do usuário na web.

Além disso, os novos nomes de sites e favicons ajudarão a destacar sites mais relevantes e conhecidos, facilitando a identificação e o reconhecimento de marcas pelos usuários.

 

Porque eu devo me importar?

Com as mudanças recentes na Pesquisa do Google e no design dos resultados da pesquisa, é possível que os usuários comecem a clicar de forma diferente nos links apresentados.

Para garantir que seu site continue recebendo um número adequado de cliques, é importante monitorar sua taxa de cliques no Google Search Console e fazer ajustes no nome do seu site e/ou favicon, se necessário.

Embora essa atualização tenha sido lançada para dispositivos móveis há alguns meses, ainda há a possibilidade de que ela afete a pesquisa em computadores de maneira diferente.

Portanto, é essencial prestar atenção em como essas mudanças estão afetando seu site em todas as plataformas e fazer ajustes conforme necessário para melhorar a taxa de cliques e a visibilidade do seu site nos resultados da pesquisa do Google.

Fonte: Search Engine Land

Quer saber de tudo, antes de todos?

Receba as principais notícias e atualizações sobre redes sociais, ads e marketing digital resumidas no seu e-mail!

Isso pode te interessar:

OPINE:

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

CEO do ano! Mesmo com reviravoltas, Sam Altman, da OpenAI, é eleito CEO de 2023

Após ser demitido e recontratado pela OpenAI, Sam Altman é eleito o CEO do ano pela revista americana Time

Meta AI

Meta anuncia uma série de novos recursos de IA generativa para ajudar criadores, confira

Entre lançamentos e testes, a Meta anuncia mais de 20 novas maneiras, baseadas em IA, capazes de melhorar a experiência em seus aplicativos

whats next 2024, trend report tiktok

TikTok compartilha quais serão as tendências de 2024

O TikTok compartilhou seu relatório "What's Next 2024", com as principais tendências da plataforma e notas para profissionais de marketing

Aqui você encontra as principais notícias sobre Marketing Digital e atualizações sobre o mundo das Redes Sociais, Ads, Infoprodutos, Vendas Online.